terça-feira, 21 de julho de 2015

Boletim Informativo, 16 de julho de 2015



ESPERANÇA PARA OS HOMOSSEXUAIS

John MacArthur

            Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6.9–11).
            Tais fostes alguns de vós. A igreja de Corinto, como as igrejas de hoje, tinha ex-fornicadores, ex-adúlteros, ex-ladrões, e assim por diante. Embora muitos cristãos nunca foram culpados dos pecados particulares listados, todo cristão era impuro antes de ter sido salvo. Todo cristão é um ex-pecador. Cristo veio para o propósito de salvar pecadores (Mt 9.13). Essa é a grande verdade do cristianismo: nenhuma pessoa pecou de maneira tão profunda ou prolongada que não possa ser salva. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5.20). Mas alguns tinham deixado de ser assim por um tempo, e estavam voltando ao seu antigo comportamento.
Paulo usa mas (alla, a mais forte partícula adversativa grega) três vezes para indicar o contraste da vida cristã com a vida mundana que ele tinha acabado de descrever. Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificado. Não fazia diferença o que eles eram antes de serem salvos. Deus pode salvar um pecador de qualquer e todo pecado. Mas faz uma grande diferença o que um crente é após a salvação. Ele deve viver uma vida que corresponda à sua limpeza, sua santificação e sua justificação. Sua vida cristã deve ser pura, santa e justa. A nova vida produz e requer um novo tipo de vida.
            Lavados fala de nova vida, de regeneração. Jesus “nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3.5). Regeneração é a obra de recriação de Deus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17). “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus” (Ef 2.10). Quando uma pessoa é lavada por Cristo, ela nasce de novo (João 3.3-8).
            Santificados fala de novo comportamento. Ser santificado é ser feito santo interiormente e ser capaz, no poder do Espírito, de viver exteriormente uma vida justa. Antes da pessoa ser salva ela não tem nenhuma natureza santa e nenhuma capacidade de viver de maneira santa. Mas em Cristo recebemos uma nova natureza e podemos viver o novo tipo de vida. O domínio total do pecado é destruído e substituído por uma vida de santidade. Mediante a sua pecaminosidade carnal os coríntios estavam interrompendo essa obra divina.
            Justificados fala de uma nova posição perante Deus. Em Cristo somos vestidos de Sua justiça e Deus vê em nós agora a justiça do Seu Filho, e não o nosso pecado. A justiça de Cristo é creditava em nossa conta (Rm 4.22–25). Somos declarados e, na nova natureza, feitos justos, santos, inocentes e sem culpa, pois Deus é “justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.26).
Os crentes de Corinto tinham experimentado uma transformação em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. O nome de Deus representa a sua vontade, o seu poder e a sua obra. Por causa da submissão voluntária de Cristo à vontade do Pai, sua morte na cruz em nosso favor, e sua ressurreição dentre os mortos, ele fez provisão para a nossa lavagem, santificação e justificação.

Fonte: Sítio Grace to You





Avisos

Celebração da Ceia do Senhor
Durante a escola dominical a ceia será celebrada na Congregação da Matinha e às 18:00 horas na Congregação Manancial.

Secretaria da Igreja
Em função das férias da nossa secretária e de alguns obreiros não haverá expediente normal na secretaria. Os irmãos que precisarem de algo deverão se reportar ao Pastor Everton ou ao Pb. Clésio.

Conferência Missionária
Louvamos a Deus pela cooperação de cada irmão para a realização da nossa XI Conferência Missionária. Que Deus abençoe a todos!

Estudo Bíblico
Os nossos estudos bíblicos nas próximas semanas estará sob a direção do Rev. Everton César. Participe com alegria!

Reunião de Oração
Toda terça-feira continuamos nos reunindo para orar. Separe esse dia na sua agenda e se junte aos irmãos em oração no templo. Nossas reuniões são sempre às 19:30 horas.

ANIVERSARIANTES

19/07
João Batista
Alto da Estação

20/07
Ronaldo Manoel de Araujo
Alto da Estação

20/07
Maria Aparecida rosa
Central

21/07
Éclair Martins dos Reis
Central
3831-4620
21/07
Everson Esteves da Silva
Manancial
3831-7402
22/07
Gracina Maria de Aquino
Central

22/07
Benedita Pereira da Silva
Alto da Estação
9116-7448
23/07
Isadora Vieira de Oliveira
Filadélfia
3517-7359
23/07
Dorivaldo Sebastião Horácio
Filadélfia

24/07
Letícia Cristina S. dos Santos
Alto da Estação

24/07
Telma Chagas Pereira
Filadélfia
3832-4354
25/07
Eliezer Araujo
Central



Reunião da Junta Diaconal
Próximo domingo, dia 26/07 teremos nossa reunião na sala da Junta Diaconal, logo após a EBD. Contamos com todos os diáconos (inclusive os irmãos recém-eleitos Leonardo do Alto da Estação e Thiago da Matinha).


Fórum

Rev. Everton César

Pergunta: "Como posso vencer o pecado em minha vida cristã?" (Parte 1)

            Resposta: A Bíblia apresenta vários recursos diferentes para nos ajudar em nossos esforços para vencer o pecado. Nesta vida, nunca seremos perfeitamente vitoriosos sobre o pecado (1Jo 1:8), mas esse ainda deve ser o nosso objetivo. Com a ajuda de Deus, e ao seguir os princípios da Sua Palavra, podemos progressivamente vencer o pecado e nos tornar mais e mais como Cristo.
            O primeiro recurso que a Bíblia menciona em nosso esforço para vencer o pecado é o Espírito Santo. Deus nos deu o Espírito Santo para que possamos ser vitoriosos na vida cristã. Deus contrasta os feitos da carne com o fruto do Espírito em Gl 5:16-25. Nessa passagem, somos chamados a andar no Espírito. Todos os crentes já possuem o Espírito Santo, mas esta passagem nos diz que precisamos andar no Espírito, cedendo ao Seu controle. Isto significa escolher consistentemente seguir a direção do Espírito Santo em nossas vidas ao invés de seguir a carne.
            A diferença que o Espírito Santo pode fazer é demonstrada na vida de Pedro, o qual, antes de ser cheio do Espírito Santo, negou Jesus três vezes -- e isso depois de dizer que seguiria a Cristo até a morte. Depois de ser cheio do Espírito, ele falou abertamente e fortemente com os judeus no Pentecostes.
            Andamos no Espírito quando tentamos não apagar a Sua direção (como mencionado em 1Ts 5:19) e ao invés disso buscamos estar cheios do Espírito (Ef 5:18-21). Como se pode ser cheio do Espírito Santo? Em primeiro lugar, é escolha de Deus assim como era no Antigo Testamento. Ele selecionou indivíduos para realizar uma obra que queria que fosse cumprida e encheu-os com o Seu Espírito (Gn 41:38; Êx 31:3; Nm 24:2; 1Sm 10:10). Há evidências em Ef 5:18-21 e Cl 3:16 de que Deus escolhe encher aqueles que se abastecem com a Palavra de Deus. Isso nos leva ao segundo recurso.
            A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que Deus nos deu a Sua Palavra para nos equipar para toda boa obra (2Tm 3:16-17). Ela nos ensina a como viver e em que acreditar, revela quando escolhemos caminhos errados, ajuda-nos a voltar ao caminho certo e a permanecer neste caminho. Hb 4:12 nos diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz, capaz de penetrar em nossos corações para erradicar e superar os pecados mais profundos do coração e da atitude. O salmista fala sobre o poder transformador da Palavra de Deus em Sl 119. Josué disse que a chave do sucesso para vencer seus inimigos era não se esquecer deste recurso, mas meditar nela dia e noite e obedecê-la. Isto ele fez, mesmo quando o que Deus ordenou não fazia sentido (como uma estratégia militar), e esta foi a chave para a sua vitória em suas batalhas pela Terra Prometida.
            A Bíblia é um recurso que muitas vezes não levamos a sério. Damos prova disso ao levarmos nossas Bíblias para a igreja ou ao lermos um devocional diário ou um capítulo por dia, mas falhamos em memorizá-la, meditar nela ou em aplicá-la em nossas vidas; falhamos em confessar os pecados que ela revela ou em louvar a Deus pelos Seus dons. Quando se trata da Bíblia, muitas vezes somos ou anoréxicos ou bulímicos. Ou ingerimos apenas o suficiente da Palavra de Deus para manter-nos vivos espiritualmente (mas nunca ingerindo o suficiente para sermos cristãos saudáveis e prósperos), ou nos alimentamos frequentemente sem nunca suficientemente meditarmos nela para conseguir nutrição espiritual.
            É importante, se você ainda não tiver o hábito de diariamente estudar e memorizar a Palavra de Deus, que você comece a fazê-lo. Alguns acham que é útil começar um diário. Crie o hábito de não deixar a Palavra até que tenha escrito algo que aprendeu. Alguns registram orações para Deus, pedindo-Lhe que os ajude a mudar nas áreas sobre as quais Ele falou aos seus corações. A Bíblia é a ferramenta que o Espírito usa em nossas vidas (Ef 6:17), uma parte essencial e importante da armadura que Deus nos dá para lutarmos em nossas batalhas espirituais (Ef 6:12-18). [continua]

ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Everton César na Igreja Central

Texto: Mateus 28.16-20

            É boa coisa toda igreja pausar e refletir, de tempo em tempo, sobre a Grande Comissão, e se perguntar se estamos realmente obedecendo ao que fomos comissionados. Quando assim fazemos, podemos ficar surpresos. Podemos nos surpreender com o que é a Grande Comissão. Precisamos, de modo proposital, ouvir a Grande Comissão novamente, porque se fizermos, podemos encontrar algumas coisas nela que não compreendemos, mas que sempre estiveram lá. Na realidade, vou propor que pensemos hoje que a grande comissão nos pede para fazer alguma coisa que não podemos fazer.
            Normalmente, pensamos na Grande Comissão como um grande desafio, um desafio amedrontador, mas que no final das contas, é algo realizável. Mas, vou sugerir que a Grande Comissão nos pede algo que não podemos fazer, e, assim, requerendo de nós sermos tanto fieis como completamente dependentes de Deus para fazer a obra que conduz à salvação de todas as nações.
            Hoje, quando olharmos para a Grande Comissão, quero que olhemos especialmente para as bases dela, que são os encorajamentos que Jesus nos deu para pensarmos que podemos nos responsabilizar por esta audaciosa tarefa; e então, em segundo lugar, olhar para o trabalho que nos foi dado. Quero ainda olhar, fundamentalmente, para qual é a meta da Grande Comissão, e então olhar para o como Jesus quer que a realizemos. Que Deus nos ajude! Oremos!

1.      A Palavra comissão, em português, tem a ideia de: atribuição de uma função, de um encargo. Conjunto de pessoas designadas, por uma autoridade, para uma função. Para o que, afinal de contas, fomos comissionados?

2.      Qual a importância da afirmação de Cristo, após sua Ressurreição, para a vida cristã, especialmente, quando comissionados para levar a Salvação ao mundo: “Toda Autoridade me foi dado nos céus e na terra? (v. 18)
3.      O que envolve “fazer discípulos” e “batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?” (v.19)  

4.      Será que, por nós mesmos, somos capazes de tamanhos feitos: fazer discípulos e, ainda, ensiná-los a viver pela Vontade de Deus? Fundamente sua resposta, seja esta ‘Sim’ ou ‘Não’.

5.      Pense, fale e aplique na vida e na grande comissão, o poder e a força por trás do: “e eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Boletim Iformativo, 12 de julho de 2015


CONHECENDO UM POUCO DO SENEGAL


  • Capital: Dakar
  • População: 12.860.217 (2008).
  • Grupos étnicos: ulofes (43,3%), fulanis (23,8%), sereres (14,7%), diolas (3,7%), mandingas (3%), outros (11,4%).
  • Principais grupos religiosos: muçulmanos (94%), cristãos (5%), crenças tradicionais (1%).
  • Línguas: francês, wolof, fulani, serere, diola
  • Alfabetização: 39,3% (2002).

            Localizado no continente africano,  o Senegal ocupa uma área de aproximadamente 196,7 mil quilômetros quadrados. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Mauritânia, a leste com Mali, a sudeste com a Guiné e a sudoeste com Guiné-Bissau, além da Gâmbia, que está totalmente inserida no território senegalês.
            A população do Senegal é composta por cerca de 12,8 milhões de habitantes, sendo que a maioria (57,6%) reside em áreas rurais. Dacar, capital nacional, é a cidade mais populosa do país, com 2,8 milhões de pessoas. A religião com o maior número de adeptos é o islamismo, praticado de uma forma peculiar, com base nos ensinamentos do asceta Amadou Bamba.
Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.
            A economia senegalesa é pouco desenvolvida. Os principais produtos de exportação são o fosfato, o amendoim e o pescado. O valor histórico-cultural de algumas cidades do Senegal e as belezas naturais, com destaque para as savanas e as reservas de animais selvagens, têm alavancado o turismo, que passou a ser uma importante fonte de receitas financeiras.

            Ore pelo Senegal, pelo despertamento de novas vocações missionárias e pela vida e ministério do Rev. José Dilson, sua esposa Marli e seus filhos.



Avisos

Sejam Bem Vindos!
Saudamos os nossos irmãos queridos Rev. José Dilson e sua esposa Marli (missionários no Senegal), pregadores de nossa Conferência Missionária. Nossa igreja os recebe na graça e na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e ora para que o Senhor da Seara continue usando os irmãos para honra e glória do Seu Excelso Nome.

Escola Dominical e Culto
Nossa Escola Dominical e nosso culto estão voltando para a temática de Missões. Convide seus amigos para participarem conosco deste momento de despertamento e envolvimento missionário.

Estudo Bíblico na Central
Esse mês os estudos estão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan. Venha participar de nossos estudos bíblicos semanais.

FORMATURA – TURMA DE MEDICINA DA UFU 2015
Parabenizamos nosso irmão Luís Paulo pela conclusão do seu curso de Medicina na UFU. Rogamos ao médico dos médicos, Jesus Cristo, que inspire nosso irmão no exercício do seu ministério médico. A colação de grau será na próxima sexta-feira em Uberlândia, conforme convite dirigido à igreja.

PROJETO ANA
Na próxima terça-feira teremos a reunião de oração do Projeto Ana – Tempo de orar pela família! Venha participar desse momento especial de intercessão pelos nossos lares. Nossa reunião será ás 19:30 horas.

ANIVERSARIANTES

13/07
Fabio da Silva Faustino
Alto da Estação

14/07
Gabriel Augusto dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
16/07
Cleonice Virtude Torres de Sousa
Manancial

18/07
José Antonio Pereira
Matinha
8879-9784
18/07
Andreia Mirelis Silva Barbosa
Filadélfia
8811-4165


Enlace Matrimonial
No próximo sábado as 18:00h teremos o enlace matrimonial da Ana Paula (filha Pr.Gilvanio e Eude) e Helder. Toda Igreja está convidada.




Fórum

Rev. Everton César

JESUS VOLTARÁ EM PODER E GLÓRIA

            Só pode voltar quem já veio.
            A primeira vinda do Rei Jesus foi a maior demonstração de amor da história. Nosso Senhor veio como servo para nos ensinar, e para nos salvar. Seu ministério nos orienta a vivermos o evangelho de forma plena, aprendendo o valor do amor, do perdão, do cuidado e somos lançados diante do maior desafio da história: TRANSFORMAR O MUNDO. Sua morte nos revela o seu imenso amor. Amor incalculável, amor incomparável. Jesus vai para a cruz para pagar por algo que Ele não fez, mas que somente Ele podia pagar. Doou Seu sangue. Sangue de Jesus, símbolo de amor e de perdão. Sua ressurreição revela a Sua divindade, o seu poder sobre a morte, sobre o inferno e na Sua ascensão vem uma declaração que ecoa por todos os ÚLTIMOS DIAS: Ele voltará.

Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem.... e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.30).

Com relação à Parousia ou Segunda Vinda de Cristo podemos dizer:


1) DATA DA SEGUNDA VINDA: Não se sabe a data e todas as tentativas do homem em descobrir esta data estão fadadas ao fracasso. Virá como um ladrão e pegará a todos de surpresa. Por isto temos que estar sempre alertas, atentos e preparados para este momento.

2) SERÁ UMA VINDA PESSOAL: “Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir”. (At 1.11). Jesus os estava deixando e Jesus voltará.

3) SERÁ UMA VINDA VISÍVEL: Vários textos indicam isto; Mt 24.30, Mt 26.64; Mc 13.26, Lc 21.27, At 1.11, Cl 3.4, Tt 2.13, Hb 9.28, Ap 1.7.

4) SERÁ UMA VINDA GLORIOSA E TRIUNFAL: A segunda vinda de Cristo, ainda que pessoal e visível, será muito diferente de Sua primeira vinda. Ele não voltará no corpo de Sua humilhação, mas num corpo glorificado e com vestes reais, Hb 9.28. As nuvens do céu serão a Sua carruagem, Mt 24.30, os anjos o seu corpo da guarda, 2Ts. 1.7, os arcanjos os seus arautos, 1 Ts 4:16, e os anjos de Deus serão o seu glorioso séquito, 1 Ts 3:13; 2 Ts 1:10. Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, triunfante sobre todas as forças do mal, havendo posto todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés, 1 Co 15:25; Ap 19:11-16. (Teologia Sistemática: Louis Berkhof) Algo único, inigualável, maravilhoso. Cristo voltará no fim do mundo com o propósito de introduzir a era vindoura, o estado eterno das coisas, e o fará inaugurando e completando dois eventos formidáveis, que são a ressurreição dos mortos e o juízo final; (Mt 13.49; Lc 9.26; Rm 2.3-16). Quando Jesus anuncia a Sua segunda vinda Ele prepara a igreja para algo que é importante, e junto com o aviso do retorno, vem um recado de alerta. Estejam preparados. Saibam que eu voltarei, mas não direi quando, mas estejam preparados. Eu entendo esta mensagem como se Jesus estivesse querendo nos dizer o seguinte: não coloque os seus olhos no futuro, cuide do seu HOJE, faça o que Eu te criei para fazer, faço o que Eu quero que você faça e seja quem Eu desejo que você seja. A mensagem da Segunda Vinda deve abrir os meus olhos para o presente, para o mundo em que eu vivo, para o período dos ÚLTIMOS DIAS em que estou inserido. Sabemos sobre a segunda vinda apenas o que é preciso saber. Não preciso de especulações e adivinhações. Preciso saber que o meu Senhor veio e voltará. Que voltará em poder e glória em um dia que não sei qual é, e que neste dia os fundamentos da terra serão abalados, meus olhos perceberão, meus ouvidos escutarão e o mundo se transformará. Qual o meu papel até este dia chegar? Viver cheio do Espírito Santo, obedecer todos os mandamentos e estatutos, ser sal da terra, luz do mundo, pedra de passagem e instrumento manuseado pelas mãos de Deus. Devo aguardar este dia, mas viver o presente. Devo saber sobre este dia, para me encher de esperança. Devo saber deste dia, para não duvidar da vitória. Devo saber deste dia, para escrever hoje minha história.




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Rev. Cleverson Gilvan

Texto. Lucas 10.2
Tema: Orando por trabalhadores na Seara

            Nossa Conferência missionária trouxe mais uma oportunidade de refletirmos sobre nosso envolvimento com este aspecto fundamental da vida da igreja. Sabemos que a principal tarefa da igreja é a glória de Deus, mas cremos firmemente que um dos meios de glorificarmos o seu Santo Nome é levando sua mensagem entre as nações – Sl. 96.3.
            Por isso, no estudo dirigido desta semana queremos pensar objetivamente sobre nossa visão missionária e nosso engajamento com esta obra, que não é nossa, mas do Senhor.
            O texto de Lucas 10 fala sobre o envio dos setenta, mas cremos que a semelhança deles e fundamentos também no texto da Grande Comissão de Mateus 28, somos designados por Deus para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz – 1ª Pe. 2.9.
            Sendo assim, considere:

1) O que Jesus disse sobre o nosso campo de trabalho? Que tipo de envolvimento essa dimensão do trabalho requer de nós hoje?

2) Você acredita que é um missionário? Por quê?

3) De que maneira, segundo o texto, podemos fazer para aumentar o número de missionários? Como você tem se envolvido com esta estratégia? Ou como você pode se envolver com ela?

4) O verbo mandar (que mande) em grego ekballo, traz em si a ideia de urgência. Era necessário que os cristãos rogassem ao Senhor que mandassem rápido (como quem joga ou arremessa algo para que chegue mais rápido) os trabalhadores da seara. O que você acha que nossa igreja pode fazer para responder a esta urgência da obra missionária? Após responde esta pergunta você pode encaminhar sua resposta para – cleversongilvan@gmail.com

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Boletim Informtivo, 05 de julho de 2015


CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2015




Data: 11 e 12 de Julho de 2015
Horário: Sábado e Domingo a noite – 19:30 horas / Escola Dominical – 09:00h
Local: Igreja Presbiteriana de Patrocínio
Conferencista – Rev. José Dilson – Missionário Presbiteriano no Senegal

Venha e traga sua família!

19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28
 
Avisos

Conferência Missionária
Todas as Congregações são convidadas a participarem de nossa Conferência Missionária. Nossa programação começa no sábado à noite ás 19:30 horas e no domingo tanto na Escola Dominical quanto no culto da noite.

Reunião de Oração
Nesta terça-feira vamos interceder de modo especial pela nossa Conferência Missionária. Lembramos que no próximo final de semana receberemos a visita do nosso irmão Rev. José Dilson e sua esposa Marli, missionários da APMT/IPB no Senegal.

Estudo Bíblico
Este mês de julho os estudos bíblicos estão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan. Participe conosco dos nossos estudos bíblicos. Toda quinta-feira, sempre ás 19:30 horas.

Culto Noturno Central – Batismo e Profissão de Fé e celebração da Ceia do Senhor
Hoje durante o culto noturno celebraremos a Ceia do Senhor e também o sacramento do batismo. Participe, com gratidão, desse momento de louvor e adoração ao Senhor.

Ceia na Congregação Filadélfia
Durante a Escola Dominical o Rev. Cleverson ministrará a Ceia na Congregação Filadélfia.


ANIVERSARIANTES

05/07
Adriana Magalhães
Central

06/07
Maria Vanda Vieira de Oliveira
Filadélfia
8855-7359
06/07
Marco Túlio Ribeiro
Alto da Estação

07/07
Neuza Batista Silva
Central

07/07
Ana Maria Taveira Rodrigues
 Central
9231-9607
08/07
Leonardo Baltar Pereira Leite
Filadélfia
9898-7900
10/07
Eduardo Alves Felipe
Alto da Estação
9230-5644
11/07
Leonardo Wenceslau da Silva
Alto da Estação

11/07
Raquel Aparecida de Oliveira
Alto da Estação

11/07
Sebastião Dorcas Silva
Filadélfia


Encerramento das atividades do semestre Oficina de Artes
Na próxima terça-feira teremos o encerramento das atividades desse primeiro semestre de nossa oficina de artes. Todas as alunas deverão trazer um pratinho de salgado para a nossa festa de encerramento. Nossas aulas voltarão no dia 11 de agosto de 2015. Boas Férias!

Departamental Festiva – Heroínas da Fé e Vitoriosas Por Cristo
Nesta quarta-feira (8 de julho) os dois departamentos da SAF terão uma reunião festiva na casa da presidente da Federação, a sócia Ana Maria. Na oportunidade comemoraremos o aniversário de nossa presidente e das sócias do primeiro semestre. Cada sócia deverá levar um prato de salgado.

Culto nos Lares
Amanhã  as 19:30h teremos o culto na casa dos nossos irmãos Valdir e Naisa Chagas. O endereço é rua Rodolfo Lemos de Castro, 1071 – Bairro Ouro Preto. 

Congresso Sinodal da SAF
No dia 11 e 12 de julho teremos o Congresso Sinodal da SAF em Patos de Minas. Orem em favor desta reunião, eleição da nova diretoria, viagem das delegadas.



FORUM

COMO LIDAR COM O DRAMA DA DEPRESSÃO

Rev. Hernandes Dias Lopes

            A depressão é uma doença. Ela atinge todas as faixas etárias, todas as classes sociais e todos os segmentos religiosos. A depressão é uma doença grave que desencadeia outros problemas devastadores na vida humana. A depressão é uma doença ainda cercada de tabus e mistérios. Há aqueles que atribuem toda doença da mente aos demônios e os que julgam que a depressão é consequência direta de algum pecado não confessado. Reafirmamos que a depressão pode estar ligada a envolvimento com ocultismo e com pecados inconfessos. Mas, nem toda pessoa que passa por uma depressão está necessariamente vivendo na prática de pecado. Uma pessoa piedosa pode enfrentar uma dolorosa depressão. John Piper, em seu livro “O Sorriso Escondido de Deus” fala sobre três homens piedosos: David Brainerd, John Bunyan e William Cowper que sofreram amargamente com a depressão. Muitos crentes fiéis passaram e ainda passam pelo vale dessa doença dolorosa.
            O profeta Elias foi um homem levantado por Deus em tempo de crise política e apostasia religiosa em Israel. Ele, ousadamente, confrontou os pecados do rei Acabe, chamou a nação indecisa a colocar sua confiança em Deus e triunfou valentemente sobre os profetas de Baal. Elias foi um homem que viveu de forma maiúscula e superlativa. Aprendeu a depender de Deus e a realizar grandes obras em nome do Altíssimo. Mas, Elias também tinha os pés de barro. Ele era homem semelhante a nós. Ele não era um super-homem nem um super-crente. Depois de retumbantes vitórias, Elias ficou deprimido e pediu para si a morte. Vamos considerar as causas e a cura da depressão de Elias.

1. As causas da depressão de Elias

            Em primeiro lugar, ele tirou os olhos de Deus e colocou-os nas circunstâncias. Num dado momento, Elias pensou que sua vida dependia da ímpia Jezabel e não de Deus. Por isso, ele temeu e fugiu. Sempre que tiramos nossos olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias adversas afundamos num pântano de desespero.
            Em segundo lugar, ele entrou na caverna da solidão quando ele mais precisava de pessoas à sua volta. A depressão nos prega essa peça: quando mais precisamos de companhia queremos nos trancar nos quartos escuros. Elias dispensou o seu moço, quando mais precisava dele.
            Em terceiro, ele fez uma leitura assaz pessimista da situação à sua volta. Ele pensou que somente ele havia permanecido fiel a Deus naquela avalanche de apostasia, mas Deus lhe afirmou que havia mais sete mil que tinham permanecido firmes na fé.
            Em quarto lugar, ele perdeu completamente a perspectiva do futuro. Elias pediu para si a morte. Ele julgou que o melhor tempo da sua vida havia ficado no passado e que o futuro só lhe reservava um espectro de desespero.

2. A cura para a depressão de Elias

            Deus tratou a depressão de Elias através de vários recursos.
            Em primeiro lugar, Deus o tratou por meio da sonoterapia. A depressão deixa a mente agitada. Uma pessoa deprimida fica com o corpo cansado, mas a mente não desliga. Elias precisou dormir e descansar para sair do buraco da depressão.
            Em segundo lugar, Deus o tratou por meio da alimentação adequada. Deus preparou uma refeição para Elias no deserto. Deu-lhe pão e água e ele recobrou suas forças. Uma pessoa deprimida, muitas vezes, sente náuseas do alimento. É preciso fortalecer o corpo no tratamento dessa doença.
            Em terceiro lugar, Deus o tratou dando-lhe a oportunidade do desabafo. Elias estava dentro de uma caverna, quando Deus lhe perguntou: “O que fazes aí, Elias?”. Deus, assim, o ordena a sair da caverna para destampar a câmara de horror da alma e espremer o pus da ferida. O desabafo é uma necessidade vital para a assepsia da alma.
            Em quarto lugar, Deus o tratou revelando-lhe que o melhor da sua vida estava pela frente.
Elias pensou que o seu ministério havia chegado ao fim.  Mas, ele ainda haveria de ungir um profeta em seu lugar, um rei na Síria e outro em Israel. Elias pensou que a vida não fazia mais sentido e por isso, queria morrer, mas Deus o levou para o céu sem que ele passasse pela morte. Deus o arrebatou ao céu num redemoinho e Elias deixou os trapos da depressão para vestir-se com as roupagens alvas da felicidade eterna.






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto. Gênesis 22

Tema: O que eu mais quero eu te ofereço, ó Senhor!

            O texto de Gênesis narra uma das histórias mais emocionantes do Antigo Testamento. Lendo sobre a viagem de Abraão e Isaque rumo ao monte Moriá é impossível ficar indiferente diante da obediência de Abraão e da submissão do seu único filho Isaque.
            Todos sabemos da grande expectativa que Abraão tinha em torno do seu filho. Ele havia recebido a promessa de ser pai de uma numerosa nação e, na pessoa de Isaque, essa promessa estava se tornando palpável. Mas quando Abraão começava a sonhar com sua posteridade Deus vem e pede seu único filho, tudo o que ele mais desejou!
            O que você faria no lugar de Abraão? Entregaria a Deus aquilo que você mais desejou?
            Não podemos deixar de observar que a história de Abraão nos remete a história do próprio Deus que nos entregou o seu Filho para que fôssemos resgatados do inferno. E diante da história do Redentor que se ofereceu por nós e também da história de Abraão e Isaque temos a oportunidade de pensar naquilo que estamos dispostos a entregar ao nosso Deus.

1) Quando Deus pediu a Abraão que oferecesse o seu único filho como holocausto, qual foi a reação dele?

2) Porque você acredita que Abraão estava determinado em fazer o que Deus lhe havia pedido? O que você acredita que faria no lugar dele?

3) Muitas pessoas vivem dizendo que amam ao Senhor mas quase nunca estão dispostas a abrir mão de coisas importantes da sua vida. Por que isso acontece?

4) Por que Abraão não chegou a sacrificar o seu filho?

5) Que relação você vê entre a providência de Deus apresentando outro cordeiro no lugar de Isaque e o sacrifício de Cristo?