sexta-feira, 26 de junho de 2015

Boletim Informativo, 28 de junho de 2015


A graça de crer além da dor
Rev. Cleverson Gilvan

           
            Durante a semana muita gente sentiu a morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo. Um jovem no auge da fama que foi fatalmente acidentado em mais um trágico e comum acidente nas estradas brasileiras. Mas, para muitos, o que mais chamou a atenção foi a reação, muito emocionado do seu pai que perguntava: Onde estava Deus? Deus existe? Rapidamente se espalharam opiniões acirradas e outras compassivas diante da fala dolorida de um pai que chorava a morte do filho. Não acredito ser oportuno tecer opiniões dogmáticas sobre a reação do pai naquele momento, mas é possível pensar: Podemos crer em Deus no meio de uma forte dor?
            A primeira parte desta questão começa com um aspecto fundamental: O da natureza essencial da fé. Segundo as Escrituras a fé é um dom de Deus. Paulo diz, no final do verso 3 de Romanos 12 “...segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”. Deste modo, observamos, com muitos outros textos das Escrituras que crer é graça. Portanto, não depende de nenhuma capacidade inerente ao ser humano, mas de uma comunicação especial de Deus.
            Em segundo lugar devemos considerar que a dor interfere diretamente em nossas percepções espirituais. Exatamente por isso muitos salmistas questionaram Deus quando não viam a sua mão se movimentando para livrá-los – Salmo 13.
            Contudo, aprendemos pelo exemplo de servos de Deus que, mesmo quando as dores são terríveis, é possível crer. Paulo, por exemplo, sofrendo com o espinho na carne ouviu o Senhor dizer que a sua graça bastava. Jesus, o grande exemplo que temos, não deixou de buscar a Deus nem mesmo quando estava pendurado na cruz. A grande questão é que essa fé, demonstrada na dor, é fruto de uma íntima comunhão com o Senhor, dado por Ele mesmo, para que sejamos capazes de enfrentar as piores lutas que nos sobrevém.
            Deste modo, reconhecemos que é próprio do homem questionar, mas é também graça divina reconhecer a mão do Senhor quando as coisas não vão bem.
            Assim, quando passamos por situações tão dramáticas como a que vive o pai do cantor, só podemos reagir de modo diferente se a graça de Deus nos conduzir a isso. E, frequentemente, Deus tem dado aos seus a capacidade de expressar a sua fé, mesmo quando tudo conspira contra ela. Recentemente um jovem cristão, executado no Oriente Médio, despediu-se de sua família com um gesto singelo enquanto a corda já circundava seu pescoço e, com um sorriso incontido, enfrentou a morte contemplando o seu S          ENHOR. Seria ele mais forte que o pai do cantor citado no início deste artigo? Certamente que não, no entanto, a graça de Deus era com ele naquele derradeiro momento.

Ore: Peça a Deus a graça de crer além da dor!
Romanos 15:13  E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. 

Avisos

Conferência Missionária
Nos dias 11 e 12 de julho teremos nossa Conferência Missionária. Este ano contaremos com a presença do Rev. José Dilson e sua esposa Marli. Nossos irmãos são missionários no Senegal. No sábado nossa programação começará às 19:30 horas e no domingo, tanto nossa Escola Dominical quanto nosso culto serão voltados para Missões. Participe!



ANIVERSARIANTES

29/06
Larissa dos Reis Guimarães
Central
3832-6958
30/06
Eliana
Manancial

30/06
Zilda Maria
Filadélfia
9105-8383
01/07
Silas Alberto Brasileiro
Central
3831-1934
01/07
Lucas Silva
Matinha

03/07
Edismar Cabral
Central
3832-4575
03/07
Letusa Moreira Barbosa
Central
3831-2852


Agradecimentos
Fomos sobreviventes de um gravíssimo acidente de carro (dia 19/06), do qual saímos ilesos. Fomos salvos, milagrosamente, pela misericórdia de Deus, convencidos de um propósito divino para nossas vidas. Somos imensamente gratos aos irmãos, pelas orações e diversas manifestações de solidariedade.  Major Moisés e Alda.

SAF Central
Amanhã teremos nossa reunião executiva e plenária. A reunião executiva será às 19:00 horas e a Plenária às 19:30 horas. Todas as sócias estão convocadas!

Reunião de Oração
Participe de nossa reunião de oração. Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas. “Orai sem cessar” – I Ts. 5.17

Estudo Bíblico
Na quinta-feira temos a oportunidade de estudar as Escrituras. Durante esse mês nossos estudos bíblicos estão sob a responsabilidade do Rev. Everton. Participe conosco!

Lição da Escola Dominical

Estudos na Confissão de Fé de Westminster

IV. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus.
II Tim. 3:16; I João 5:9, I Tess. 2:13.

V. Pelo testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço da Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, e eficácia da sua doutrina, a majestade do seu estilo, a harmonia de todas as suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser ela a palavra de Deus; contudo, a nossa plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que pela palavra e com a palavra testifica em nossos corações.
I Tim. 3:15; I João 2:20,27; João 16:13-14; I Cor. 2:10-12




Fórum

6 DICAS PARA SER UM MARIDO PIEDOSO - continuação
Por Bob Lepine com Chris Lawrence


Seja um provedor

            O marido deve ter a responsabilidade de arcar com as necessidades básicas de uma casa.
            Na verdade, 1 Timóteo 5.8 diz que se um homem não provê a sua família, ele é pior do que um pagão. Esse não é o tipo de reputação que eu quero ter diante da sociedade.
            Um provedor é aquele que se antecipa, aquele que faz planos estratégicos para o progresso familiar. Ele pensa sobre as metas, não apenas financeiras, mas as metas espirituais e metas emocionais.
            Em outras palavras, ele é o diretor executivo da família, é sua responsabilidade definir a direção. E muitas vezes a mulher é a chefe de operações, em dois vocês unificam a direção tomada, para o bem da família.

Amar a Deus mais do que você ama sua esposa

            Após 3 anos de namoro com Mary Ann, começamos a falar sobre casamento, um pouco mais tarde nós terminamos. Fiquei arrasado.
            Certa noite enquanto orava, as coisas tornaram-se muito claras: Mary Ann tinha se tornado um ídolo na minha vida, eu me importava mais com as coisas que a deixava feliz do que as coisas que agradavam a Deus.
            Era como se Deus estivesse dizendo: "Você não terá outros deuses diante de mim, e se você colocar algo ou alguém no meu lugar, vou retirá-lo de você."
            Em 25 anos de casamento, eu continuo a lutar contra o mesmo problema. Permaneço em “cheque” com esta pergunta: A quem devo temer mais, a minha mulher ou Deus?
            O nível de dor pode ser imediato quando eu não agrado a minha esposa. Mas Deus me lembra: "Você fez a coisa certa, mesmo que naquele momento ela não tenha ficado feliz."


Ame-a biblicamente

            Para amá-la biblicamente, precisamos nos perguntar: "O que significa o amor de Deus por nós?" A essência do Seu amor por nós é refletida em Seu compromisso e sacrifício. Isso é o que o nosso amor, pela nossa esposa, precisa para se parecer com o de Cristo.
            Para mim, muitas vezes, significa colocar as necessidades dela à frente das minhas próprias necessidades. Isso significa que eu ainda vou sacrificar muita coisa por ela, mesmo quando nos desentendemos, ela deve ser a minha prioridade.
            Lembre-se do pequeno verso do voto matrimonial, "Deixando os outros, até que a morte nos separe".
            Isso significa que seu relacionamento com sua esposa é o mais importante do que qualquer outro relacionamento - amigos, seu chefe ou até mesmo seus filhos.
            Simplificando, devemos amar nossa esposa mais do que qualquer coisa na terra; essa é a essência do relacionamento conjugal.
            DL Moody resumiu melhor: "Se eu quiser saber se um homem é cristão, eu não iria questionar um ministro, eu iria pedir informações à sua esposa. Se um homem não trata sua esposa da forma correta, eu não quero ouvi-lo falar sobre o cristianismo. Qual é a utilidade de falar sobre a salvação se ele não tem salvação para esta vida? "
            Em maio passado, Mary Ann e eu celebramos o nosso 25º aniversário de casamento em Maui, Hawaii. Os cenários foram incríveis e realmente estávamos muito felizes juntos.
            Durante o jantar naquela noite, poderíamos dizer que, apesar de todos os desafios que têm vindo em nossa direção, nós não mudaríamos o resultado dos nossos momentos.
            Por isso Deus tem usado a nossa relação para compartilharmos uns com os outros, mais do que qualquer outra coisa, para que nos tornemos mais semelhantes à Cristo, o que finalmente é o Seu propósito para o casamento.





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Mateus 16.24-28
Tema: Tome a sua cruz!

            Alguns textos do Senhor Jesus são extremamente desafiadores. Neles o Senhor Jesus fala sobre a vida abnegada do cristão e sobre as bênçãos decorrentes de suas renúncias.
            Desse modo a mensagem desta semana é um convite para que consideremos o que de fato estamos dispostos a deixar e também o que estamos dispostos a suportar. Cremos que por amor a Cristo e também em virtude de tudo o que Ele nos dá, a nossa vida não pode ser outra senão marcada pela renúncia e pela expectativa das recompensas celestiais. Pense nisso!

1) O que o verso 25 significa para você?

2) Tomar a sua cruz tem muito a ver com a nossa disposição de assumir todas as lutas que o nosso cristianismo promoverá. Você acredita que os cristãos brasileiros estão prontos para viver a plena expressão dessa ideia?

3) O verso 27 ensina que Deus está atento a cada uma de nossas obras. Certamente o Senhor não está sugerindo aqui que elas nos salvarão, mas Deus as retribuirá, recompensando especialmente a nossa fidelidade. De que maneira você acredita que Deus avalia a sua vida hoje?

4) O verso 28 nos prepara para entender que o domínio de Cristo no seu Reino foi testemunhado pelos discípulos na morte, ressurreição e ascensão de Jesus. Como você acredita que esse reino de Jesus se manifesta hoje?

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Boletim Informativo, 21 de junho de 2015

BEBENDO SUCO DE LARANJA PARA A GLÓRIA DE DEUS
Fonte: Extraído do livro Penetrado pela Palavra, John Piper, Editora Fiel.


            Quando me perguntam: “A Doutrina de Depravação Total é bíblica?”, minha resposta é: “Sim”. Uma das coisas que pretendo dizer com esta resposta é que todas as nossas ações (sem a graça salvadora) são moralmente maculadas. Em outras palavras, tudo o que o incrédulo faz é pecaminoso e, portanto, inaceitável a Deus.
            Uma de minhas razões para crer nisto encontra-se em 1 Coríntios 10.31: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. É pecado desobedecermos este mandamento das Escrituras? Sim.
            Por isso, chego a esta triste conclusão: é pecado alguém comer, ou beber, ou fazer qualquer outra coisa, se não for para a glória de Deus. Em outras palavras, o pecado não é apenas uma lista de coisas prejudiciais (matar, roubar, etc.). Pecamos quando deixamos Deus fora de consideração nas realizações triviais de nossa vida. Pecado é qualquer coisa que fazemos, que não seja feito para a glória de Deus.
            É pecado alguém comer, ou beber, ou fazer qualquer outra coisa, se não for para a glória de Deus.
            Mas, o que os incrédulos fazem para a glória de Deus? Nada. Conseqüentemente, tudo o que eles fazem é pecaminoso. É isso que pretendo dizer, quando afirmo que, sem a graça salvadora, tudo que fazemos é moralmente ruim.
Evidentemente, isto suscita uma questão prática: como podemos “comer e beber” para a glória de Deus? Tal como, por exemplo, beber suco de laranja no café da manhã?
            Uma das respostas encontra-se em 1 Timóteo 4.3-5:
…[alguns] proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

            Suco de laranja foi criado para ser “recebido com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade”. Portanto, os incrédulos não podem usar suco de laranja para cumprir o propósito que Deus tencionou – ou seja, uma ocasião para ações de graça sinceras, dirigidas a Ele, provenientes de um coração de .
            Mas os crentes podem, e esta é a maneira como glorificam a Deus. O suco de laranja que eles bebem é santificado “pela palavra de Deus e pela oração” (1 Tm 4.5). A oração é a nossa humilde resposta de agradecimento do coração. Crer nesta verdade, apresentada na Palavra de Deus, e oferecer ações de graça, em oração, é uma das maneiras de bebermos suco de laranja para a glória de Deus.
            A outra maneira é bebermos com amor. Por exemplo, não insista na porção maior. Isto é ensinado no contexto de 1 Co 10.33: “Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos”. “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11.1). Tudo o que fazemos – inclusive beber suco de laranja – pode ser feito com a intenção e a esperança de que será proveitoso para muitos, a fim de que sejam salvos.
            Louvemos a Deus porque, pela sua graça, fomos libertos da ruína completa de nossos atos. E façamos tudo, quer comamos, quer bebamos, para a glória de nosso grande Deus!





Avisos

Reunião de Oração
Nesta terça-feira é dia de reunião de oração. Todos os irmãos estão convocados a dobrarem seus joelhos juntos em oração aqui no templo de nossa igreja.

Estudo Bíblico
Participe dos nossos estudos bíblicos semanais. Neste mês os estudos de quinta-feira estão sob a responsabilidade do Rev. Everton César.

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2015
Esse ano teremos uma conferência missionária super especial. Nos dias 11 e 12 de julho receberemos a visita do Rev. José Dilson e sua esposa Marli, missionários da IPB no Senegal. Será uma grande honra para nossa igreja receber esses irmãos valorosos em nossa Conferência. Agende esta data!

Encontro Missionário para Liderança
No dia 23/06, às 19:30h, teremos um encontro de liderança na casa do Rev. José João. Todos os presbíteros estão convidados para esta reunião, bem como pastores e evangelistas. Na oportunidade teremos uma entrevista com o Rev. Reginaldo Goulart, missionário entre os ciganos na cidade de Caldas Novas/GO.

Ceia na Congregação da Matinha
Pela manhã o Rev. Everton ministrará a Ceia do Senhor na Congregação da Matinha.


Lição da Escola Dominical 1
Durante os terceiros, quartos e quintos (quando houver) domingos, o Rev. Cleverson iniciará uma série de estudos doutrinários, conforme solicitação, baseados nos nossos Símbolos de Fé (Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos).

Lição da Escola Dominical

Texto Bíblico: Salmo 19

Leituras Adicionais: Rm. 1.19-20, Rm. 2.14-15, Rm. 1.32, 1Co. 1.21, 1Co. 2.9-14, At. 4.12, Rm. 10.13-14, Hb. 1.1-2, Dt. 4.12-14, Lc. 24.27, 2Pe. 3.15-16, Lc. 16.29-31.

CAPÍTULO I
DA ESCRITURA SAGRADA 
I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.


ANIVERSARIANTES


21/06
Kátia Kelly Ulisses Vieira França
Central
3831-5838
21/06
Wericles Chagas Dornelas
Filadélfia

21/06
Milto Silva
Central
3831-1890
22/06
Idevando Pires da Costa
Alto da Estação

22/06
Gabriel Pires
Alto da Estação

23/06
Fani Menezes Cabral
Central
3831-9882
24/06
Letícia Cristina S. dos Santos
Alto da Estação
8875-0414
24/06
Mateus Pereira Silva
Central
3831-3643
25/06
Rodrigo Mescua
Central
3517-0406
25/06
João Baptista de Souza
Central
3831-1426
25/06
Maria Silva Fonsêca
Central
3831-1788
25/06
João Baptista de Souza
Central
3831-1426
26/06
Márcia Lucia Eller Santos
Central
3831-1784
27/06
Arnaldo Paulo Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
27/06
Débora Brito de Oliveira
Central
9109-1906


SAF Central
Haverá reunião do Departamento "Vitoriosas por Cristo", na próxima sexta-feira dia 26 de junho as 19:30h na casa da D.Maria Helena e Pb. Pedro. O endereço é rua Belvedere 120 - cidade Jardim.


FÓRUM

6 DICAS PARA SER UM MARIDO PIEDOSO
Por Bob Lepine com Chris Lawrence

            O propósito de Deus para o casamento é fazer com que nos tornemos semelhantes a Cristo.
            Quando eu me inscrevi para poder casar em cartório, após um ano de ter me formado na faculdade, tudo que eu tinha que fazer era pagar uma taxa. Não houve treinamento, nenhum vídeo ou manual.
            Apesar do fato de que eu não tinha habilidades de como fazer um casamento funcionar, a certidão de casamento foi concedida!
            Eu sei que existem muitos homens que estão tentando descobrir exatamente o que Deus espera deles como maridos.
            Então, eu vim com uma lista das coisas que eu acredito que são fundamentais para ser um marido piedoso.
           
Seja um líder espiritual
            Sua esposa provavelmente entrou no casamento com algumas imagens idealizadas, por exemplo: Os dois juntos no início da manhã, ao redor da mesa, tomando suco de laranja fresco enquanto fazem a devocional.
            Ela imaginou você saindo para o trabalho e dizendo: "Eu vou estar de volta à noite, e nós faremos estudo bíblico novamente."
            Depois de um mês de casados, sua esposa provavelmente está pensando: O que será que aconteceu? Ler as Escrituras e orar juntos é tão importante. Se eu pudesse rebobinar meu casamento começaria do zero!
            Não importa há quanto tempo você está casado, comece a desenvolver hoje, um padrão que possa incluir no seu casamento. Lembre-se, é o marido que tem a obrigação de iniciar isso.
            "Um homem pode não ser um teólogo profissional", diz Doug Wilson, autor de Reformando o Casamento. "Mas, em sua casa, ele precisa ser um teólogo firme."

Conduzir com humildade

            A razão pela qual existem resistências sobre os homens serem líderes em um relacionamento conjugal é por que, muitos homens não conduzem isso com humildade.
            Os homens são chamados por Deus para conduzir suas esposas, mas a nossa liderança deve ser altruísta.
            Filipenses 2.3 diz: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Nova Versão Internacional).
            Coloque este versículo em prática, e ele vai resolver 95 por cento dos problemas que enfrentamos.
            Eu nunca conheci uma mulher que falasse: "Eu resisto à liderança de meu marido, mesmo ele sendo humilde e semelhante a Cristo."
            As mulheres que eu conheci, tem o desejo de líderes piedosos em seu casamento.


Seja piedoso e um homem corajoso

            1 Coríntios 16.13 dá uma definição clara de masculinidade bíblica: "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." Antes de podermos ser maridos piedosos, devemos ser homens de coragem.
            Vamos analisar a definição do que significa ser um homem de coragem. A essência da coragem é ter um grande temor a Deus! Tão grande que não tenha medo de nada mais.

 CONTINUA ...




 ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Texto: Salmo 5

Baseado no sermão do Rev. Everton César

Este salmo segue em 5 estrofes: (1) abrindo com um pedido para que Deus o possa ouvir, (2) afirmando o ódio de Deus em relação ao mal, (3) uma decisão em servir a Deus e uma oração por ajuda, (4) uma oração pela destruição do mal e (5) uma oração pela proteção do justo.

O justo foi ferido pela maldade alheia e espera que Deus haja em seu favor.

Davi, traído por seu próprio filho, que quer lhe tomar o trono, espalha inverdades sobre seu pai e reino, a fim de que pudesse, junto com outros interessados, tomar o governo do rei.

Entretanto, Davi, reconhecendo o Governo Divino sobre tudo e todos, implora a Deus que ouça sua oração de lamento, expressando, assim, sua confiança ao se aproximar Daquele (que odeia a iniqüidade), ao mesmo crendo que receberá divina orientação, bênção por justiça e destruição do mal.


E quanto a nós, o que este salmo nos ensina?

1.      Antes de prosseguir nas demais questões, reflita: em tempos de aflição, ao o que, a quem ou a Quem recorre?
2.      Tendo considerado, por um tempo, na reflexão anterior, por que Davi invoca DEUS dizendo: “...Rei meu e Deus(Elohim) meu? (v.2)
* A primeira ocorrência do termo Elohim no Velho Testamento está em Gênesis 1:1, onde aparece a frase "No princípio, Elohim criou os céus e a terra." Indica Elohim como criador, como autor da criação, e autor de tudo e todas as coisas.  
3.      Davi, neste salmo, orava toda manhã (v. 3). Este hábito do salmista nos ensina o que sobre nós mesmos?

4.      É fácil esperar em Deus? Muito provavelmente sua resposta será negativa! Contudo, pela fé, temos que esperar, confiar nEle. Como devo esperar? O que Cristo quis dizer com: Vigiai e Orai?  










sexta-feira, 12 de junho de 2015

Boletim Informativo, 14 de junho de 2015

O que eu tenho a ver com a passeata do movimento LGBT?
Rev. Cleverson Gilvan

            Essa semana pipocou nas redes sociais uma série de reações à passeata do movimento LGBT ocorrida na cidade de São Paulo. As primeiras reações eram de indignação por causa do uso desrespeitoso de símbolos “cristãos” como a cruz, o crucifixo e a própria representação teatral da pessoa de Jesus beijando outro homem. As outras reações que se seguiram procuraram reorientar as discussões, especialmente no meio evangélico, sugerindo que as agressões não nos foram dirigidas por que aqueles símbolos não nos representam. Outra discussão levantada nas redes sociais foi a da resposta que se deveria dar a esse tipo de atitude: Devemos acioná-los, evocando os princípios da Constituição Federal que versam sobre o respeito aos objetos do culto? Ou devemos simplesmente ignorá-los entregando-os ao Senhor em oração e quem sabe reconhecendo que, de certo modo, eles também são alvos da misericórdia divina?
            Achei a discussão toda muito estranha, mas resolvi pensar um pouco sobre ela. Acredito que devemos considerar a questão a partir do ato em si para depois considerarmos as respostas que devem ser dadas.
            Assim, começo declarando que num sentido mais amplo, acredito que fomos feridos e atacados sim! Não nos símbolos que foram desrespeitados, mas nos princípios que foram violentados.
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da tolerância quando agride a consciência do outro. Embora seja legítimo se manifestar, todos sabemos que é possível propor, de modo a contribuir para uma discussão, sem ser agressivo e desrespeitoso. A tolerância é uma virtude cristã e nesse aspecto foi escanteada.
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da moralidade quando associa, publicamente a expressão de uma fé de matiz cristã à promiscuidade violenta e erótica de uma crise convulsiva social. Não estou advogando a legitimidade dos símbolos, mesmo porque não a reconheço, mas entendendo que o foco da agressão não foi o símbolo, mas aquilo que historicamente ele representa, ou seja, a fé que confronta os LGBT
            A marcha, do modo como ocorreu, fere o princípio da liberdade quando constrange o outro a ouvi-lo (e vê-lo) enquanto lhe cerceia o direito de ser contrário. Todos viram que a marcha foi financiado com recursos públicos, votados e aprovados pelo governo, que quer, a todo custo, desestabilizar a família e, especialmente, a influência da igreja de Cristo na formação de nossa sociedade.
            Mas o que devemos fazer? Há dois caminhos: Primeiro, a resposta da igreja como uma instituição e segundo, a resposta do cristão como cidadão.
            Do ponto de vista da igreja não existe resposta mais eficaz do que a intensificação da obra de evangelização. Só por meio do evangelho podemos ver uma sociedade tão corrompida, como a nossa, ser redimida.
            Já do ponto de vista do cidadão, as respostas precisam ser articuladas. E nessa articulação elas precisam ser políticas e legais. Não podemos nos afastar do processo político de construção de uma sociedade.
            Então, seja qual for nossa posição (instituição ou particular) não podemos ficar apenas assistindo a tudo. Pense nisso!

Avisos

Profissão de Fé e Batismo
Por ocasião do culto noturno participaremos da recepção de novos membros por Profissão de Fé e Batismo. At. 2.47b “...Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” 

Estudos Bíblicos
Participe dos nossos Estudos Bíblicos semanais. Toda quinta-feira, sempre às 19h:30min.

Oficiais Eleitos na última Assembleia
Conforme decisão do conselho da Igreja, os oficias eleitos na última Assembleia, presbítero e diáconos, tomarão posse no dia 09 de agosto, por ocasião do culto de aniversário de nossa Igreja. Naquela oportunidade contaremos com a presença do Rev. Antônio, pastor da 6ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

Lição da classe de Adultos – Igreja Central –
A Encarnação do Filho de Deus
Texto – Jo.1:1-18
Introdução – Deus esteve entre nós.
I-A Divindade de Jesus
II-A Humanidade de Jesus
III-As Implicações da Encarnação de Jesus
Conclusão – A vinda de Jesus realiza a salvação.

Próxima Lição – A Apresentação do Filho de Deus
Leituras bíblicas para as devocionais da semana:
Segunda – Jo.4:6-14- Jesus, a fonte da água viva
Terça – Jo.6:48 – Jesus, o pão da vida
Quarta – Jo.8:12-36 – Jesus, a luz e a verdadeira liberdade
Quinta – Jo.15:1-11- Jesus, a videira verdadeira
Sexta – Jo.10:11-18 – Jesus, o bom pastor
Sábado – Jo.11:25 – Jesus, a ressurreição e a vida
Domingo – Jo.3:17 – Jesus, o Salvador do mundo

ANIVERSARIANTES

14/06
Joaquina Chagas Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
Mateus Eller Santos
Central

15/06
Maria Helena A. Ribeiro
Central
3831-7999
16/06
Mirian Flavia Vieira Chagas
Central
3831-9737
16/06
Lucas de Souza Santos
Central
8803-4919
17/06
Lucas Henrique de Oliveira
Filadélfia
3832-7144
17/06
Iêda Nunes Ferreira
Central
3832-4589
18/06
Lucas Mendes de Castro
Central
3831-5775
19/06
João Batista
Alto da Estação

19/06
Wellington H. Coelho
Filadélfia
3831-5891
20/06
Elizabeth Moreira Souza
Filadélfia
3831-3423
20/06
Elizangela Luiza da S. Oliveira
Central
9931-3581

Departamental SAF Alto da Estação
Na próxima sexta-feira teremos nossa reunião na casa da sócia Helena. Nossa reunião será às 19:30 horas. Todas as sócias estão convidadas!



Porta Treco
1 pote vazio de margarina
3 cds velhos
1 tampa de desodorante ou amaciante
1 pedaço de tecido 100% algodão (9 largurax40comprimento)
6 palitos de picolé
1 tinta PVA
Cola quente
Cola branca
Rolinho de espuma
40 cm de festão ou marabú para decorar
3 lacinhos pequenos para decorar
1 tinta relevo (cor desejada)
Secador de cabelo
Estilete
Tesoura

  
Cofrinho de Garrafa pet

1 garrafa branca pet
1 folha de EVA (cor desejada)
1 lacinho
1 par de olhinho móvel grande
Cola quente
Estilete
Tesoura



Fórum

OITO MANEIRAS PROVEITOSAS DE LER A BÍBLIA (Parte 2)
Por J. C. Ryle

5. Leia a Bíblia diariamente. Faça com que a leitura e meditação de algum trecho da Palavra de Deus sejam parte do seu dia a dia. Meios particulares de graça são tão necessários diariamente para nossas almas como alimento e vestimenta são para nossos corpos. O pão de ontem não alimentará o trabalhador hoje; e o pão de hoje não alimentará o trabalhador amanhã. Faça como os Israelitas no deserto. Pegue o seu maná fresco a cada manhã. Escolha a parte do dia e os horários. Não atropele sua leitura, apressadamente. Dê a sua Bíblia a melhor e não a pior parte do seu tempo! Mas qualquer que seja o plano que você use, faça da visita ao trono da graça e a Palavra de Deus uma regra da sua vida para todos os dias.

6. Leia toda a Bíblia – e a leia de uma maneira ordenada. Temo que haja muitas partes da Palavra que algumas pessoas nunca lêem. Para dizer o mínimo, isso é um hábito muito presunçoso. “Toda a Escritura é útil” (2 Timóteo 3.16). Esse hábito é o causador da falta de uma visão balanceada da verdade, tão comum hoje em dia. Algumas pessoas lêem a Bíblia como um perpétuo sistema de “mergulhar e pegar”, como aperitivos. Eles parecem desconsiderar a possibilidade de avançar regularmente por todo o Livro.

7. Leia a Bíblia de forma justa e honesta. Decida considerar tudo em seu significado claro, óbvio, e considere com muita suspeita todas as interpretações forçadas. Como uma regra geral, o que um verso da Bíblia parece significar – é o que ele significa! Uma regra bastante valiosa é: “A maneira correta de se interpretar a Escritura é considerá-la como a encontramos, sem nenhuma tentativa de forçá-la a um sistema teológico particular.”

8. Leia a Bíblia com Cristo continuamente em perspectiva. O grande e primário objeto de toda a Escritura é testificar sobre Jesus! As cerimônias do Antigo Testamento são sombras de Cristo. Os juízes do Antigo Testamento são tipos de Cristo. As profecias do Antigo Testamento estão cheias dos sofrimentos de Cristo e de Sua Glória ainda porvir. A primeira e a segunda vinda, a humilhação do Senhor e Seu reino glorioso, Sua cruz e sua coroa brilham intensamente em toda a Bíblia. Segure-se firme nisso, e você lerá a Bíblia corretamente.

Eu poderia facilmente adicionar mais dicas, se mais espaço fosse permitido. Apesar de poucas e curtas, você perceberá que elas são mais proveitosas quando postas em prática.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Efésios 2.1-10
Tema: A experiência e o propósito da salvação

            Jesus disse que a verdade liberta! E temos crido, com toda força do nosso coração, que é conhecimento da verdade e a experiência decorrente deste conhecimento são imprescindíveis na caminhada cristã.
            Na mensagem desta semana voltamos a um dos assuntos fundamentais da fé cristã: A Salvação. É possível que alguns ainda estejam em dúvida quanto a natureza graciosa dela e as implicações decorrentes da mesma. Por isso, pretendemos, com maior ênfase e constância, expor os aspectos doutrinários mais fundamentais da nossa fé.
            A salvação é uma obra soberana e graciosa da parte de Deus. É soberana porque não depende da vontade de ninguém senão da vontade do próprio Deus (Jo. 15.16, Rm. 9.15, Ef. 1.4) e é graciosa porque nos é dada sem que nenhuma contribuição humana seja oferecida (Gl. 2.16, Ef. 2.9, 2Tm. 1.9),
            Assim, considere:

1) Em que situação nos encontrávamos quando Deus nos deu vida? Ef. 2.1-3

2) Nessa condição você acredita que seríamos capazes de atos bons que fossem agradáveis ao Senhor?

3) Qual foi a motivação de Deus em nos salvar? Ef. 2.4-5

Nota: A razão do amor de Deus por nós está nele mesmo. Não foi algo que Ele viu em nós que o moveu em nossa direção.

4) O que o verso 8 e 9, de Efésios 2, significa para você?

5) O verso 5 diz que fomos salvos para as boas obras. Veja, elas são a nossa resposta ao dom gracioso da salvação. Então, como um cristão verdadeiro deve viver?