sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo, 01 de março de 2015


“...a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério,(...)” At. 3.20

Rev. Cleverson Gilvan

            Quando Pedro pregou no templo de Jerusalém sobre o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, ele ultimou seus ouvintes a se arrependerem dos seus pecados e a se converterem. E esse, sem sombra de dúvidas, é o aspecto mais urgente da mensagem da salvação: Que os homens se arrependam e se convertam ao Senhor. Mas quero chamar sua atenção para o efeito desta transformação espiritual, conforme registrado no verso 20.
            Pedro diz que os arrependidos dos seus pecados experimentarão tempos de refrigério na presença do Senhor. E esta verdade foi testemunhada por Davi nas Escrituras.
            O rei Davi declarou que enquanto ele calou os seus pecados ele envelheceu pelos seus constantes gemidos todo o dia (Sl. 32), e isto era assim porque a mão do Senhor pesava sobre ele. Certamente não podemos supor que a alegria do Senhor nos alcançará enquanto não confessamos nossos pecados e os abandonamos, mas aqui, Pedro diz que no Senhor há refrigério.
            A mesma Palavra tem nos convidado a uma experiência arrebatadora. Coloque seus pecados diante de Deus pela confissão, arrependa-se e abandone-os e experimente o refrigério do Senhor. Ele pode dar alívio à consciência agredida pela culpa do pecado não confessado. Pense nisso!  

Avisos

Curso do IBEL 2015
Louvamos a Deus pela vida dos alunos do IBEL que estão chegando para o curso do ano de 2015. Que Deus abençoe e sustente cada aluno!

Breve reunião do Conselho
Hoje, após o culto, teremos uma breve reunião com os presbíteros.

Ceia na Congregação Filadélfia
Durante a Escola Dominical o Rev. Cleverson ministrará a ceia na Congregação Filadélfia.

Celebração da Ceia do Senhor
Durante o culto noturno participaremos da celebração da Ceia do Senhor. Prepare-se em oração para este momento tão especial!

Aniversariantes
01/03
Alberto Brasileiro
Central
01/03
Edson Madalena
Alto da Estação
01/03
Miquéias B.F. de Oliveira
Central
02/03
Wagner Oliveira Silva
Alto da Estação
02/03
José Rodrigues dos Santos
Central
02/03
Tiago Pereira de Araújo
Filadélfia
02/03
Karini Valadão de Castro Rezende
Central
02/03
Valda Gonçalves
Central
03/03
Maria Aparecida da Silva
Central
05/03
Alda Ribeiro Vasconelos
Central
05/03
Marielly Beatriz
Manancial
06/03
Daniele Wenceslau da Silva
Alto da Estação
06/03
Maria Helena Silva Rosa
Alto da Estação
07/03
Felipe Costa Vicente
Filadélfia

Oficina de Artes
Retornaremos nossas atividades na próxima terça-feira,  dia  03 de março às 13:30h. Convidamos as irmãs que desejam fazer trabalhos manuais e ter momentos de comunhão e evangelização que participem conosco.

Culto Ceia Terceira Idade
No próximo sábado (07/03) as 14:00h na Igreja Central teremos o primeiro culto de comunhão para os irmãos da Terceira Idade. Toda Igreja está convidada a participar.
Caso algum irmão necessite de transporte, favor entrar em contato com a secretaria da Igreja que prontamente será providenciado.

SAF Central
- 03/03 – Executiva as 16:00h – após a Oficina de Artes na Igreja Central.
06/03 – Plenária as 19:30h e logo Vigília de Oração na Congregação Alto da Estação (Dia de Oração das SAF’s do Brasil). Toda Igreja está convidada a participar.
- 10/03 – Reunião de Oração do Projeto Ana – responsável: Joaquina.




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Gálatas 5.16-18
Tema: Vencendo o pecado

            Na última semana tivemos a oportunidade de meditar no trecho anterior que nos lembrou a importância da mutualidade para a edificação do corpo de Cristo. Devemos amar uns aos outros como prova até mesmo do nosso amor a Deus.
            Mas todos lembramos que esta advertência de Paulo tinha como pano de fundo as desavenças que marcavam o relacionamento entre judeus e gentios. O apóstolo tratava esta questão com a máxima gravidade que lhe é própria, dizendo, inclusive, que se os crentes não resolvessem isso poderiam ser mutuamente destruídos.
            Na mensagem desta semana continuamos tratando um pouco mais sobre o tema, agora olhando os três próximos versos, onde, depois de ter falado sobre os pecados que envolvem nossos relacionamentos, Paulo nos ensina como poderemos vencer esses pecados.
            Sendo assim, considere:

1) Qual é a ordem dada pelo apóstolo no verso 17 e qual o seu resultado?

2) Quais são as marcas de uma vida dirigida pelo Espírito Santo de Deus?

3) O verso 17 ensina que a vida do Espírito é oposta à vida na carne (pecado). Assim, é possível alguém ser verdadeiramente habitado pelo Espírito e escravo dos seus pecados simultaneamente?

4) No verso 18 aprendemos sobre a liberdade que há na vida do Espírito. E, se somos livres, porque existem crentes que não abandonam seus pecados, vivendo como se fosse escravos?


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo, 22 de fevereiro de 2015


O CONCEITO QUE DEUS TEM DE MIM

Rev. Cleverson Gilvan

            Todos já escutamos alguém repetir que as aparências enganam. Não obstante todos procuramos construir uma imagem positiva de nós mesmos e nisso investimos tempo para que as pessoas pensem de nós apenas coisas boas. Até mesmo quando lidamos especificamente com nossos erros, o fazemos de tal forma que a avaliação dos outros sobre nós seja sempre favorável.
            Contudo, as Escrituras ensinam que o Senhor não vê como vê o homem. No dia da visita de Samuel à casa de Jessé, depois de ter considerado todos os irmãos de Davi como possíveis reis para Israel, o profeta ouviu de Deus as seguintes palavras- 1 Samuel 16:7  “... Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”. E essa palavra deve nos levar a considerar a seguinte questão: Qual o conceito que Deus tem mim?
            Obviamente devemos considerar esta questão de suma importância, afinal de contas é para Ele que prestaremos contas de todas as nossas obras. Embora muitos de nós se preocupem com que os outros vão dizer, e até certa medida esta não é uma preocupação tola, devemos nos lembrar que o conceito de Deus sobre nós é mais importante.
            Assim cremos ser vital entender que o conceito que Deus tem de nós está diretamente relacionado ao que nós somos e pensamos quando estamos sozinhos. Deus nos considera pelas motivações do nosso coração, pelas palavras pensadas e nem sempre ditas, pelos gestos contidos e pela indiferença disfarçada. E isto é muito grave!
            A despeito de investirmos muito em uma auto-imagem positiva, nem sempre nos lembramos que o Senhor nos sonda e nos conhece. Sabe os nossos pensamentos e, portanto, todas as nossas palavras antes mesmo que elas cheguem à nossa língua.
            Por isso, em função da gravidade desta questão, você pode orar para que Deus faça de você um vaso novo. Um vaso completamente feito para a glória dele e que se espelha em Cristo para crescer em santificação. Pois só quando formos refeitos segundo o modelo que há em Jesus, deixaremos verdadeiramente de viver de aparências.


Avisos

Estudo Bíblico
Temos estudado a armadura de Deus, descrita em Efésios 6. No próximo estudo daremos prosseguimento a nossa série falando sobre o verso 15: Efésios 6:15  “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;”. Venha participar conosco!

Reunião de Oração
Venha orar conosco na próxima terça-feira. Nos reuniremos aqui no templo às 19:30 horas.

Doação de Geladeira para a Congregação Matinha
Se você tem uma geladeira usada em bom estado e pode doá-la, saiba que nossa Congregação da Matinha está precisando. Procure a secretaria da igreja ou o Evang. Antônio Rogério.

Conselho Missionário 2015
A nova diretoria do Conselho Missionário 2015 ficou constituída da seguinte forma:
Presidente: Neisa
Secretária: Carmi
Tesoureiro: Carlos Brasileiro
Além desses irmãos compõe o conselho os irmãos: Emerson Esteves, Adriana Magalhães, Josué, Rev. Cleverson e Rev. José João (conselheiro)

Coral
Na próxima terça-feira haverá ensaio para os tenores após a reunião de oração.

Aniversariantes
23/02
José Brasil Isaac
Central
3831-4180
25/02
Érica Paranhos Borges Mescua
Central
3517-0406
25/02
Vitória Eustáquia Alves
Central
3831-1176
25/02
Job Ferreira da Silva
Filadélfia
8804-0340
25/02
Simone Faria da Silva
Filadélfia
3832-7571
27/02
Valéria de Fatima da Silva
Alto da Estação

27/02
Bárbara Nunes Ferreira
Central
3832-4589
28/02
Quele Adriana Rabelo
Central
3831-4180
28/02
Rubens dos Reis
Central
3831-1289
28/02
Jhony Fajarda Urbano
Central
3831-2852
28/02
Talita Teixeira Gabriel
Central
3832-3198


Departamento Vitoriosas por Cristo
Na próxima sexta-feira (27/02) as 19:30h teremos o culto na casa da nossa irmã Neisa. O endereço é rua Joaquim Carlos dos Santos, 804.

Oficina de Artes
Retornaremos nossas atividades no dia  03 de março as 13:30h. Convidamos as irmãs que desejam fazer trabalhos manuais e ter momentos de comunhão e evangelização que participem conosco.
Congregação do Alto da Estação – Culto no lar
Na próxima quarta feira o nosso culto será na residência de nossa irmã Nadir Carvalho Ribeiro, às 19:30h. O endereço é: Rua Professor João de Melo, 622, São Judas.

Reunião do Conselho
Na próxima sexta-feira, às 19:30 horas, haverá reunião do Conselho. Todos os presbíteros estão convocados.

Acampamento Fides
Agradecemos a todos os irmãos que cooperaram com a realização do Acampamento da UPA 2015. Oramos para que Deus abençoe a vida de todos os que contribuíram.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Gálatas 5.13-15

            A vida cristã, especialmente no campo dos relacionamentos, é cheia de desafios. Somos diferentes e, em certos momentos, até divergentes. Creio que ainda sobre nós repousa o desafio de amarmos o próximo como a nós mesmos, aliás, esse é um preceito cada vez menos considerado em nossos dias.
            Mas isso não é uma exclusividade dos nossos dias. Já nos dias de Paulo sérios problemas aconteciam na vida da Igreja Primitiva e mais tarde, tentando levar os cristãos ao preceito supremo do relacionamento fraterno, Agostinho disse: “Ama e faze o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
            Assim, nos debruçamos essa semana em cima de um dos textos chaves do relacionamento cristão. Peça ao Senhor que lhe dê sabedoria e humildade para entender e viver as verdades reveladas na sua Palavra.

1) Uma das grandes dádivas divinas é a liberdade. O que ela significa no campo espiritual?

2) Qual é o fator norteador da liberdade?

3) O que significa amar o próximo como a nós mesmos?

4) O que pode acontecer no nosso meio se a liberdade não for dirigida pelo amor?
  

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo, 15 de fevereiro de 2015

PIEDADE PRÁTICA
Arthur Pink

            “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22). É motivo de gratidão, de muita gratidão, quando se percebe que o Espírito Santo iluminou o entendimento de alguém, dissipando a névoa do erro, estabelecendo-o na verdade. Contudo isso é só o começo. As Escrituras Sagradas são proveitosas não apenas para “o ensino”, mas também para “a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3.16). Repare bem na ordem: antes que estejamos prontos para sermos educados “na justiça” (agir corretamente), há muito em nossa vida que Deus “reprova”, e que nós temos de “corrigir”. Isso é assim por necessidade, porque antes da conversão tudo em nossa vida estava errado, pois tudo o que fazíamos era para gratificar a nós mesmos, sem nem mesmo pensar em Deus, nem nos preocupávamos com a Sua honra e glória. Por isso, a primeira grande necessidade, e a fundamental obrigação de cada novo convertido não é estudar os tipos do Antigo Testamento, nem confundir a cabeça com profecias, mas diligentemente examinar as Escrituras com o propósito de encontrar o que agrada e o que desagrada a Deus, o que Ele proíbe e o que Ele ordena.
            Se você de fato se converteu, então o seu primeiro interesse tem de ser ordenar todos os detalhes da sua vida — em casa, na igreja, no mundo — de forma agradável a Deus. E na prática isso significa fazer o seguinte: “cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem” (Isaías 1.16,17); “Aparta-te do mal e pratica o que é bom” (Salmo 34.14, cfe. 37.27). Antes de se poder construir, tem de ser feita uma demolição (Eclesiastes 3.3). É necessário ocorrer um esvaziamento de si mesmo, antes de haver um enchimento do Espírito. É preciso desaprender, antes que haja verdadeira aprendizagem. E é necessário haver um ódio pelo “mal” antes que haja o amor ao “bem” (Amós 5.15, cfe. Romanos 12.9).
            Aquilo que determinará em grande parte a medida da bênção que o jovem cristão experimentará na vida, é o grau em que ele aplica as Santas Escrituras na prática, regulando seus pensamentos, desejos, e ações, por meio das suas advertências e incentivos, suas proibições e preceitos. Como Governador moral deste mundo, Deus repara em nossa conduta, e mais cedo ou mais tarde manifesta o Seu desagrado contra nossos pecados, e Sua aprovação ao andar reto, conferindo a medida de prosperidade que é melhor para nosso bem e para a Sua glória. Em guardar os Seus mandamentos “há grande recompensa” (Salmo 19.11) nesta vida (1 Timóteo 4.8).
            Oh! Quantas bênçãos — espirituais e temporais — muitos cristãos perdem por causa de conduta negligente e desobediente (veja Isaías 48.18)! A coisa trágica é que, em vez do jovem cristão estudar diligentemente a Palavra de Deus a fim de descobrir todos os detalhes da vontade divina para ele, ele faz de tudo menos isso. Muitos se atracam a alguma “obra pessoal” ou alguma forma de “trabalho” cristão, ao passo que a própria vida permanece cheia de coisas desagradáveis a Deus! A presença dessas coisas desagradáveis na vida atrapalham a bênção de Deus sobre a sua alma, corpo e atividades temporais; e é necessário dizer-lhe: “os vossos pecados afastam de vós o bem” (Jeremias 5.25). A palavra de Deus para o Seu povo é a seguinte: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12).
            Mas como é raro encontrar esse “temor e tremor” em nossos dias! Em vez disso, encontra-se auto-estima, auto-confiança, vanglória e segurança carnal. Há outros que se entregam ao diligente estudo da doutrina, mas em geral falham em perceber que a doutrina da Escritura não é uma série de proposições intelectuais, mas é “a doutrina que é segundo a piedade” (1 Timóteo 6.3 — Versão Revista e Corrigida). A “doutrina” ou o “ensino” da santa Palavra de Deus não nos é concedida para instruir nossa cabeça, mas para regular todos os detalhes da nossa vida diária; e isso “a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tito 2.10). Mas isso pode ocorrer somente através da constante leitura da Palavra com um propósito dominante — descobrir o que Deus proíbe e o que Ele ordena; através da nossa freqüente meditação naquilo que lemos; e por meio da oração fervorosa suplicando graça sobrenatural que nos capacite a obedecer. Se o jovem convertido não cria logo o hábito de trilhar o caminho da prática da obediência a Deus, ele não será ouvido por Ele quando fizer as suas orações!
            1 João 3.22 expõe claramente uma das principais condições para termos nossas orações atendidas, e para a qual temos de constantemente buscar graça: “e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável”. Mas se, ao invés de nos submetermos às santas exigências de Deus, seguirmos nossas próprias inclinações, ser-nos-á dito o seguinte: “as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59.2). Isso é extremamente solene. Há uma diferença enorme entre ter ou não acesso prático a Deus!
            Quando o jovem cristão trilha um caminho de auto-gratificação, ele não só reduz as próprias orações a palavras vazias, mas também traz sobre si mesmo o castigo de Deus, e tudo lhe vai mal na vida. Essa é uma das razões porque, nestes dias difíceis, muitos cristãos sofrem tanto quanto os pobres homens mundanos: Deus Se desagrada dos seus caminhos, e não Se mostra forte em seu favor (2 Crônicas 16.9). A solução é humilhar-se verdadeiramente de coração diante do Senhor, com tristeza piedosa, verdadeiro arrependimento, confissão genuína, com a firme determinação de consertar os nossos caminhos; e então (e não antes disso) fé que conta com a misericórdia de Deus e uma paciente expectação de que Ele vai operar maravilhas por nós, se agora trilharmos o caminho da plena submissão a Ele.



Avisos

Acampamento dos Adolescentes
Nesse final de semana nossos adolescentes estão participando de um retiro espiritual na chácara Vale do Sol. O tema do Acampamento é a vida de Paulo e tem como preletores os pastores de nossa igreja. Ore pela vida de cada acampante e da comissão organizadora.

Celebração da Ceia do Senhor – Matinha
Hoje, pela manhã, a Ceia do Senhor está sendo ministrada na nossa Congregação da Matinha. O responsável é o Rev. Cleverson Gilvan.

Reunião do Conselho Missionário 2015
Na próxima quinta-feira, após o Estudo Bíblico, teremos uma reunião do Conselho Missionário. Todos os membros nomeados para 2015 estão convocados.

Estudo Bíblico
Na próxima quinta-feira continuaremos nossa série de estudos sobre a Armadura de Deus. Nosso tema será “Revestindo-nos com a couraça da Justiça” – Ef. 6.14. Venha participar conosco!

Reunião de Oração
Nesse feriado tire um tempo para orar pelo nosso país, pela nossa igreja e pelas nossas famílias. Nos reunimos toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.

Clube de Artes – Cong. Manancial
A Congregação Manancial faz um trabalho no bairro próximo a congregação, ensinando trabalhos manuais. Se você tem materiais novos ou usados em bom estado de conservação nos ajude:
- pincel nº 2, 4, 6, 12;  - pano de saco; - cartão telefônico usado; - papel impermeável; - tintas acrilex (vermelho, rosa, azul, amarelo, preto e vinho). Favor deixar na secretaria da Igreja ou com o evangelista Fernando.



Aniversariantes
15/02
José Solon Francisco de Brito
Central
3831-5785



16/02
Samuel Ferreira de Matos
Filadélfia
8855-4119
17/02
Isadora Chagas Ferreira
Filadélfia
-
18/02
Larissa Brito Marques
Central
3831-2304
18/02
Paulo Eduardo Olivi
Central
3831-9882
19/02
Rev. Everton César

9800-1902
21/02
Rev.Salvador Moisés da Fonsêca
Central
3832-6707
21/02
Roberto Tadeu da Silva
Filadélfia
3831-4076


CARNAVAL
Pr. Aluisio Laurindo da Silva

Todos os anos, ora em fevereiro, ora em março, realiza-se o Carnaval.

A origem do Carnaval remonta a muitíssimos anos antes de Cristo e é difícil de ser explicada. Pode ser associada às celebrações cúlticas (no Egito), à chegada da primavera (entre os gregos), às bacanais e outras festas (entre os romanos), ou até mesmo “...às festas dos `inocentes´ e dos ‘doidos´, na Idade Média, as quais, mediante sucessivos processos de deformação e abrandamento, teriam originado os mais famosos carnavais dos tempos modernos, como os de Nice, Paris, Veneza, Roma, Nápoles, Florença, Colônia e Munique ...” (Enciclopédia Barsa, V. 4., p. 87).

O Carnaval é conhecido como um conjunto de manifestações que incluem eventos festivos, divertimentos e bailes com a utilização de máscaras, folclores, danças barulhentas, licenciosidades e diversas outras formas de participação.

No Carnaval Brasileiro estão presentes algumas manifestações características como o delírio coletivo, o desabafo, o extravasamento das dores e alegrias do povo. As músicas, os desfiles das Escolas de Samba e outras criações costumam atrair a atenção das multidões e ocupam espaço privilegiado nos meios de comunicação de massa.

Qual seria o principal motivo para a realização do Carnaval atualmente? Seria o mero cultivo de uma tradição milenar? Seria ele uma oportunidade de extravasamento das tensões acumuladas durante o ano, geradas pelos fatores estressantes dos nossos dias? Será que algum participante vê no Carnaval a oportunidade de assumir papéis diferentes do seu cotidiano? Vale a pena considerar a brincadeira como motivo do Carnaval? Ou é o Carnaval uma ocasião propícia à quebra de limites de conduta geralmente praticados e aceitos pela Sociedade nos demais dias do ano?

Nós, seres humanos e criaturas de Deus, sentimos necessidade do lazer, dos divertimentos, das festas e dos desabafos, é verdade. Porém, até que ponto o Carnaval oferece aos seus participantes e à Sociedade em geral uma alternativa segura para o alcance desses objetivos? O saldo geral e final do Carnaval beneficia o ser humano e sua família, isto é, vale a pena participar do Carnaval?

Pense nisso!



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto – Mateus 13.1-9

A Parábola do Semeador

            Um dos temas mais importantes do Novo Testamento é o Reino de Deus e boa parte dessa importância está diretamente relacionada ao ministério de Jesus que anunciou claramente que era chegado sobre nós o seu Reino.
            Contudo, o Reino tem sido negligenciado vergonhosamente pela igreja contemporânea, por isso, nesse ano de 2015, queremos dar aos irmãos a oportunidade de voltarem a discutir esse tema aplicando-o de forma prática nas suas vidas.
            Na mensagem de hoje consideraremos uma das parábolas mais conhecidas do Senhor Jesus – A Parábola do Semeador. Nela aprendemos sobre a dinâmica do Reino e os resultados que a boa semente do Reino, lançada sobre os mais variados tipos de solos (corações) pode produzir.

1) Em quantos tipos de solos diferentes a semente foi lançada? Você acredita que todas as pessoas ouvem a mensagem do evangelho da mesma forma?

2) Por que a semente que caiu a beira do caminho não prosperou? A que tipo de pessoas você compararia esse momento do texto?

3) Como foi a frutificação da semente que caiu em boa terra? Você acredita que exista uma relação entre esse momento do texto e Jo. 10.10?

4) Qual a lição central dessa passagem?

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo, 08 de fevereiro de 2015


O dia em que o sal se tornou insípido!
Mateus 5.13
Rev. Cleverson Gilvan

            Muitos pregadores e estudiosos da igreja concordam que um dos mais graves problemas da igreja brasileira contemporânea é o testemunho. Temos boas estratégias, excelente faculdades teológicas e realizamos grandes e impressionantes eventos, mas crescemos pouco e não temos mais o ardor missionário e evangelísticos dos nossos antepassados. Diante disso alguns pregadores se perguntam: Por que não acontece um avivamento no Brasil? Parte da resposta é que não tem havido um arrependimento sincero do povo diante dos seus pecados. E esta falta de arrependimento tem refletido diretamente no testemunho dos crentes diante do mundo.
            Só pra considerar!
            Em muitos lugares nossos jovens saem das igrejas depois do culto para irem a motéis, nossos adolescentes freqüentam casas noturnas, onde se embebedam e se prostituem. Os pais preparam quartos em suas casas para que seus filhos durmam com seus namorados(a). As festas dos cristãos são embaladas por músicas com apelo sexual, onde até as crianças são estimuladas numa erotização precoce. Os casos de relacionamento extraconjugal se multiplicam gravemente sem assustar mais as pessoas. Os crentes são maus pagadores e já tem restrição na abertura de novo crédito em vários tipos de negócios. Além disso, de outro lado, a frequência à Escola Dominical, segundo os relatórios estatísticos é cada vez menor, a participação à reunião de oração é vergonhosa, o conhecimento bíblico é ridículo e a piedade cristã praticamente desapareceu de muitas igrejas. O resultado? Uma geração de cristãos que vive perdida no meio das suas futilidades, querendo aproveitar a vida “com as bênçãos de Deus”, mas totalmente descompromissada com o seu Reino. Essa é a geração que tem a missão de ser o sal da terra, mas que há muito tempo perdeu o seu sabor.
            Precisamos urgentemente de um quebrantamento espiritual, sob pena de sofrermos as conseqüências de Mateus 5.13 – “...se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” Por mais agitada que seja a sua vida sugiro que o Reino de Deus, verdadeiramente, seja sua prioridade máxima. Precisamos reorganizar a nossa vida de tal forma que todas as decisões tomadas sejam tomadas em função do nosso envolvimento com o Reino de Deus. Precisamos voltar a viver na perspectiva do Reino, voltando ao primeiro amor, nos arrependendo dos nossos pecados e vivendo para o inteiro agrado do Senhor.
 
Avisos

Acampamento – Retiro Espiritual Carnaval
Você pode ajudar na realização desse evento com sua oferta. Ainda existem muitas providências a serem tomadas e necessitamos de sua contribuição. Procure a secretaria da igreja, a Janaína ou a Marly Moreira e dê a sua oferta.

Estudo Bíblico sobre a Armadura de Deus
Na última quinta-feira tivemos a oportunidade de começar nossa série de estudos baseada em Efésios 6. Estamos tratando sobre a Armadura de Deus e na próxima semana começaremos tratando da primeira parte da armadura: “cingindo-vos com a verdade”. Venha estudar conosco!

Reunião de Oração – Projeto Ana
Na próxima terça-feira teremos a reunião de oração coordenada pelo Projeto Ana. Esse é um projeto específico de intercessão pela família. Todos os irmãos são nossos convidados. A reunião começa às 19:30 horas.

Culto nos Lares
Na próxima sexta-feira (13/02) as 19:30h teremos o culto de Louvor a Deus na casa da D. Eclair e Marly. O endereço é rua João Barbosa, 475 – Boa Esperança. Toda Igreja está convidada a participar.


Clube de Artes – Cong. Manancial
A Congregação Manancial faz um trabalho no bairro próximo à congregação, ensinando trabalhos manuais. Se você tem materiais novos ou usados em bom estado de conservação nos ajude:
- pincel nº 2, 4, 6, 12;  - pano de saco; - cartão telefônico usado; - papel impermeável; - tintas acrilex (vermelho, rosa, azul, amarelo, preto e vinho). Favor deixar na secretaria da Igreja ou com o evangelista Fernando.

Coral
Prezados coristas. Retomamos os nossos ensaios e sentimos a falta de alguns irmãos. Nosso repertório é novo e a Páscoa se aproxima. Por isso, faremos alguns ensaios de naipes para agilizar o aprendizado. Na próxima semana, faremos ensaio na terça-feira (dia 10) as 20h30min com todos os baixos; na quarta (dia 11), ensaio normal com todos os naipes; na quinta-feira (dia 12), após o culto, ensaio com contralto. Desta forma, esperamos ensaiar todo o repertório e fixá-lo em menos tempo. Conto com a participação de todos os irmãos. Eliezer.

Nosso acampamento de carnaval está aí!
A temática está muito legal e tenho certeza q você vai gostar muito...
Mas fique atento, pois as vagas são limitadíssimas (apenas 40 intercambistas) ...
Você  é  nosso convidado pra conhecer a vida do Apóstolo Paulo e o país FIDES.
Palestras com Rev. Cleverson e Rev. Everton.
Louvor com Ministério de Louvor da UPA e Ministério de Louvor da Igreja.
Leitura da Palavra, dinâmicas, brincadeiras, gincanas, esportes, períodos na piscina...
Venha viver essa aventura! Será na chácara Vale do Sol dos nossos irmãos Carmi e Dc. Josué.
As inscrições serão feitas este mês APENAS com Marly Martins e Marly Moreira
Abraços esperamos vocês...
Janaína e Junior - Conselheiros da UPA Central



PARA IGREJA
Irmãos, sabemos que o carnaval é um período perigoso pra nossos adolescentes e jovens, por isso há anos, realizamos nossos acampamentos. Se você não tiver filhos ou netos adolescentes ou jovens, abençoe alguém da igreja pagando a sua inscrição, total ou parcial. Você ainda pode nos ajudar com doação de mantimentos ou qualquer outro tipo de oferta... Lembre-se... "Deus ama a quem dá com alegria". Contamos com toda a igreja. Conselheiros da UPA

Aniversariantes
08/02
Daniel dos Reis Junior
Central
3831-2501
08/02
Danilo Amorim Santos
Central
9917-0440
09/02
Raquel Rosa Pereira Araújo
Manancial

10/02
Francisco Rodrigues Sobrinho
Filadélfia
9903-5602
10/02
Eduarda
Matinha

10/02
Abner Chagas Pereira
Filadélfia
3832-4354
14/02
Emanuely Wenceslau dos Reis
Alto da Estação

14/02
Noeme Maria Silva
Central
3832-1384



Sabedoria em Provérbios

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1
Você já procurou saber se o tom da sua voz acalma ou irrita aqueles que precisam te ouvir? Falar alto não é a mesma coisa que falar gritando. O grito tem um elemento de ira associado a ele. Falar num tom ríspido e grosseiro é um vício que contagia rapidamente o ambiente; quem costuma falar num tom ríspido já nem percebe o fato. A comunicação, em tese, é a ferramenta mais importante na construção e preservação da comunhão entre duas pessoas. Quando estamos num elevador, por exemplo, quando a proximidade entre as pessoas é um fator momentaneamente obrigatório, geralmente mantemos a comunicação quase no nível zero. Não sabemos se a pessoa que acabou de entrar no elevador saiu de uma longa discussão conjugal, de um irritante momento com o pedreiro, marceneiro ou pintor. Não sabemos se as pessoas estão atrasadas, cansadas, doentes, solitárias, ou desejosas de gastar um tempo conversando. Em momentos como estes, aquilo que falamos (e especialmente o tom das nossas palavras!) pode transtornar completamente o ambiente. Todas estas situações ilustram bem o raciocínio do provérbio que diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1).

Muitas tragédias poderiam ser evitadas simplesmente por seguir o conselho deste provérbio – ajustar o tom da sua voz para que a sua resposta seja branda. Uma ocasião cheguei em meu prédio e, ao abrir a porta do elevador social, deparei-me com um entregador de pizza usando o elevador vetado para entregadores. O jovem estava com o capacete no topo da cabeça e a caixa térmica gigantesca nas costas. No momento que alguém lhe perguntou se ele sabia que o elevador de serviço estava logo ali, o jovem explodiu. Chingou, gritou, desacatou os condôminos no elevador – transtornou o ambiente! Sua resposta causou imediata reação nos que estavam presentes. Sua palavra dura suscitou mais ira, e ira sobre ira sempre culmina em tragédias inesperadas ou irreparáveis. Este provérbio nos ensina que a “ira alheia” não precisava nos atingir. Precisamos desenvolver a arte de “desviar o furor” que não foi originalmente direcionado à nossa pessoa. Veja que o provérbio não fala de “acalmar a pessoa enfurecida”, mas apenas desviar o seu furor para quem de direito.

Em termos gerais, nada é capaz de causar mais furor num ser humano do que as palavras e atos de outro ser humano. O contrário também pode ser verdadeiro – nada acalma mais uma pessoa enfurecida do que as palavras certas e gestos de justiça e amor. Como cristão, precisamos aprender esta mensagem simples deste provérbio, a saber, nos desviarmos da ira que não nos pertence. Quando suscitamos a ira alheia com palavras duras e ríspidas, acrescentamos mais uma pessoa no ciclo de fúria que originalmente não me incluía. Dependendo do assunto que suscitou a fúria e o relacionamento entre as pessoas envolvidas, o acréscimo de pessoas novas no ciclo de fúria cresce rapidamente, atingindo proporções gigantescas. Aprendamos a ajustar o tom da nossa voz. Aprendamos a fugir da “bala perdida” chamada fúria alheia. Experimente ternura em lugar da rispidez. Pratique a resposta branda. 

De volta ao mesmo elevador, agora numa ocasião diferente, éramos quatro pessoas: Eu e uma senhora com duas crianças. Uma parecia ser sua neta e o outro um amigo do prédio, ambos na faixa de 6 a 7 anos. Os três entraram no elevador ofegantes e se calaram por um tempo. O trajeto era de dezessete andares. Após o “minuto de silêncio”, o garoto comentou (um comentário aparentemente dirigido a qualquer um dos que estavam no elevador): “Eu estou usando minha cueca nova do Ben 10, que ganhei de aniversário. Alguém quer ver?” Até hoje dou risadas ao me lembrar deste episódio. Surpreenda as pessoas com palavras brandas, especialmente se você é conhecido por ser ríspido.
Coragem! Você não está sozinho. Veja como outras pessoas já reagiram nas últimas 24 horas. Responda a pesquisa abaixo e confira a porcentagem das respostas.

Você já suscitou a ira de alguém nas últimas 24 horas?
Sim, da minha mulher.
Sim, do meu marido.
Sim, do meu pai.
Sim, da minha mãe.
Sim, de meu irmão ou irmã.
Sim, no meu caminho para o trabalho ou escola.
Não. Há muito tempo que não suscito a ira de ninguém.
Não me recordo de jamais ter suscitado a ira de alguém.