quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Boletim Informativo, 22 de novembro de 2015

O Deus da Paz!
Rev. Cleverson Gilvan

            Uma das designações de Deus nas Escrituras é “O Deus da Paz”. Ela nos remete a um dos seus nomes, revelado no Antigo Testamento, que diz que nosso Deus é “Shalom”, ou paz em hebraico. O aspecto especial dessa designação é que a paz não é simplesmente a ausência de um conflito ou de uma indisposição, mas também o estabelecimento de um perfeito relacionamento. A paz de Deus é abrangente e, por conseguinte, atinge o homem em todos os níveis da sua vida. Mas você tem desfrutado desta paz? Está se sentido amparado por ela nesse momento?
            Tomando por base as menções completas da expressão “Deus da paz” que ocorrem no NT, considere comigo, nesse pequeno artigo, as dimensões da paz que Deus oferece.
            Romanos 15:33  E o Deus da paz seja com todos vós. Amém! ► A paz que vem de Deus é comunitária e promove o congraçamento do povo de Deus. Assim, quando a paz vem de Deus ela une e aproxima o seu povo.
            Romanos 16:20  E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco. ►A paz que vem de Deus também tem um caráter profético. Ela proclama a vitória de Cristo sobre as hostes malignas, afinal de contas, se estamos em paz com Deus é porque todo mal foi afastado.
            Filipenses 4:9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. ► A paz que vem de Deus também tem um princípio pedagógico. Quando olhamos para a vida dos santos, ou seja, dos que procuraram viver de acordo com as revelações do santo evangelho, pelo seu testemunho aprendemos a promover a paz. E isto, abrindo mão de nós mesmos e vivendo inteiramente para a glória de Deus.
            1 Ts 5:23  O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. ► A paz que vem de Deus nos estimula a santificação. Ela não apenas nos liberta do mal, como já vimos, mas também nos impulsiona na direção do bem. Assim fazendo, ela nos transforma de glória em glória até que sejamos plenamente revestidos da imagem de Cristo.
            Hebreus 13:20  Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21  vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! ► Como se observa especialmente no verso 20, a paz de Deus decorre de sua aliança conosco, e as alianças divinas, que são soberanamente administradas, são também inquebráveis. Deus tem uma aliança de paz com o seu povo, que independe das circunstâncias que estejamos vivendo.
            Assim, o que você e eu precisamos aprender é nos apropriarmos desta paz que pelo sangue de Jesus nos foi outorgada. Então, fique em paz!

Avisos

Encontro de Casais em Caldas Novas
Nesse final de semana acontece o nosso Encontro de Casais em Caldas Novas. Louvamos a Deus pela vida dos irmãos que estão participando e que retornarão ainda durante a tarde deste domingo. Oramos também por outras oportunidades para que mais casais sejam abençoados em outras programações.

Tragédia Ambiental em Minas Gerais – A Ação social dos Presbiterianos
No último final de semana o Presb. Clineu – Presidente do Conselho de Ação Social da IPB (CAS) – esteve na cidade de Mariana fazendo uma visita e verificando as ações que estão sendo tomadas e fala ao CAS o que está acontecendo e as reais necessidades da população em geral.
Meus amados irmãos visitei a cidade de Mariana-MG e com o Pastor da Igreja local o Rev. Antônio. A situação está sob controle. Muitas doações de tudo, bem abastecidos, porém necessitam muito de Voluntários para separação das doações.
Peço aos queridos irmãos que quando alguém perguntar como ajudar lá ou Governado Valadares, por favor oriente-os para seguirem a orientação que consta no site do CAS, www.casipb.com.br  efetuando depósito na conta: Banco do Brasil  AG 4442-3  C/C 6.000-3 e CNPJ 00.118.331/0001-20 em nome da Igreja Presbiteriana do Brasil. Pois temos várias localidades a serem atendidas além de Mariana, como Gov. Valadares.
Quem optar por contribuir com doação de água para Gov. Valadares segue endereço,  Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares: Av. Brasil, 2837 - Centro. Telefone da Igreja: 33-32716868 e do Pb Jaeder:  33-99908.9052. Favor agendar entrega.
            Aqui em nossa igreja você pode deixar sua oferta na secretaria da Igreja ou depositar no gazofilácio escrevendo no envelope a finalidade da sua oferta. Rev. Cleverson


Formatura do IBEL – Classe Proclamadores
No próximo sábado teremos a formatura dos irmãos do 3º Ano do IBEL. A formatura será na Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino. Rogamos a Deus suas bênçãos sobre a vida de cada irmão e pelo seus respectivos ministérios.

Reunião de Oração
            Nesse final de ano aproveite as oportunidades que nos tem sido oferecidas para a oração e comunhão. Nesta terça-feira teremos nossa reunião de oração no templo às 19:30h. Participe!

Estudo Bíblico
            Venha estudar a Palavra de Deus conosco!

CONGRESSO DA FEMAP
No próximo domingo teremos a realização do Congresso de Jovens do nosso Presbitério aqui em nossa igreja. Receberemos nossa Federação acompanhada do seu secretário Presbiterial. Ore por este trabalho e convidamos todos os jovens, sem exceção para participarem conosco.

Dia de Ação de Graças
No próximo domingo, por ocasião do culto noturno, teremos o recolhimento de mantimentos e outros donativos para o projeto vaso. A oferta será levantada em razão das celebrações do dia de ação de graças, que em nossa igreja vem sendo promovido pela SAF.

Sociedades Internas
Lembramos a todas as sociedades internas que os livros de atas deverão ser encaminhados à secretaria da igreja para posterior exame do conselho.

Agenda Dezembro – Central e Congregações
Conforme nossa tradicional agenda especial de final de ano, lembramos aos irmãos que no dia 20 de dezembro as programações da Escola e do Culto Dominical serão realizadas em conjunto na Igreja Central.

Relatório da Escola Dominical 2015

ANIVERSARIANTES
22/11
Vanessa Vargas de Brito Jucatelli
Central
9204-7767
22/11
Maria Barbosa Moreira
Filadélfia

23/11
Francyelle Vitória Costa Horacio
Filadélfia

23/11
Vânia Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Vanessa Madalena Silva
Alto da Estação
3832-1739
23/11
Cristiano Aparecido Cordeiro
Filadélfia

24/11
Cleusa Farias da Silva
Filadélfia
3832-7571
24/11
Alex do Rosário Souza
Alto da Estação

26/11
Marilanda
Manancial

26/11
Isaac Moreira Rebordões
Matinha
8875-1345
27/11
Brasilina de Farias Tavres
Filadélfia
8862-0407
28/11
Lizene Maria da Costa Vicente
Filadélfia
9983-4258
28/11
Carlos Roberto S. da Silva
Alto da Estação



Escala Devocional – Oficina de Artes
24/11 – Encerramento das atividades


Agenda do Coral
Atenção Coristas, fiquem atentos às datas, locais e horários das atividades.

Dia
Local
Horário
22/11
Ensaio Constantino
17h45
29/11
Ensaio Constantino
17h45


Enlace Matrimonial
Próxima sexta-feira (27/11) as 11:00h teremos em nossa Igreja o casamento dos Ibelinos Jonatas e Lorena.


Palavra de Gratidão
Agradecemos a Igreja pelo apoio à Federação das SAFs do PAPB e a nova diretoria ano 2016:
Presidente: Milca Betânia (Central-Patrocinio), Vice Presidente: Ana Maria (Central-Patrocinio), Secretária Executiva: Juliana Daudte (Central-Patrocinio, 1ª secretária: Analu (Monte Carmelo), 2ª Secretária: Soraya (Araxá), Tesoureira: Decarla (Alto da Estação- Patrocínio)





AUTORIDADE

DEUS GOVERNA SEU POVO
ATRAVÉS DA ESCRITURA

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para
o ensino,  para a repreensão, para
a correção, para a educação na justiça.

2 TIMÓTEO 3.16

O princípio cristão da autoridade bíblia significa, por um lado, que é propósito de Deus dirigir a crença e conduta de seu povo mediante a verdade revelada que a Escritura Sagrada anuncia; por outro lado, significa que todas as nossas idéias a respeito de Deus devem ser medidas, testadas e, onde necessário, corrigidas e ampliadas, tendo como referência o ensino bíblico. A autoridade como tal é direito, reivindicação, aptidão e, por extensão, poder de controlar. A autoridade no Cristianismo pertence ao Deus Criador, que nos levou a conhecê-lo, amá-lo e servi-lo, e seu modo de exercer sua autoridade sobre nós é por meio da verdade e sabedoria de sua Palavra escrita. Do ponto de vista humano, cada livro bíblico foi escrito para promover o serviço de Deus com mais consistência e dedicação, e, de igual modo, do ponto de vista divino, toda a Bíblia tem este propósito. E uma vez que o Pai deu ao Filho plena autoridade para governar o cosmos em seu nome (Mt 28.18), a Escritura funciona precisamente como o instrumento do senhorio de Cristo sobre seus seguidores. Toda a Escritura é, neste sentido, como as cartas de Cristo às sete igrejas (Ap 2-3).

Onde encontrar hoje a verdade definitiva de Deus? Há três respostas, cada qual a seu próprio modo recorrendo a Bíblia.

As igrejas católica romana e ortodoxa encontram a verdade das Deus, como crêem, nas interpretações da Escritura incorporadas em sua própria tradição e consenso. Elas visualizam a Bíblia como verdade dada por Deus, porém insistem que a igreja deve interpretá-la, sendo infalível quando assim procede.

Contrastando com essa visão, indivíduos rotulados de liberais, radicais, modernistas, ou subjetivistas, encontram a verdade de Deus nas idéias, impressões, julgamentos, teorias e especulações que a Escritura provoca em suas mentes. Enquanto rejeitam o conceito neo-testamentário da inspiração da Escritura, e não consideram sua Bíblia totalmente digna de confiança ou como receptáculo das transcrições absolutas e peremptórias da mente divina, estão confiantes de que o Espírito guia-os a pinçar e escolher desta forma o que resulta da sabedoria de Deus.

O protestantismo histórico, entretanto, encontra a verdade de Deus no ensino das Escrituras canônicas como tais. Ele recebe essas Escrituras como inspiradas (isto é, como sopro de Deus, 2Tm 3.16), inerrantes (ou seja, totalmente verdadeiras em tudo o que afirmam), suficientes (a saber, dizendo-nos tudo o que Deus deseja dizer-nos e tudo o que precisamos saber para a salvação e a vida eterna), e claras (isto é, objetivas e auto-interpretativas sobre todos os assuntos de importância).

As duas primeiras posições tratam os julgamentos humanos sobre a Bíblia como decisivos para a verdade e a sabedoria; a terceira, enquanto valoriza a herança de convicção da Igreja e é sensível à exigência por coerência, que o pensamento racional envolve, submete sistematicamente todos os pensamentos à Escritura, que toma seriamente como cânon. Cânon significa uma regra ou padrão. As duas primeiras posições se referem à Escritura como cânon, mas deixam de considerá-la com a devida seriedade como regra que funciona para a fé e para a vida. Assim, na prática, elas não aceitam plenamente sua autoridade, enquanto sua profissão cristã, embora sincera, é consequentemente falha.


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Salmo 39.4-7

            A vida é uma grande dádiva de Deus, mas o pecado a tornou profundamente frágil e vulnerável à morte. Por isso, todos os dias somos confrontados com essa realidade e lançados diante da única esperança que nos resta – O Senhor!
            O que alivia a angústia de quem tem que conviver com essa fragilidade da vida é a confiabilidade do Senhor. Ele realmente nos tem dado todas as garantias de que quem nele crê, ainda que morra, viverá.
            Por isso medite nesse texto e glorifique o Senhor pela benção da vida que ele nos dá.

1) Qual a primeira petição do salmista (vs. 4) e o que ela nos ensina?

2) Reconhecer nossa fragilidade é fundamental para que recorramos ao cuidado de Deus. Como você lida com a idéia da sua própria morte? Lembre-se: Apenas os crentes vivos na 2ª vinda de Jesus não passarão pela morte.

3) Qual a visão do salmista sobre quem administra a sua vida sem considerar a fragilidade da vida sem Deus?

4) Que lição você tira da oração apresentada no verso 7?

Nenhum comentário:

Postar um comentário