sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Boletim Informativo, 15 de novembro de 2015



            Duas perguntas se destacam no controvertido episódio da Pitonisa de En-Dor, descrito em 1 Sm 8.19-20): 1. Samuel realmente apareceu a Saul? 2. Existe uma explicação bíblica para a mediunidade?
            Os seguintes pontos são básicos para um entendimento sobre o assunto:

1. At 16.16 e Dt 13 são passagens que mostram que a Bíblia reconhece que Satanás utiliza pessoas com esse propósito de "intermediar" o oculto.

2. No entanto, esse meio de suposta “aquisição de conhecimento espiritual” é vedado por Deus (Dt 18.9-14). Em Dt 13.2-5 maior importância é dada à revelação prévia recebida (v. 4), como meio de comunicação de Deus ao homem, do que aos fenômenos e maravilhas porventura realizadas por agluém. A revelação escriturada (a Palavra de Deus) é a fonte confiável e está em harmonia com essa diretriz. Ela é o conjunto de revelação dada por Deus às pessoas

3. Is 8.19-20 mostra que o caminho certo de se perscrutar a vontade de Deus é a consulta à Palavra de Deus ("à Lei e ao Testemunho"), e não aos médiuns e advinhos.

4. Temos várias condenações adicionais a consultas aos médiuns, em Lv 19.31; Ex 22.18 e Lv 20.6.

5. No episódio da Pitonisa de En-Dor, pode ter existido uma manifestação de Satanás (2 Co 11.14), como pode ter havido um embuste da parte daquela que se propunha a invocar os mortos. Nesse sentido, leia com atenção 1 Sm 28.14: “... entendendo Saul que era Samuel...” No v. 13, a mulher disse “... vejo um deus que sobe da terra...”

6. Mesmo havendo a possibilidade dessa mulher ter sido enganada, ou de ter enganado a Saul, tudo ocorreu dentro da esfera de atuação de Satanás.

7. Não devemos ser indevidamente céticos, ou pseudo-racionais, afirmando que esses fenômenos não existem, pois tal posição não é bíblica, mas devemos ter a consciência de que fraudes existem com freqüência.

8. É improvável que a aparição fosse realmente de Samuel, servo de Deus, pela própria afirmação de que o espírito “subiu da terra...” e pela afirmação de Cristo, na parábola do Rico e Lázaro (Lc 16.26), de que os que com Deus estão não podem passar “... de lá para cá...”

Texto contido no quadro ilustrativo do Terceiro Mandamento, no livro, "A Lei de Deus Hoje".


Avisos

Reunião do Conselho
Após a Escola Dominical todos os presbíteros estão convocados para uma reunião com os candidatos à Pública Profissão de fé.

Celebração da Ceia nas Congregações Matinha e Alto da Estação
Pela manhã a ceia será ministrada na Congregação da Matinha e no culto da noite na Congregação do Alto da Estação. Em ambas as ocasiões a ceia será celebrada pelo Rev. Everton César.

Congresso da Federação de Jovens do PAPB
No dia 29 de novembro será realizado em nossa igreja o Congresso Anual da Federação de Jovens do PAPB. Como estamos num processo de reativação da nossa UMP, convidamos todos os jovens, sem exceção, para participarem das atividades. O Congresso se iniciará às 09:00 horas na Escola Dominical e terminará à tarde.

Congresso da Federação de SAFs
Nesse final de semana aconteceu o Congresso da Federação de SAFs do nosso presbitério na Igreja Presbiteriana da Vila Constantino. Louvamos a Deus pela vida das mulheres e do trabalho que vem realizando no âmbito da igreja local.

Culto do Bebê
No dia 27/11 termos nosso culto do bebê na residência dos irmãos Pedro Augusto, Maraísa e Guto. O endereço é rua Miguel Marques, 69, São Judas. O culto será às 19:30hs.

Encontro de Casais em Caldas Novas
No próximo final de semana teremos o nosso encontro de Casais em Caldas Novas, com a participação do Rev. Lúcio Oliveira, pastor da 5ª IPB Uberlândia. Ainda dá tempo de participar! Procure os irmãos Tadeu e Kátia, Marcelo e Mizza, Nei e Neile, Carlos e Aline, Rev. Everton e Juliana e garanta sua participação. Nosso encontro será no Palavra da Vida/Caldas Novas, nos dias 20-22 de novembro.

Nomeações para 2016
No mês de dezembro o conselho se reunirá para deliberar sobre os cargos e comissões para 2016. Se for seu desejo atuar em alguma área específica da igreja, procure um dos presbíteros da igreja.

Sociedades Internas – Livro de Atas
Solicitamos as sociedades internas que tão logo realizem suas eleições para 2016, que encaminhem os livros de atas para a secretaria da igreja. Lembramos que as eleições devem acontecer dentro do mês de novembro. Informamos ainda que, conforme resolução do conselho, a liberação das verbas para 2016 será condicionada a entrega dos livros e dos relatórios.

Estudo Bíblico
Na próxima quinta-feira, dando prosseguimento a série de estudos: Ressuscitados por Jesus, consideraremos os ensinos do evangelho transmitidos na ressurreição de Lázaro. Venha estudar conosco! Nesse mês os estudos estão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan.

ANIVERSARIANTES
15/11
Kenia Pacheco de Souza Santos
Matinha
9211-4440
15/11
Juliana Beatriz da Costa
Alto da Estação

15/11
Max Tulio Caldeira de Oliveira
Filadélfia
8862-0401
17/11
Maria Fernanda
Alto da Estação
9902-9936
18/11
Rita Helena da Silva
Alto da Estação
9257-2119
18/11
João Evangelista
Alto da Estação
8822-8796
20/11
Moisés Martins Vasconcelos
Central
3831-9249
20/11
Amanda Cecilia Vieira Chagas
Central
3831-9737
20/11
Valdivino Vieira Nunes
Central
3831-1176


Escala Devocional – Oficina de Artes
17/11 – Ana Maria


SAF em Revista
Agradecimentos a todas que assinaram a SAF em revista dentro do prazo. Mas se alguma ainda desejar, há tempo para fazer sua assinatura com a  Ana Maria.


Agenda do Coral
Atenção Coristas, fiquem atentos às datas, locais e horários das atividades.

Dia
Local
Horário
22/11
Ensaio Constantino
17h45
29/11
Ensaio Constantino
17h45
02/12
Ensaio Central
19h30
05/12
Santana de Patos
19h30
13/12
Filadélfia
19h30
17/12
Salitre
20h00
18/12
Tejuco
20h00
19/12
Esmeril
20h00
20/12
Central
19h30
25/12
Constantino
19h30

Fórum

TESTEMUNHA INTERIOR

A ESCRITURA É AUTENTICADA
PELO ESPÍRITO SANTO

E vós possuís unção que vem do Santo
e todos tendes conhecimento.

1Jo 2.20

            Por que os cristãos crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus, sessenta e seis livros formando um único livro de instrução, no qual Deus nos revela a realidade da redenção por meio de Jesus Cristo, o Salvador? A resposta é que o próprio Deus confirmou isso por meio do que chamamos a testemunha interior do Espírito Santo. Nas palavras da Confissão de Westminster (1647):
            Podemos ser movidos e induzidos pelo testemunho da igreja a uma alta e reverente estima pela sagrada Escritura. E a sacralidade do assunto, a eficácia da doutrina, a majestade do estilo, a harmonia de todas as partes, a finalidade do todo (que é dar toda glória a Deus), a plena descoberta que faz do único caminho para salvação do homem, as outras muitas incomparáveis excelências, e a sua total perfeição, são argumentos por meio dos quais ela abundantemente evidencia por si mesma ser a Palavra de Deus: não obstante, a plena persuasão e certeza que temos da sua infalível verdade e divina autoridade deve-se à obra interior do Espírito Santo que dá testemunho da Palavra em nosso coração (I.5).
            O testemunho do Espírito sobre a Escritura é como seu testemunho a respeito de Jesus, que encontramos declarado em João 15.26 e 1 João 5.7 (cf. 1Jo 2.20,27). Não é uma questão de dar nova informação, mas de esclarecer mentes antes obscurecidas, que não discerniram a divindade por meio da apreensão de seu único impacto – o impacto, de um lado, do Jesus do evangelho, e, de outro lado, das palavras da Escritura Sagrada. O Espírito ilumina nossos corações para dar-nos a luz do conhecimento da glória de Deus, não somente na face de Jesus Cristo (2Co 4.6), mas também no ensino da Sagrada Escritura. O resultado deste testemunho é um estado de espírito em que ambos, Salvador e Escritura, se evidenciam diante de nós como divinos – Jesus, uma pessoa divina: a Escritura, um produto divino – de um modo tão direto, imediato e impressionante como aquele em que gostos e cores se tornam evidentes por se imporem aos nossos sentidos. Em conseqüência disto, não mais achamos possível duvidar da divindade, seja de Cristo ou da Bíblia.
            Assim, Deus autentica para nós a Escritura Sagrada como sua Palavra – não por alguma experiência mística ou informação secreta sussurrada às escondidas no ouvido interior de alguém, não por argumento humano isolado (por mais forte que ele seja), nem pelo testemunho isolado da igreja (comovente como é quando visto ao longo desses dois mil anos). Deus o faz, antes, por meio de sua luz perscrutadora e poder transformador, pelos quais a Escritura atesta por si mesma sua origem divina. O impacto dessa luz e desse poder é o próprio testemunho do Espírito ‘pela Palavra e com ela em nosso coração’. Argumento, testemunho de outrem, e nossa própria experiência pessoal podem preparar-nos para receber esse testemunho, mas sua concessão, como a concessão da fé na divina obra salvífica de Cristo, é prerrogativa exclusiva e soberana do Espírito Santo.
            A iluminação do Espírito testemunhando a divindade da Bíblia é experiência cristã universal, e tem sido assim desde o princípio, embora muitos cristãos não tenham sabido verbalizá-la ou manejar a Bíblia de modo compatível com ela.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson na Igreja Central

Texto: 1 Tm. 1.12-17

Tema: A legitimidade do serviço cristão

            Servir é uma das mais nobres tarefas. Contudo, existem fundamentalmente duas formas de fazê-lo; digna ou indignamente. Quando essas questões estão relacionadas ao serviço que prestamos a Deus, esta matéria se torna ainda mais séria, afinal de contas entendemos que Deus não aceita qualquer coisa que lhe ofereçamos, é imprescindível que o sirvamos por meio de Cristo e de acordo com a sua vontade.
            Assim, quando nos aproximamos do final de mais um ano, num momento de planejamento das atividades da igreja para o ano de 2016, convido você a pensar no serviço que quer prestar ao Senhor nesse novo tempo.
            O texto que lemos é quase uma auto-análise do ministério de Paulo, onde ele revela como servia a Deus, deixando-nos assim um modelo que pode ser seguido.

1) Por que Paulo era grato ao Senhor? Você consegue perceber alguma relação com aquela gratidão e a sua própria vida?

2) É verdade que ele não se considerava digno (vs. 13) mas a graça de Deus foi maior que sua indignidade. Que lição isso traz para a sua vida diante de Deus?

3) Segundo Paulo, o que Jesus veio fazer no mundo?

4) Você realmente acredita que foi alcançado por essa missão de Jesus?

5) Como você pretende servi-lo no próximo ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário