sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Boletim Informativo, 23 de agosto de 2015

Você tem um coração missionário?
Rev. Cleverson Gilvan

            Na última quinta-feira tivemos a oportunidade de estudar um pouco sobre a vida do “Padre Protestante” – Rev. José Manoel da Conceição, o primeiro pastor brasileiro. Nascido em 11 de março de 1822, ele foi uma das principais referências missionárias da história do evangelho no Brasil.
            Seus biógrafos concordam que nele havia desprendimento, abnegação, amor ao próximo e especialmente amor ao Senhor. E por isso, viveu cada um dos dias da nova vida que recebeu de Cristo preocupado em anunciar o evangelho do Reino tal qual seu Mestre, Jesus, fazia – Lc. 8.1.
            O Rev. José Manoel da Conceição visitou várias cidades do Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e até no Paraná. A maioria de suas viagens eram realizadas a pé e sempre se hospedava em lugares simples comendo simplesmente aquilo que lhe ofereciam. E tanta dedicação conferiram a ele o que podemos chamar de um verdadeiro coração missionário.
            Diante disso continuamos refletindo sobre esse tema convidando o caro leitor a considerar a sua participação pessoal nessa obra. Vivemos em casas confortáveis, gozamos de boa saúde, compartilhamos experiências agradáveis com nossos amigos e mesmo quando enfrentamos problemas, por mais graves que sejam, sempre temos uma esperança em que podemos nos firmar. Por isso, inúmeras vezes, temos negligenciado nossa responsabilidade missionária. Aí, já não falamos mais de Jesus para as pessoas que cruzam nossos caminhos e nossas vidas. E por isso, perdemos lamentavelmente o ardor missionário de nossos primeiros irmãos do presbiterianismo brasileiro.
            As Escrituras dizem que somos: “... raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” – 1ª Pe. 2.9. Isso significa que fomos constituídos por Deus como um corpo de proclamadores.  Deus nos fez para falar! Deus nos chamou para anunciar e, definitivamente, não podemos ser o que somos, se não anunciarmos ao mundo inteiro a mensagem do evangelho do Reino de Deus.
            Hoje, a igreja contemporânea, precisa urgentemente resgatar seu ímpeto evangelístico e voltar a falar de Jesus. Nos calamos, retrocedemos e paramos de anunciar o evangelho e agora corremos o sério risco de perder a nossa identidade missionária. É hora de nos levantarmos e anunciarmos a plenos pulmões que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Então, tenha um coração missionário e volte a falar de Jesus.

Avisos

Culto Especial – Dia do Soldado
Em comemoração ao dia do soldado a SAF de nossa Igreja realizará um culto especial nesta noite. Renderemos graças a Deus pela vida e pelo trabalho daqueles que se dedicam ao cuidado da segurança da nossa pátria - Salmos 80:19  Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. 

Aniversário da Igreja Central de Araguari
Nosso pastor, Rev. Cleverson, participa hoje das celebrações dos 122 anos da Igreja Central de Araguari. Ore pela sua viagem e por se regresso.

Reunião da SAF Central – Executiva e Plenária
Amanhã teremos nossa reunião executiva às 19:00 horas e a plenária às 19:30 horas. Todas as sócias estão convocadas para esta reunião.

Departamental Vitoriosas por Cristo
Será no próximo dia 28 de agosto as 19:30h na casa da nossa irmã D. Benedita Silva. O endereço é rua Quintiliano Alves, 64. Lembrem de suas tarefas e da oferta.

Estudo Bíblico Central
Temos estudados diversos assuntos relacionados a missões. Nesse mês de agosto comemoramos os 156 anos do presbiterianismo brasileiro. Venha participar conosco! Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas. O responsável pelos estudos nesse mês é o Rev. Cleverson Gilvan.

Reunião de Oração
Toda terça-feira temos nosso tempo de oração. Venha participar conosco! 2 Crônicas 7:14  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 

Seja Fiel ao Senhor
Quando somos fiéis a Deus com nossos dízimos e ofertas, além da obediência, revelamos todo nosso apreço pela causa do Senhor. Se você ama a Deus você é fiel! Pv. 3. 9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Encontro de Casais em Caldas Novas
Já fez sua inscrição para o Encontro de Casais em Caldas Novas? Você não vai querer perder essa oportunidade! Procure hoje os irmãos do Ministério de Casais e reserve sua vaga. Dias 20-22 de novembro de 2015 em Caldas Novas. Investimento – R$ 700,00 casal + despesas de viagem.


Programação Especial da SAF Central Para a UPA Central
No próximo sábado (29/8)  a SAF convida todos os adolescentes para uma programação especial às 18:00 horas na Igreja Central. Participe com alegria dessa noite festiva!


Fórum

Salvo do quê?

Por R. C. Sproul

Textos bíblicos: Ez 36.26,27; Sf 1; Jo 3.16,17; Rm 1.16-17; 1 Co 1.26-31; 1 Ts 1.6-10

            Certa vez me defrontei com um jovem, na Filadélfia, que me perguntou: "Você está salvo?" Minha resposta foi: "Salvo do quê?" Mina pergunta pegou-o de  surpresa. Obviamente não tinha pensado muito profundamente sobre o significado da pergunta que estava fazendo às pessoas. Certamente eu não estava salvo das pessoas que me paravam na rua e me importunavam com a pergunta: "Você está salvo?"
            A questão sobre estar salvo é  a suprema questão da Bíblia. O tema principal das Sagradas Escrituras é a salvação. Jesus, quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como o Salvador. Salvador e salvação caminham junto. O papel do Salvador é salvar.
            Perguntamos novamente, salvos de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora". Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultados se chama salvação.
            Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizendo que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades - o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (1 Ts 1.10).
            A Bíblia anuncia claramente que haverá um dia de julgamento quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Para muitos, este "dia do Senhor" será um dia de trevas, sem luz alguma. Será o dia quando Deus derramará sua irá sobre o ímpio e impenitente. Será o holocausto supremo, a hora mais triste, a pior calamidade da história da humanidade. Salvação suprema significa ser poupado da ira divina que certamente virá sobre o mundo. Esta é a operação que Cristo realiza por seu povo como seu Salvador.
            A Bíblia usa o termo salvação não só em muitos sentidos, mas também em muitos tempos verbais. O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvo (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); estamos sendo salvos (sendo santificados ou sendo feitos santos); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro.
            Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente. Ouras vezes vemos a justificação como um passo específico na ordem total ou plano da salvação.
            Finalmente, é importante notar outro aspecto central no conceito bíblico de salvação.A salvação procede do Senhor. Salvação não é um empreendimento humano. Os seres humanos não podem salvar a si próprios.A salvação é uma obra divina; é concretizada e aplicada por Deus. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor. É o Senhor quem nos salva da ira do Senhor.



ANIVERSARIANTES

23/08
Beatriz da Silva Costa
Alto da Estação

23/08
Tarcísio José Santos
Filadélfia
8842-8486
27/08
Luiz Antônio da Silva
Central
8868-1130
27/08
Vicente P. Farias da Silva
Filadélfia
8815-6512
28/08
Luciene
Manancial

28/08
David Paulo dos Santos Netto
Central
8865-8408
28/08
Roberta Helena de Matos
Central

29/08
Josué Chagas
Central

29/08
Aline
Matinha



SAF Central
- Devocional - Oficina de Artes: 25/08 - Gerônima


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: 1 Rs. 4.29-34

Rev. Cleverson Gilvan

Tema: A sabedoria que vem do alto – Uma Palavra sobre a necessidade de buscar sabedoria em Deus.

            Um dos episódios mais marcantes da história de Salomão é quando ele pede a Deus sabedoria. Podendo buscar riquezas, reconhecimento, fama ou qualquer outra coisa, ele não hesita em pedir a Deus sabedoria.
            Se Deus também te perguntasse o que você quer, te dando ampla liberdade de escolher qualquer coisa, o que você pediria? Considere a experiência de Salomão e procure aplicar no seu coração a mensagem que temos aqui.

1) Segundo o texto, de onde veio mesmo a sabedoria de Salomão? O que você acha que é sabedoria?

2) O que estes versículos significam para você?  Tg. 1.5-6

3) Jesus é a própria personificação da sabedoria, como podemos deduzir de Pv. 8. 22-36. Sendo assim, o que mais chama a sua atenção na pessoa de Jesus no que diz respeito a sua sabedoria?

4) Você se considera uma pessoa sábia?

5) Qual a diferença entre a sabedoria do mundo e a sabedoria que vem de Deus? 1ª Co. 3.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário