sexta-feira, 10 de julho de 2015

Boletim Iformativo, 12 de julho de 2015


CONHECENDO UM POUCO DO SENEGAL


  • Capital: Dakar
  • População: 12.860.217 (2008).
  • Grupos étnicos: ulofes (43,3%), fulanis (23,8%), sereres (14,7%), diolas (3,7%), mandingas (3%), outros (11,4%).
  • Principais grupos religiosos: muçulmanos (94%), cristãos (5%), crenças tradicionais (1%).
  • Línguas: francês, wolof, fulani, serere, diola
  • Alfabetização: 39,3% (2002).

            Localizado no continente africano,  o Senegal ocupa uma área de aproximadamente 196,7 mil quilômetros quadrados. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Mauritânia, a leste com Mali, a sudeste com a Guiné e a sudoeste com Guiné-Bissau, além da Gâmbia, que está totalmente inserida no território senegalês.
            A população do Senegal é composta por cerca de 12,8 milhões de habitantes, sendo que a maioria (57,6%) reside em áreas rurais. Dacar, capital nacional, é a cidade mais populosa do país, com 2,8 milhões de pessoas. A religião com o maior número de adeptos é o islamismo, praticado de uma forma peculiar, com base nos ensinamentos do asceta Amadou Bamba.
Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.
            A economia senegalesa é pouco desenvolvida. Os principais produtos de exportação são o fosfato, o amendoim e o pescado. O valor histórico-cultural de algumas cidades do Senegal e as belezas naturais, com destaque para as savanas e as reservas de animais selvagens, têm alavancado o turismo, que passou a ser uma importante fonte de receitas financeiras.

            Ore pelo Senegal, pelo despertamento de novas vocações missionárias e pela vida e ministério do Rev. José Dilson, sua esposa Marli e seus filhos.



Avisos

Sejam Bem Vindos!
Saudamos os nossos irmãos queridos Rev. José Dilson e sua esposa Marli (missionários no Senegal), pregadores de nossa Conferência Missionária. Nossa igreja os recebe na graça e na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e ora para que o Senhor da Seara continue usando os irmãos para honra e glória do Seu Excelso Nome.

Escola Dominical e Culto
Nossa Escola Dominical e nosso culto estão voltando para a temática de Missões. Convide seus amigos para participarem conosco deste momento de despertamento e envolvimento missionário.

Estudo Bíblico na Central
Esse mês os estudos estão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan. Venha participar de nossos estudos bíblicos semanais.

FORMATURA – TURMA DE MEDICINA DA UFU 2015
Parabenizamos nosso irmão Luís Paulo pela conclusão do seu curso de Medicina na UFU. Rogamos ao médico dos médicos, Jesus Cristo, que inspire nosso irmão no exercício do seu ministério médico. A colação de grau será na próxima sexta-feira em Uberlândia, conforme convite dirigido à igreja.

PROJETO ANA
Na próxima terça-feira teremos a reunião de oração do Projeto Ana – Tempo de orar pela família! Venha participar desse momento especial de intercessão pelos nossos lares. Nossa reunião será ás 19:30 horas.

ANIVERSARIANTES

13/07
Fabio da Silva Faustino
Alto da Estação

14/07
Gabriel Augusto dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
16/07
Cleonice Virtude Torres de Sousa
Manancial

18/07
José Antonio Pereira
Matinha
8879-9784
18/07
Andreia Mirelis Silva Barbosa
Filadélfia
8811-4165


Enlace Matrimonial
No próximo sábado as 18:00h teremos o enlace matrimonial da Ana Paula (filha Pr.Gilvanio e Eude) e Helder. Toda Igreja está convidada.




Fórum

Rev. Everton César

JESUS VOLTARÁ EM PODER E GLÓRIA

            Só pode voltar quem já veio.
            A primeira vinda do Rei Jesus foi a maior demonstração de amor da história. Nosso Senhor veio como servo para nos ensinar, e para nos salvar. Seu ministério nos orienta a vivermos o evangelho de forma plena, aprendendo o valor do amor, do perdão, do cuidado e somos lançados diante do maior desafio da história: TRANSFORMAR O MUNDO. Sua morte nos revela o seu imenso amor. Amor incalculável, amor incomparável. Jesus vai para a cruz para pagar por algo que Ele não fez, mas que somente Ele podia pagar. Doou Seu sangue. Sangue de Jesus, símbolo de amor e de perdão. Sua ressurreição revela a Sua divindade, o seu poder sobre a morte, sobre o inferno e na Sua ascensão vem uma declaração que ecoa por todos os ÚLTIMOS DIAS: Ele voltará.

Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem.... e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.30).

Com relação à Parousia ou Segunda Vinda de Cristo podemos dizer:


1) DATA DA SEGUNDA VINDA: Não se sabe a data e todas as tentativas do homem em descobrir esta data estão fadadas ao fracasso. Virá como um ladrão e pegará a todos de surpresa. Por isto temos que estar sempre alertas, atentos e preparados para este momento.

2) SERÁ UMA VINDA PESSOAL: “Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir”. (At 1.11). Jesus os estava deixando e Jesus voltará.

3) SERÁ UMA VINDA VISÍVEL: Vários textos indicam isto; Mt 24.30, Mt 26.64; Mc 13.26, Lc 21.27, At 1.11, Cl 3.4, Tt 2.13, Hb 9.28, Ap 1.7.

4) SERÁ UMA VINDA GLORIOSA E TRIUNFAL: A segunda vinda de Cristo, ainda que pessoal e visível, será muito diferente de Sua primeira vinda. Ele não voltará no corpo de Sua humilhação, mas num corpo glorificado e com vestes reais, Hb 9.28. As nuvens do céu serão a Sua carruagem, Mt 24.30, os anjos o seu corpo da guarda, 2Ts. 1.7, os arcanjos os seus arautos, 1 Ts 4:16, e os anjos de Deus serão o seu glorioso séquito, 1 Ts 3:13; 2 Ts 1:10. Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, triunfante sobre todas as forças do mal, havendo posto todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés, 1 Co 15:25; Ap 19:11-16. (Teologia Sistemática: Louis Berkhof) Algo único, inigualável, maravilhoso. Cristo voltará no fim do mundo com o propósito de introduzir a era vindoura, o estado eterno das coisas, e o fará inaugurando e completando dois eventos formidáveis, que são a ressurreição dos mortos e o juízo final; (Mt 13.49; Lc 9.26; Rm 2.3-16). Quando Jesus anuncia a Sua segunda vinda Ele prepara a igreja para algo que é importante, e junto com o aviso do retorno, vem um recado de alerta. Estejam preparados. Saibam que eu voltarei, mas não direi quando, mas estejam preparados. Eu entendo esta mensagem como se Jesus estivesse querendo nos dizer o seguinte: não coloque os seus olhos no futuro, cuide do seu HOJE, faça o que Eu te criei para fazer, faço o que Eu quero que você faça e seja quem Eu desejo que você seja. A mensagem da Segunda Vinda deve abrir os meus olhos para o presente, para o mundo em que eu vivo, para o período dos ÚLTIMOS DIAS em que estou inserido. Sabemos sobre a segunda vinda apenas o que é preciso saber. Não preciso de especulações e adivinhações. Preciso saber que o meu Senhor veio e voltará. Que voltará em poder e glória em um dia que não sei qual é, e que neste dia os fundamentos da terra serão abalados, meus olhos perceberão, meus ouvidos escutarão e o mundo se transformará. Qual o meu papel até este dia chegar? Viver cheio do Espírito Santo, obedecer todos os mandamentos e estatutos, ser sal da terra, luz do mundo, pedra de passagem e instrumento manuseado pelas mãos de Deus. Devo aguardar este dia, mas viver o presente. Devo saber sobre este dia, para me encher de esperança. Devo saber deste dia, para não duvidar da vitória. Devo saber deste dia, para escrever hoje minha história.




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Rev. Cleverson Gilvan

Texto. Lucas 10.2
Tema: Orando por trabalhadores na Seara

            Nossa Conferência missionária trouxe mais uma oportunidade de refletirmos sobre nosso envolvimento com este aspecto fundamental da vida da igreja. Sabemos que a principal tarefa da igreja é a glória de Deus, mas cremos firmemente que um dos meios de glorificarmos o seu Santo Nome é levando sua mensagem entre as nações – Sl. 96.3.
            Por isso, no estudo dirigido desta semana queremos pensar objetivamente sobre nossa visão missionária e nosso engajamento com esta obra, que não é nossa, mas do Senhor.
            O texto de Lucas 10 fala sobre o envio dos setenta, mas cremos que a semelhança deles e fundamentos também no texto da Grande Comissão de Mateus 28, somos designados por Deus para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz – 1ª Pe. 2.9.
            Sendo assim, considere:

1) O que Jesus disse sobre o nosso campo de trabalho? Que tipo de envolvimento essa dimensão do trabalho requer de nós hoje?

2) Você acredita que é um missionário? Por quê?

3) De que maneira, segundo o texto, podemos fazer para aumentar o número de missionários? Como você tem se envolvido com esta estratégia? Ou como você pode se envolver com ela?

4) O verbo mandar (que mande) em grego ekballo, traz em si a ideia de urgência. Era necessário que os cristãos rogassem ao Senhor que mandassem rápido (como quem joga ou arremessa algo para que chegue mais rápido) os trabalhadores da seara. O que você acha que nossa igreja pode fazer para responder a esta urgência da obra missionária? Após responde esta pergunta você pode encaminhar sua resposta para – cleversongilvan@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário