sexta-feira, 15 de maio de 2015

Boletim Informativo, 17 de maio de 2015

QUALIFICAÇÕES BÍBLICAS DO DIÁCONO
(1Tm 3.8-13)
Rev. Hernandes Lopes

            Depois de elencar as virtudes que devem ornar a vida do presbítero, o apóstolo Paulo passa a falar dos atributos do diácono (1Tm 3.8-13). Muitas das qualificações do diácono são as mesmas do presbítero. O diácono, diákonos, é o servo que coopera com aqueles que se dedicam à oração e ao ministério da palavra. Os primeiros diáconos foram nomeados assistentes dos apóstolos. Há dois ministérios na igreja: a diaconia das mesas (At 6.2,3) e a diaconia da palavra (At 6.4); a ação social e a pregação do evangelho. O ministério das mesas não substitui o ministério da palavra, nem o ministério da palavra dispensa o ministério das mesas. Nenhum dos dois ministérios é superior ao outro. Ambos são ministérios cristãos que exigem pessoas espirituais, cheias do Espírito Santo para exercê-los. A única diferença está na forma que cada ministério assume, exigindo dons e chamados diferentes. Que são as qualificações do diácono?
            Em primeiro lugar, o diácono precisam ser um homem respeitável (1Tm 3.8a).“Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis…”. O diácono precisa ser um homem digno de respeito, de caráter impoluto, de vida irrepreensível, de conduta ilibada.
            Em segundo lugar, o diácono precisa ser um homem de uma só palavra (1Tm 3.8b). “… de uma só palavra…”. O diácono precisa ser um homem verdadeiro, íntegro em suas palavras e consistente em sua vida. Não é um boateiro, dado a mexericos. Não diz uma coisa aqui e outra acolá. Não é maledicente nem joga uma pessoa contra a outra. Tem peso em suas palavras. É absolutamente confiável no que diz.
            Em terceiro lugar, o diácono não pode ser um homem inclinado a muito vinho (1Tm 3.8c). “… não inclinados a muito vinho…”. O diácono deve ser cheio do Espírito (At 6.3) e não cheio de vinho (Ef 5.18). Quem é governado pelo álcool não pode administrar a casa de Deus. A embriaguez e o serviço sagrado não podem caminhar juntos.
            Em quarto lugar, o diácono não pode ser um homem cobiçoso de sórdida ganância (1Tm 3.8d). “… não cobiçosos de sórdida ganância”. O diácono lida com as ofertas do povo de Deus e administra os recursos financeiros da igreja na assistência aos necessitados. Não pode cobiçar o que deve repartir. Não pode desejar para si o que deve entregar para os outros.
            Em quinto lugar, o diácono precisa ser um homem íntegro na doutrina e na vida (1Tm 3.9). “Conservando o mistério da fé com consciência limpa”. O termo “mistério” significa “verdades outrora ocultas, mas agora reveladas por Deus”. O diácono precisa compreender a doutrina cristã, crer na doutrina cristã e viver a doutrina cristã. Sua vida, sua família e seu ministério precisam ser pautadas pela palavra de Deus.
            Em sexto lugar, o diácono precisa ser um homem provado e experimentado (1Tm 3.10). “Também sejam experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato”. Os candidatos ao diaconato precisam ser primeiramente experimentados, passando por tempo probatório. O treinamento precede à escolha e à ordenação. Primeiro a prova, depois o exercício do ministério.
            Em sétimo lugar, o diácono é um homem recompensado por Deus (1Tm 3.13).“Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus”. Jesus foi o diácono por excelência. Ele não veio para ser servido, mas para servir. Nunca somos tão grandes como quando servimos. No reino de Deus maior é o que serve. No reino de Deus quem tem preeminência não são aqueles que os homens exaltam, mas aqueles a quem Deus enaltece.



Avisos

Reunião de Oração
Não se esqueça de orar com seus irmãos. Toda terça-feira temos a oportunidade de dividir nossa vida com irmãos que oram conosco. Participe desse momento de comunhão e crescimento espiritual. Sempre às 19:30 horas.

Reunião do Conselho
Na próxima quarta-feira teremos a reunião do Conselho com todos os Evangelistas. Todos os presbíteros e todos os obreiros da igreja estão convocados para esta reunião às 19:30 horas.

Assembleias Extraordinárias – Atenção Congregações
No mês de maio teremos duas reuniões da nossa Assembleia. A primeira com o propósito de eleger oficiais e a segunda para deliberar sobre a propriedade da Igreja no Marciano Brandão. Agende a data do dia 24 de maio para nossa Assembleia. A reunião será às 19:30 horas e deverá contar com a presença e participação de todas as congregações.

Assembleia Geral Extraordinária 1 – Eleição de Oficiais - CONVOCAÇÃO
O conselho da Igreja convoca todos os membros para Igreja para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 24 de maio, às 19:30 horas para eleição de Oficiais. Vencem os mandatos dos irmãos Pb. Natanael Rodrigues e Diáconos Rubens dos Reis e Carlos Reis Santos

Assembleia Geral Extraordinária 2 – Deliberação sobre Patrimônio do Marciano Brandão - CONVOCAÇÃO
O conselho da Igreja convoca todos os membros para Igreja para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 24 de maio, às 20:15 horas para deliberação sobre o Patrimônio do Marciano Brandão.

Jantar dos Namorados
Vem aí nosso tradicional e surpreendente jantar dos namorados. As vagas são limitadíssimas e o valor é de R$ 60,00 por casal. Reserve já o seu ingresso procurando um dos irmãos do Ministério de Família ou a secretaria da Igreja.

Encontro de Casais em Caldas Novas
Estamos promovendo nosso primeiro encontro de casais em Caldas Novas/GO. Nosso encontro será nos dias 20 a 22 de novembro de 2015. O investimento será de apenas R$ 700,00 por casal (despesas de viagem não inclusas). O preletor será o Rev. Lúcio, pastor da 5ª IPB de Uberlândia. Reserve já sua vaga!

JUNTA DIACONAL
Próximo domingo, após a EBD teremos reunião na sala da Junta. Todos os diáconos estão convocados.


LIÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

Salmo 88

Leitura Semanal:
Domingo – Mateus 6.25-34 – Buscando primeiro Deus
Segunda – Fp. 4.4-8 – Orando na Ansiedade
Terça – 1Pe. 5.6-11 – Entregando a Ansiedade a Deus
Quarta – Sl. 17.1-15 – Espera em oração
Quinta – Sl. 42 e 43 – Confia alma!
Sexta – Sl. 44.23-26 – Será que Deus esqueceu?
Sábado – Sl. 121 – Deus não dorme

Introdução
            A escuridão da alma – Um salmo sobre a desorientação espiritual

1) Será que Deus responde sempre nossos clamores?
2) Será que Deus se esquece dos seus? Como orar diante dessas inquietações?

Aplicação
            A lamentação de um atribulado é para o crente que sabe o que é sofrer continuadamente, mas não desiste da oração e da súplica. Prepare-se para esses momentos. Mantenha-se diante do Senhor com confiança.



ANIVERSARIANTES

17/05
Ester Costa Silva
Alto da Estação
3832-1524
17/05
Maria dos Reis
Alto da Estação

17/05
Ester Costa
Alto da Estação
3832-1524
18/05
Priscila Araujo Faria
Filadélfia

18/05
Sizimo Moreira
Matinha
8818-8185
18/05
Marcos Antonio de Freitas
Alto da Estação

19/05
Nádia Carvalho Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
19/05
José Humberto
Matinha
9906-3328
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
21/05
Claudia Pereira Marques
Central

21/05
Amália de Castro Carneiro
Central
3831-2284
22/05
Neisa Chagas Rodrigues Garcia
Central
8858-5065


SAF
Reunião do Círculo Vida Nova - dia 23/05 na igreja Getsêmane, Esmeril, às 13:00 hs.  Convidamos as SAF´s da nossa igreja e todas as irmãs das congregações a comparecerem. Orem para que seja uma bênção para o nosso crescimento espiritual.Ana Maria Taveira Rodrigues - Presidente da Federação de SAF´s do PAPB

Devocionais – Oficina de Artes
19/05 – Sueli
26/05 – Mizza


Conselho Missionário
  1. Projeto Missionário na Escola Dominical:
a)      Janeiro a Abril – Classe Adolescentes – Rev.Beijamim B. Bernardes
b)      Maio e junho – Classe Primário – Rev.José João de Paula
c)      Julho e agosto – Classe Intermediário – Rev. Júlio Cesar de Melo
d)     Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.MarcoAntonio
e)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
f)       Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.
  1. Reunião do Conselho Missionário no dia 31 de maio, após a Escola Dominical.

Oficina de Artes
Nessa semana teremos uma reunião especial para todas as mulheres da igreja em nossa Oficina de Artes. Na oportunidade receberemos a visita da Dra. Wladia, psicóloga cristã que nos trará uma palestra especial às 14:30 horas. Venha participar conosco!



QUAL É O PAPEL DE UM PRESBÍTERO?

            De acordo com o Novo Testamento, os presbíteros são responsáveis pela liderança e supervisão de uma igreja local. A função e o papel de um presbítero é bem resumida por Alexander Strauch em seu livro Biblical Eldership: “Os presbíteros lideram a igreja [1Tm 5.17; Tito 1.7; 1 Pedro 5.1-2], ensinam e pregam a Palavra [1 Timóteo 3.2; 2 Timóteo 4.2; Tito 1.9], protegem a igreja de falsos mestres [Atos 20.17, 28-31], exortam e admoestam os santos na sã doutrina [1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo 3.13-17; Tito 1.9], visitam e oram pelos doentes [Tiago 5.14; Atos 20.35], e julgam questões doutrinárias [Atos 15.16]. Em terminologia bíblica, presbíteros pastoreiam, supervisionam, lideram e cuidam da igreja local” (16).
            “Presbítero” e “pastor” não são dois ofícios diferentes. Como John Piper argumenta na seção cinco do livreto “Biblical Eldership”, essas são simplesmente duas palavras diferentes para o mesmo ofício. Ele dá três razões. Primeiro, em Atos 20.28, os presbíteros são encorajados nos deveres “pastorais” de supervisionar e pastorear. Segundo, em 1 Pedro 5.1-2, os presbíteros são exortados a “pastorear” o rebanho de Deus que está aos cuidados deles, papel que é de um pastor. Terceiro, em Efésios 4.11, a única vez que a palavra pastor ocorre no Novo Testamento, os pastores são tratados como pertencendo ao mesmo grupo dos mestres. Isso sugere que o papel principal do pastor é alimentar o rebanho por meio do ensino, que é um dos papeis principais dos presbíteros (Tito 1.9). Dessa forma, o Novo Testamento parece indicar que “pastor” é outro nome para “presbítero”. Um presbítero é um pastor, e um pastor é um presbítero.
            Alguns pensam que a Bíblia fala de uma categoria de líderes eclesiásticos acima de pastores/presbíteros, chamados “bispos”. Contudo, a evidência bíblica indica que “bispo” é simplesmente outro termo para presbítero também. Paulo se refere aos presbíteros em Éfeso como “bispos” em seu sermão de despedida de Atos 20.17-35. Da mesma forma, “bispo” em Tito 1.7 parece ser um sinônimo para o termo “presbítero” usado no versículo 5. A maioria dos estudiosos reconhece isso, como J. B. Lightfoot já observou no século 19: “É um fato agora em geral reconhecido por teólogos de todas as matizes de opinião, que na linguagem do Novo Testamento o mesmo ofício na Igreja é chamado indiferentemente de ‘bispo [supervisor]’ (episkopos) e ‘ancião’ ou ‘presbítero’ (presbyteros)” (citado em Strauch, 180).
            John Piper resume o uso dos termos “presbítero”, “pastor” e “supervisor”:
O Novo Testamento refere-se somente uma vez ao ofício de pastor (Efésios 4.11). É uma descrição funcional do papel do presbítero enfatizando o cuidado e a nutrição da igreja como rebanho de Deus; assim com “bispo/supervisor” é uma descrição funcional do papel do presbítero enfatizando o governo ou supervisão da igreja. Podemos concluir, portanto, que “pastor” e “presbítero” e “bispo/supervisor” referem-se ao mesmo ofício no Novo Testamento. Esse ofício permanece ao lado de “diácono” em Filipenses 1.1 e Timóteo 3.1-13 de tal forma a mostrar que os dois ofícios permanentes instituídos pelo Novo Testamento são presbítero e diácono.

Fonte: Desiring God
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto (abril/2013)



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Texto: TIAGO 4.13-17

Baseado no sermão do Rev. Everton César na Igreja Central
           
            Tiago começa o capitulo 4 falando sobre guerra contra Deus, e termina falando sobre a vontade de Deus. Mas os dois temas estão relacionados: quando um crente está fora da vontade de Deus, ele se torna um causador de problemas e não um pacificador.
            Ló se mudou para Sodoma e trouxe problema para sua família. Davi cometeu adultério e também trouxe problema não só pra família como para o seu reino. Jonas desobedeceu a Deus e quase sepultou, no mar, marinheiros pagãos. Em cada caso, houve uma atitude errada em relação à vontade de Deus.
            Que Deus tem um plano para cada um de nossas vidas é uma verdade óbvia. Ele é um Deus de sabedoria e sabe o que deve acontecer e quando deve acontecer.  E, como um Deus de amor, Ele sempre deseja o melhor para Seus filhos. Muitos cristãos olham para vontade de Deus como remédio amargo que se tem que tomar, ao invés de vê-la como uma evidência graciosa do seu grande amor.

a.       Como você pode evitar colocar Deus de lado quando planeja sua vida?

b.      Leia o Salmo 39.4-6. O que esses versos ensinam sobre a vida neste mundo?
c.       Orgulho, crítica e autoconfiança andam sempre juntos. Segundo Tiago vem tratando em todo o capitulo 4, qual o remédio pra estes mundanismos dentro da igreja? (vv. 6-10; 14-15)
d.      Reflita: Você tem feito seus planos sem orar ou sem buscar “a mente” de Deus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário