sexta-feira, 8 de maio de 2015

Boletim Informativo, 10 de maio de 2015


Alguém muito especial
Rev. Cleverson Gilvan

            Mãe é sempre alguém muito especial. Aliás, perdoem-me a redundância, porque ela já traz no nome a capacidade de ser fundamental e sempre necessária, já que é quase sempre o primeiro nome que se chama quando se clama por um carinho, um sorriso, um abraço e especialmente um socorro.
            Assim creio que a vida de uma mãe é mais do que simplesmente uma vida. Ela é uma dádiva compartilhada com aqueles que, sem ela, seriam errantes pelos caminhos da vida. Por isso creio que Deus constituiu mães como socorristas, como pessoas que vivem dispostas a se entregar na certeza de que quase nunca poderão receber de volta, pelo menos não na mesma intensidade, aquilo que realmente elas são capazes de oferecer, ou seja, a sua própria existência.
            Rico, portanto, é aquele que tem a graça de poder contar a sua história a partir da doação e a da dedicação que recebeu de sua mãe. Aquela que não dormiu, inúmeras vezes orando e intercedendo pelo bem estar de sua casa. Aquela que não mediu esforços para fazer inclusive aquilo que ela não sabia que era impossível. Aquela que amou totalmente dando a própria vida até mesmo enquanto perdia um pouco da sua. Rico, é aquele que pode olhar para sua história percebendo que em todas as páginas há uma assinatura inconfundível que significa apoio, amor, entrega e fidelidade.
            Li que Ter mãe é ter abrigo, aconchego, segurança, ter colo sempre. É poder sonhar, ter esperança, ter afeto, conhecer o amor, a ternura, o rosto de Deus , a bondade, a renúncia, a tolerância, a paciência e o perdão. Por isso, perdê-la é tão difícil. Paul McCartney falando sobre a inspiração de uma das músicas mais famosas dos Beatles disse que quando cantava pensava na sua mãe. A letra dizia: Por que ela teve que ir eu não sei / Ela não disse /Eu disse algo de errado agora sinto tanta falta / Do dia de ontem. E isso me faz pensar na importância de rendermos graças a Deus pela vida delas demonstrando constantemente o quanto nós a amamos. E que seja assim para não precisarmos simplesmente cantar como Paul:
            Yesterday!!!!! Mas podermos louvar a Deus hoje pela vida daquelas que Deus colocou em nosso caminho. Que Deus abençoe a todas as mães da Igreja Presbiteriana de Patrocínio!

Avisos

Assembleias Extraordinárias – Atenção Congregações
No mês de maio teremos duas reuniões da nossa Assembleia. A primeira com o propósito de eleger oficiais e a segunda para deliberar sobre a propriedade da Igreja no Marciano Brandão. Agende a data do dia 24 de maio para nossa Assembleia. A reunião será às 19:30 horas e deverá contar com a presença e participação de todas as congregações.

Assembleia Geral Extraordinária 1 – Eleição de Oficiais - CONVOCAÇÃO
O conselho da Igreja convoca todos os membros para Igreja para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 24 de maio, às 19:30 horas para eleição de Oficiais. Vencem os mandatos dos irmãos Pb. Natanael Rodrigues e Diáconos Rubens dos Reis e Carlos Reis Santos

Assembleia Geral Extraordinária 2 – Deliberação sobre Patrimônio do Marciano Brandão - CONVOCAÇÃO
O conselho da Igreja convoca todos os membros para Igreja para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 24 de maio, às 20:15 horas para deliberação sobre o Patrimônio do Marciano Brandão.

Reunião de Oração
Nesta terça-feira teremos nossa reunião de oração. Participe conosco!

Estudo Bíblico
Estamos estudando sobre a família. Toda quinta-feira temos tido a oportunidade de discorrer sobre esse tema.

Lição classe de Adultos – Igreja Central – 10/05/2015

As providências de Deus na História do seu povo
Texto – Salmo 78

Introdução –
Deus como sustentador absoluto mantém o seu povo no decorrer da história.

I-Grandes maravilhas realizadas por Deus
- Manifestações da graça divina na experiência do povo escolhido
- Louvor e gratidão do povo pelos benefícios usufruídos

II-Disciplinas divinas na vida dos desobedientes
- Correções para doutrinar o povo
- Punições aos desobedientes
- Lições gerais para o nosso aprendizado

III-Escolhidos de Deus são usados por Ele
- Famílias designadas para missão específica
- Pessoas ministradoras da vontade de Deus

Conclusão/Aplicação
Deus se revelou a nós
Devemos crescer no conhecimento e graça de Deus
Somos testemunhas dos grandes feitos de Deus

Versículos de meditação semanal –
Domingo – Gn.4:25-26
Segunda – Ex.12:1-28
Terça – Dt.6:1-2
Quarta – Sl.22:30-31
Quinta – Sl.40:5
Sexta – Lc.24:35
Sábado – Lc.8:35-39.

Pedido de Intercessão
D. Irene Chaves pede a Igreja que esteja intercedendo pela vida do Pastor e médico Helder Castro de Bastos que mora em Uberlândia.


ANIVERSARIANTES

13/05
Gilson Antonio Borges
Central
3832-7281
14/05
Paula Maria Gomes
Central
3832-5576
15/05
Vânia Aparecida Luciano de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
15/05
LethíciaBouzan Rodrigues
Central
3831-2548


Devocionais – Oficina de Artes
12/05 – Odete
19/05 – Sueli
26/05 – Mizza


Conselho Missionário
  1. Projeto Missionário na Escola Dominical:
a)      Janeiro a Abril – Classe Adolescentes – Rev.Beijamim B. Bernardes
b)      Maio e junho – Classe Primário – Rev.José João de Paula
c)      Julho e agosto – Classe Intermediário – Rev. Júlio Cesar de Melo
d)     Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.MarcoAntonio
e)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
f)       Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.
  1. Reunião do Conselho Missionário no dia 31 de maio, após a Escola Dominical.

SAF – Alto da Estação
Sábado, dia 16 de maio  haverá reunião departamental na residência de nossa irmã senhora Vânia Aparecida Luciano, às 19:30h. O endereço de nossa irmã é: José Luiz da Silva, 188, bairro São Judas. Todos estão convidados a participarem.

Cheirinho de neném
Nasceu o Pedro Augusto, filho da nossa irmã Maraisa e Guto. E também o Miguel, filho dos irmãos Marco Túlio e Vanessa. Deus abençoe ricamente essas famílias queridas.


A FAMÍLIA É DE DEUS!
Nina Targino

            A família, pai, mãe e filhos é o bem mais precioso que Deus nos deu. Não podemos levá-la de qualquer jeito, seja por uma posição na sociedade, sucesso na profissão, dinheiro, poder, por nada devemos deixá-la em segundo plano. Precisamos entender que tudo o que diz respeito a nossa vida passa pela família, uns dependem dos outros. Qualquer inversão nesses valores traz consequências terríveis e o preço a ser pago é alto demais.
            O grande desafio do homem e da mulher pós moderno que formam uma família é a criação dos filhos. O mundo evolui numa velocidade alucinante o que aumenta o choque entre as gerações. Claro que antes também acontecia esse choque, mas as idéias, os valores, as informações, a vida enfim, passava mais devagar, o mundo era mais distante. Hoje não, a globalização diminuiu o mundo, aproximou as pessoas, barreiras foram derrubadas em todos os sentidos, o mundo entra na nossa casa, para o bem e para o mal. Faz parte da missão do pai e da mãe estarem atentos e ter muita sabedoria para acompanhar a velocidade da evolução.
            A missão dos pais começa em casa. E quando se trata de pais cristãos que temem a Deus, a responsabilidade é muito maior. Os filhos precisam ser ensinados nos caminhos do Senhor e não há outra maneira de ensiná-los nesse caminho a não ser caminhando junto com eles. O que os pais fazem vai ficar marcado para sempre na vida da sua família. Se servirem a Deus diligentemente é isso o que os filhos vão ler, se servirem a Deus de qualquer jeito, é isso também que eles vão ler, e imitar. No livro de Juízes tem um alerta importante que nos dá respaldo para o a preocupação de hoje: “Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos... Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que Ele havia feito por Israel.” (Juízes 2:8-10). Faltou quem compartilhasse, quem ensinasse no caminho por onde eles deveriam andar.
            Em outro livro da Bíblia, em Jó 1.5, vemos a grande preocupação de um pai em relação aos filhos com Deus. Ele tinha o cuidado, depois das festas, de chamá-los para que se purificassem e ainda oferecia holocausto em nome de cada um, caso houvessem pecado. E diz mais, que ele fazia isso constantemente, era um procedimento habitual. O maior investimento que os pais podem fazer na vida dos filhos é ensiná-los quem é o Senhor. Esse conhecimento vai fortalecer a fé deles por toda a vida e ajudá-los a tomar decisões certas.
            Outro ponto importante para a família é a sua proteção. Os pais são os vigias que Deus colocou sobre os filhos para defendê-los de ataques daqueles que querem capturá-los. A Bíblia fala que o mundo jaz no maligno e também que é preciso ter cuidado com o inimigo que comparado a um leão está ao derredor buscando a quem tragar. A intercessão pela família ergue um muro de proteção ao seu redor porque só Deus é refúgio e proteção, Ele é quem livra do homem mau e traiçoeiro e é capaz de dar cobertura final a qualquer tipo de segurança que tenhamos planejado. Como uma liga de aço, a proteção do Senhor envolve, veste como uma armadura e livra dos ataques do inimigo.
            Toda família plantada e regada com amor permanece. Primeiro pelo amor de Deus e segundo pelo amor entre seus membros. É a casa construída sobre a Rocha, vem os ventos, as tempestades, mas a casa não cai porque Deus a segura. Se cremos que a nossa vida está nas mãos de Deus então nossa família também está. Confiando no Senhor vamos deixá-Lo dirigir os nossos passos e encher o nosso coração de esperança pelo futuro.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Juízes 5.6-7

Tema: Socorrendo nossos lares – O exemplo de Débora para as mães de hoje

            Como não se emocionar ao falar de mãe? Isto é simplesmente impossível! Cada um de nós sempre tem uma história doce pra contar que, lá no fundo, sempre dá um nó na garante, afinal de contas estamos diante de uma das maiores bênçãos que Deus nos deu – mãe!
            Contudo, num mundo tão carente de referências boas, é sempre bom voltar para as Escrituras para reconhecer o lugar, o valor e o ministério que Deus tem dado às mulheres, especialmente a mães, como Débora. Mães, que em tempos de crise, podem desempenhar papéis importantes na reestruturação da família.
            Desejamos, ardentemente, que nossas mães sejam tão importantes para suas casas como Débora foi para Israel. Por isso, medite nesse tema com todo carinho e atenção que ele merece.

1) Deus constituiu as mulheres como auxiliadoras, mas isso nunca as diminuiu. Pelo contrário, isso lhes deu a graça de refletirem, de modo muito particular, Deus na família. Então, como Deus nos ajuda e nos auxilia, assim também as mulheres o fazem no cumprimento de sua missão de mãe. Você acredita que a Bíblia menospreza o papel da mulher na família e na sociedade? Por quê? 

2) Débora era uma juíza que serviu a Israel durante uma grave crise de liderança em Israel. Aqueles que foram chamados para liderar (homens), simplesmente se omitiram. Desse modo, ela se levanta para envergonhar os que negligenciavam o seu ministério e ao mesmo tempo para encorajá-los a assumir seus postos – Jz. 4.6. Sendo assim, de que maneira as mulheres cristãs podem ajudar seus maridos a assumirem suas responsabilidades?

3) No cap. 5.7 Débora diz que se levantou por mãe em Israel e ela amou profundamente o seu povo. Fale sobre a missão e o amor de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário