sexta-feira, 17 de abril de 2015

Boletim Informativo, 19 de abril de 2015

POR QUE A IGREJA DEVE ORAR?
Rev. Hernandes Lopes

            A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. É entrar na sala do trono e falar com aquele que tem as rédeas da história em suas mãos. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. A oração move o braço daquele que governa o universo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito, porque nada é impossível para Deus. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Uma igreja de joelhos tem mais poder do que um exército. Destacaremos três pontos para nossa reflexão.
            Em primeiro lugar, pela oração Deus traz grandes livramentos ao seu povo.Israel estava no cativeiro, debaixo da chibata dos egípcios, com os pés no barro e as costas esfoladas. O povo clamou a Deus e Deus viu, ouviu e desceu para libertá-lo da escravidão. Pedro estava preso, na prisão máxima de Herodes, sob forte vigilância de escolta policial, aguardando o final da Páscoa para ser executado. Havia, porém, oração incessante da igreja em seu favor. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu: Pedro foi solto e Herodes foi morto. Quando a igreja ora, os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.
            Em segundo lugar, pela oração Deus cura os enfermos. Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Assim como Jesus, em seu ministério terreno, levantou os paralíticos, curou os cegos e purificou os leprosos, assim também, hoje, ele cura os enfermos em resposta às orações da igreja. Devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me”. Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.
            Em terceiro lugar, pela oração Deus fortalece sua igreja com poder. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Precisamos ter luz na mente e fogo no coração. Não basta apenas proferir a Palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus.        Não basta conhecer a respeito de Deus, é preciso ter intimidade com Deus. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. A pregação é lógica em fogo. O pregador precisa arder. Precisa pregar no poder do Espírito e em plena convicção. O apóstolo Paulo disse que a sua palavra e a sua pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. Que a igreja se desperte para oração e que por meio da oração humilde, fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito caiam sobre nós, trazendo restauração para a igreja e salvação para os perdidos.

Avisos

Encontrão 1º de Maio
Este ano o Encontrão será na cidade de Monte Carmelo. Os irmãos que estão interessados em participar dessa grande festa da família presbiteriana de nossa região, devem dar seus nomes na secretaria para verificarmos a possibilidade de alugarmos um ônibus para participarmos do Encontro.

Reunião de Oração
2 Crônicas 6:40  “Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar.”. Venha orar também! Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.


UPA Central
Segue em anexo, arquivo com as programações do restante do Semestre da UPA. Tínhamos combinado dos secretários enviarem semanalmente as programações da outra semana para sair no boletim, porém não está funcionando. Portanto, peço q, se possível, criem um campo (no estilo da Junta Diaconal e Aniversariantes da semana) com a tabelinha MENSAL das programações da UPA de forma fixa. Quando for na última semana, muda pro mês seguinte...
Nesse boletim, sai apenas o restante de abril e a partir da semana q vem, do mês de maio...


Junta Diaconal
Nossa reunião, extraordinariamente, ficou marcada para o último domingo do mês de abril. E nesse mês será uma reunião de confraternização, com um delicioso almoço na casa do nosso irmão, Diácono Luiz e Cleusa. Todos os diáconos e familiares estão convocados!!!

CULTO MISSIONÁRIO NA MATINHA
Hoje a noite alguns irmãos do Conselho Missionário, acompanhados do Rev. Cleverson, participarão do culto missionário na Congregação da Matinha. Ore para que Deus nos dê a graça de participarmos mais fervorosamente desta grande obra.

Estudo Bíblico
Toda quinta-feira temos a oportunidade de estudar as Escrituras. Deus tem nos dado excelentes oportunidades de aprendizado. Separe esse dia para estudar a Palavra também.

Aniversariantes
19/04
Eloina Mendes Pereira
Central
3831-5775
19/04
Moisés José de Oliveira
Central
3832-1994
19/04
José de Arimatéia Neves
Central
3831-3474
19/04
Zélia Borges de Souza Silva
Filadélfia
3832-4375
21/04
Clennier Faiety Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
23/04
Vicentina A. dos Reis Botelho
Filadélfia
8865-5336
23/04
Cristiane Ap. Bouzan Gonçalves
Filadélfia
3832-0047
23/04
Debora da Silva Rocha Santos
Filadélfia
8842-5596
24/04
José Maurício Botelho
Filadélfia
8865-5336
25/04
Wesley Eduardo Nunes Araujo
Central
9196-8602
25/04
Lavinea Wenceslau Araujo
Alto da Estação



Escala do Chá após Culto Vespertino
19/04 – Carlos e Aline
17/05 – Tadeu e Kátia

Enlace Matrimonial
            Próximo sábado teremos o casamento dos nossos irmãos André Luiz e Daniela as 19:30h em nossa igreja. Toda igreja está convidada.

Departamental SAF Central
Na próxima sexta-feira teremos nossa reunião departamental na casa da sócia Gerônima. Todas as irmãs estão convidadas.

Executiva  e Plenária SAF Central
No dia 26/04, às 19:00 horas reunião da executiva e às 1930 horas, reunião plenária. Todas as sócias estão convocadas.



CONGREGAÇÃO DO ALTO DA ESTAÇÃO
SAF
Quarta feira, dia 22 de abril  haverá reunião departamental na residência de nossa irmã senhora Maria da Conceição, às 19:30h. O endereço de nossa irmã é: Rua João Moreira Caldeiras, 65, bairro São Francisco. Todos estão convidados a participarem.

CONVITE
No próximo domingo, dia 26 de abril, estaremos comemorando mais um aniversário de nossa congregação. Convide seus amigos e familiares para participarem conosco deste momento festivo em que louvaremos e agradeceremos a Deus pelo sustento que ele tem nos concedido no decorrer dos anos.

PROJETO INFANTIL
Pra honra e glória do nosso Deus, esse projeto tem crescido a cada dia mais. No entanto, pedimos que cada um continue orando a Deus para que ele continue nos abençoando para que possamos abençoar as crianças que ele mesmo tem direcionado para este trabalho.



HOMEM: A MORADA DE DEUS
A. W. Tozer

No profundo interior de cada homem há um lugar sagrado e privado onde habita a misteriosa essência de seu ser. Este profundo lugar é, na realidade, uma parte no homem sem referência a qualquer outra parte da complexa natureza do homem. Ela é o "Eu Sou" do homem, um dom do EU SOU que o criou.

O EU SOU que é Deus não é derivado de ninguém e é auto-existente; o "Eu Sou" que é homem é derivado de Deus e dependente cada momento de Seu criativo fiat para continuação de sua existência. Um é o Criador, Altíssimo sobre todos, ancião de dias, habitando na inacessível luz. O outro é uma criatura e apesar de ser mais privilegiado do que outras, ainda é apenas uma criatura, um pensionista da generosidade de Deus e um suplicante diante de Seu trono.

O profundo na entidade humana do qual falamos é chamado nas Escrituras de o espírito do homem. "Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:11). Como o autoconhecimento de Deus repousa no eterno Espírito, assim também o autoconhecimento do homem é por seu próprio espírito, e seu conhecimento de Deus é pela direta impressão do Espírito de Deus sobre o espírito do homem.

A importância de tudo isto não pode ser superestimada à medida que pensamos, estudamos e oramos. Ela revela a essencial espiritualidade da humanidade. Ela nega que o homem é uma criatura que possui um espírito e declara que ele é um espírito que tem um corpo. O que o faz ser um ser humano não é seu corpo, mas seu espírito, no qual a imagem de Deus originalmente repousa.

Uma das declarações mais libertadoras no Novo Testamento é esta: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". (João 4:23,24) . Aqui a natureza da adoração é mostrada sendo completamente espiritual. A verdadeira religião é despojada de dieta e dias, de vestuários e cerimônias, e posta onde ela começa - na união do espírito do homem com o Espírito de Deus,

Do ponto de vista do homem a perca mais trágica na Queda foi a desocupação deste santuário interno pelo Espírito de Deus. No remoto - no oculto centro do ser do homem há uma sarça adaptada para ser a morada do Deus Triuno. Ali Deus planejou descansar e arder com fogo espiritual e moral. O homem por seu pecado perdeu este indescritível privilégio e deve agora habitar sozinho ali. Tão intimamente privado é o lugar que nenhuma criatura pode penetrar; ninguém pode entrar, exceto Cristo; e Ele entrará somente por um convite da fé. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20).

Pela operação misteriosa do Espírito no novo nascimento, o que é chamado por Pedro de "natureza divina" entra no profundo - no centro do coração do crente e estabelece morada ali. "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele", porque "o Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:9,16). Tal é um verdadeiro Cristão, e somente tal é. Batismo, confirmação, o recebimento dos sacramentos, membresia de igrejas - estes não significam nada, a menos que o supremo ato de Deus na regeneração também ocorra. As exterioridades religiosas podem ter um significado para a alma habitada por Deus; para quaisquer outros elas não são somente inúteis, mas podem realmente se tornar armadilhas, ludibriando-os a um falso e perigoso senso de segurança.

"Guarda com toda a diligência o teu coração" é mais do que um sábio provérbio; ele é uma solene ordenação posta sobre nós por Aquele que mais se importa conosco. Para isto nós devemos dar a mais diligente atenção a fim de que não tropecemos a qualquer hora.




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Baseado no sermão do Rev. Everton César na Central

Texto: Tiago 4.11-12

Quando as pessoas são mundanas no seu modo de pensar e, somando-se a isto, orgulhosas, elas são, freqüentemente, rápidas em julgar os outros. O conflito entre os cristãos, em Tiago, teve sua origem no julgamento e maledicências que faziam uns dos outros. Aqui está a língua novamente! (Tg 1.19-20,26 e 3.5-6). Quantas igrejas foram divididas e desgraçadas por línguas odiosas e críticas! A Bíblia nos ensina que devemos ter discernimento cristão (1Ts 5.21-22; 1Jo 4.1-6), mas isto não significa que podemos julgar os corações e motivos dos outros. Em Mt 7.1-5, Jesus ensina que os crentes têm o direito de ajudar os outros a vencer seus pecados, mas devem julgar sua própria pecaminosidade. Se eu tenho uma trave no meu olho, que direito eu tenho de criticar o homem que tem um grão de poeira nos olhos? E eu não posso ver claramente para ajudá-lo até que primeiro cuide de minhas próprias necessidades. Quando julgamos outros cristãos sem amor e misericórdia, estamos nos tornando legisladores; e Deus é o único legislador. Se todos nos devotamos a obedecer à palavra e não a investigar para ver quão bem os outros a obedecem, nossas igrejas teriam harmonia e paz. Tiago sugere no verso 12 que somente um com o direito de julgar é o mesmo com poder para punir – isto é, Deus.

1. O que é julgar no texto de Tiago?
2. Porque julgar é um pecado tão sério?
3. Porque julgamos a Lei quando falamos dos outros (v.11)? 
4. O que Tiago quis dizer com as palavras do verso 12, “... pode Salvar e fazer Perecer: “Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo”?
5. Leia 1Jo 2.8-11. Verifique a veracidade do seu Cristianismo a partir deste texto.






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário