sexta-feira, 20 de março de 2015

Boletim Informativo, 22 de março de 2015

REFERÊNCIAS ESPIRITUAIS
Rev. Cleverson Gilvan

            As referências que temos são fundamentais para que entendamos as ideias que nos são comunicadas. Assim, se não fosse a TV, seria impossível para nós, brasileiros, entender o que o autor do hino estava dizendo quando nos convidou a cantar: “Alvo mais que a neve”. Morando num país tropical, especialmente na região sudeste, o mais perto que a gente chega da neve é quando abre o freezer. Como as referências são importantes!
            Mas, você já parou para pensar nas tuas referências espirituais? O que dá sentido a tua vida religiosa? O que dá sentido a tua busca de Deus?
            As Escrituras ensinam que somos habitados por Deus. Foi Jesus quem declarou isso: João 14:23  “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”. Deste modo, toda experiência espiritual do cristão se dá a partir do relacionamento que Ele tem com Deus habitando nele. ELE é a nossa referência!
            Com isto somos desafiados a viver uma vida cada vez mais conformada com a dele. O que nós temos de ser é revelado por Ele mesmo, a quem conhecemos pelo som familiar de sua voz - João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 
            Aliás, é importante observar ainda, que um cristão verdadeiro não apenas reconhece Cristo como sua referência, como também deseja cada vez mais uma influência mais profusa dele em sua vida. Por isso o salmista declarou: Salmos 63:1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água
            Por isso, ore a Deus neste dia para que você seja cada vez mais cheio de sua graça e para que Ele seja a tua referência em cada expressão da tua vida.


Avisos

Estudos Bíblicos
Participe dos nossos estudos bíblicos semanais. Nesta quinta-feira e durante o mês de abril, nossos estudos estarão sob a responsabilidade do Rev. Everton César. Deus nos tem dado grandes oportunidades de crescimento.

Reunião de Oração
Você já reservou um horário de oração com os seus irmãos para esta semana? Sugerimos a você que participe conosco deste momento ímpar. Estamos reunindo toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.

Celebração da Ceia nas Congregações – Alto da Estação e Matinha
Pela manhã Ceia será celebrada na Congregação do Alto da Estação e no próximo domingo na Congregação da Matinha.


Coral
Hoje haverá ensaio geral para a Programação de Páscoa as 17:45h na I.P. Vila Constantino. Pedimos aos coristas que não faltem.

Aniversariantes
22/03
Neide Elizabete F. A.Rodrigues
Central
3831-4538
24/03
Heitor Martins de Oliveira
Manancial
3831-8405
24/03
Maria Dulce Sousa Santos
Manancial

24/03
Jander Reis Batista Fernandes
Alto da Estação

25/03
Mirella da Silva Lisboa
Alto da Estação

27/03
Wanderley Rodrigo dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
27/03
Maria Madalena das Dores Silva
Alto da Estação
9116-7448
27/03
Elen Bouzan Rodrigues
Central
3831-2548
27/03
Kátia Beatriz C. Silva
Filadélfia
3831-4076
28/03
Thalys dos Reis Guimarães
Central
3832-6958
28/03
Elizangela
Matinha



Culto nos Lares
Próxima sexta-feira (27/03) as 19:30h teremos o culto na casa da Dra. Adriana. O endereço é rua Cassimiro Santos, 790 – centro.

REUNIÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA DOMINICAL
No próximo dia 28/03 teremos uma reunião com todos os professores que lecionaram no primeiro semestre de nossa Escola Dominical. Todos os professores estão convocados!

PROFESSORES PARA A ESCOLA DOMINICAL – 2º TRIMESTRE
Se você deseja participar do ministério da Escola Dominical como professor, procure nossas irmãs Jane e Milca e converse sobre como você pode trabalhar na nossa Escola.

UPA
Próximo sábado teremos um picnic na casa do Clever, pai da Maria Eduarda das 13 às 18h. O endereço é Rua Coronel José Feliciano, n 1755 - Bairro Santo Antônio. É a rua paralela ao Bretas e Camisa 10, só que é contramão ir sentido Centro/Santo Antônio. Os que sabem onde é, podem ir direto. Para os que não sabem onde é, nos encontraremos na igreja 12:40h para irmos todos juntos.
 



ESCALA DA OFICINA DE ARTES

4ͣ terça de março
Mizza

Abril de 2015
1ͣ terça
Ana Maria Taveira
2ͣ terça
Odete Chagas
3ͣ terça
Milca
4ͣ terça
Gerônima


Congregação Presbiteriana
Alto da Estação

1. SAF.
Dia 25 de março (quarta feira), estaremos realizando uma visita ao nosso evangelista, às 14:30h. O endereço é: Rua Presidente Vargas, 2145, bairro São Francisco.


2. Culto no lar.
Dia 25 de março (quarta feira), estaremos realizando um culto na residência de nossa irmã Vânia Aparecida Luciano de Oliveira. O endereço é: Rua José Luiz da Silva, 188, bairro São Judas. Todos estão convidados a participar juntamente conosco, às 19:30h.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Texto: Tiago 4.7-10

            Rebelião contra Deus é algo muito sério. O diabo é o maior rebelde de todos os tempos, e busca assim persuadir o povo de Deus a se juntar a ele em rebelião. Se, portanto, nos rebelarmos contra Deus, estaremos nos submetendo ao diabo.
            O que estamos fazendo?  A resposta é tão clara como o sol do meio dia: pare de se submeter ao diabo e passe a se submeter a Deus! Se resistirmos ao diabo, ele fugirá. Se nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximará de nós! Veja, o diabo não é nada mais do que um covarde. Quando ele vê o povo de Deus procurando estar mais perto de Deus, ele foge!
            Não há coisa mais urgente e importante pra nós do que nos aproximarmos de Deus. Se formos realmente sinceros, teremos que afirmar que estamos mais voltados para o diabo e com nossas costas voltadas pra Deus. É tempo de inverter tudo isto. É tempo de voltarmos nossas faces pra Deus e nossas costas para o Mal.
            Nós, rápida e prontamente, concordamos que precisamos nos aproximar do SENHOR, mas estamos fazendo isto? Nossa tendência é nos aproximar com os nossos lábios, mas não com o nosso coração (Mt 15.8)!
            A próxima ênfase de Tiago nos mostra de modo claro e poderoso que aproximar de Deus é muito mais do que meramente balbuciar algumas palavras. Esta ênfase é a segunda parte de sua cura para o mundanismo.

1. Leia João 8.44; 1 Pedro 5.8; Apocalipse 12.9. Por quais nomes Satanás é chamado nestes versos?
2. O que Tiago quer de nós dos versos dos versos 7-10?
3. Leia Efésios 6.10-20. Qual estratégia Paulo oferece na luta contra o Mal? 
4. O que você pode fazer para limpar, purificar sua mente, vontade e afeições?
5. O que a palavra ‘arrepender-se’ significa para você?


Fórum


O QUE FAZ O DIABO ROER AS UNHAS?
Publicado em 13/11/2014 por Daniel Santos Jr

            Numa visita que fiz setembro passado ao Museu Ashmolean em Oxford, deparei-me com esta escultura inusitada do diabo assentado sobre uma rocha e roendo as unhas. Isso é um sinal de ansiedade, pensei. O que poderia estar causando ansiedade no diabo? A primeira coisa que me veio à mente foi a ocasião quando Deus provocou o diabo para olhar com mais atenção a vida de Jó. Por que alguém faria isso? Pior: Por que alguém provocaria o diabo para atentar para a vida e a piedade de alguém fazendo o melhor que pode para andar de maneira íntegra diante de Deus? Isso parece mesmo uma brincadeira de muito mal gosto para se fazer com qualquer um, muito mais com um amigo que tem andado de maneira justa e reta.
            Por mais estranho que isso possa inicialmente parecer, eu creio que aquilo que Deus fez com Jó foi mais ou menos por este caminho. Veja só: Nós lemos no livro de Jó que no dia em que os filhos de Deus vieram para apresentar-se, veio também satanás no meio deles; aparentemente com a mesma finalidade, a saber, apresentar-se diante de Deus. Por que eles tinham que se apresentar diante Deus ou o que eles deveriam apresentar eu não faço a menor ideia. Todavia, foi nesta ocasião que Deus iniciou a provocação ao diabo em relação à integridade de Jó, com as seguintes palavras: “Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8). Se você não acha que isto foi uma provocação, permita-me parafrasear a pergunta de Deus com um pouco do que eu creio ter sido o espírito do momento: “Então, Satanás (lit. acusador), o que foi que você fez hoje? Contra quem será a sua acusação hoje? [Silêncio] Eu sei o que está te matando de ansiedade. Você não consegue engolir o fato de meu servo Jó ter aprendido a interceptar e fugir de todas as ciladas que você armou para ele, é ou não é? E não há nada que você possa fazer a esse respeito! ” Ora, mesmo que isto fosse verdade, não há razão para Deus estar esfregando na cara do diabo que Jó aprendeu a se desviar do mal. Isso é provocação. E foi Deus quem começou. Por que ele está fazendo isso?
            Eis aqui algumas lições que tenho aprendido com este episódio. A provocação ao diabo trouxe à tona a principal ênfase do livro – motivação. Ao provocar o diabo desta maneira, Deus criou uma experiência de aprendizagem que beneficiaria muitas gerações por vir, desafiando-as a pensar mais seriamente sobre os motivos porque tememos a Deus. Para Satanás, a piedade de Jó não passa de uma barganha, mas já que ele não pode dizer isso (com estas palavras) a Deus, ele disse: “Porventura, Jó teme a Deus sem interesse? Acaso, não colocaste uma cerca ao redor dele, da sua casa e de tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
            Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face” (Jó 1:9-11). Em outras palavras, satanás não está convencido da motivação genuína de Jó; ele acha que Jó está na verdade “usando Deus” para proteger seu patrimônio. Assim sendo, satanás estaria “oferecendo a Deus a oportunidade” de ver com seus próprios olhos que a piedade de Jó não passa de uma manipulação. Se colocado a prova, Jó reagiria de modo bem diferente, satanás acredita.
            Eu não sei o que você acha de tudo isso, mas para mim toda essa situação, se confirmada, acaba afetando mais Deus e Jó do que satanás. Dizer que a integridade de Jó não passa de manipulação é uma acusação grave contra o servo do Senhor. E não apenas isso. Se olharmos pelo outro lado, a proposta de satanás é também uma acusação grave contra Deus, pois que Deus é esse que não consegue distinguir manipulação da verdadeira adoração? Eu não me surpreendo com a audácia de satanás; eu não esperaria menos dele. Sua proposta está equivocada. Entretanto, eu preciso perguntar: Satanás realmente precisava conhecer ou queria conhecer a motivação de Jó? Não. Deus precisava desta “oportunidade” para descobrir se a integridade de Jó era apenas uma manipulação? Não. Havia alguma coisa na vida de Jó, até este ponto, que justificasse ele ser testado da maneira que foi? Não. Na verdade Deus disse isso mais adiante: “Eu concordei em testá-lo mesmo sabendo que não havia razão para isso” (Jó 2:3 [tradução minha]).
            Por que, então, Deus concordou em testá-lo por duas vezes? Por que ele permitiu que satanás lhe afligisse com tumores malignos da planta dos pés até o topo da cabeça? Deus quer que conheçamos e pensemos mais seriamente sobre nossas motivações. O que fazia satanás roer as unhas não era a integridade de Jó, mas a possibilidade dele estar fazendo isso pelas motivações corretas. Moral da história: Satanás não precisa destruir nossa integridade nem impedir que andemos de forma reta e justa diante de Deus. Tudo o que ele precisa é convencer-nos a buscar estas coisas com uma motivação errada. Se ele conseguir isso, o resto nós acabamos de destruir com nossas próprias mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário