sexta-feira, 6 de março de 2015

Boletim Informativo, 08 de março de 2015

O Verdadeiro Amor Cristão
por
Arthur W. Pink


            O amor é a Rainha das graças cristãs. É uma santa disposição nos dada quando nascemos de novo de Deus. É o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. O verdadeiro amor espiritual é caracterizado pela mansidão e ternura, todavia, é vastamente superior às cortesias e bondades da carne.
            Devemos ser cuidados para não confundir sentimentalismo humano, alegria carnal, amabilidade e afabilidade humana com o verdadeiro amor espiritual. O amor que Deus ordena, primeiramente para com Ele e então para com os outros, não é o amor humano. Não é um amor indulgente e egoísta, o qual já está em nós por natureza. Se indulgentemente permitirmos que nossas crianças cresçam com pouca ou nenhuma disciplina, Provérbios claramente diz que não as amaremos, a despeito da sentimentalidade humana e da afeição que podemos sentir por elas. O amor não é um paparicar sentimental de um para com o outro, com uma indiferença para com o nosso andar e obediência diante do Senhor. Encobrir as faltas dos outros para nos agradar na estima deles, não é amor espiritual.
            A verdadeira natureza do amor cristão é um princípio justo que busca o mais alto bem dos outros. É um desejo poderoso de promover o bem-estar deles. O exercício do amor deve estar em estrita conformidade com a vontade revelada de Deus. Nós devemos amar na verdade. O amor entre os irmãos é bem maior do que uma sociedade agradável onde as visões são as mesmas. É amá-los porque nós vemos a Cristo neles, amando-os por causa de Cristo.
            O próprio Senhor Jesus é o nosso exemplo. Ele não foi somente atencioso, gentil, auto-sacrificante e paciente, mas Ele também corrigiu Sua mãe, usou um chicote no Templo, censurou severamente as dúvidas dos discípulos e denunciou os hipócritas. O verdadeiro amor espiritual é, acima de tudo, fiel a Deus e inflexível para com tudo o que é mal. Nós não podemos declarar, 'Paz e Segurança', quando na realidade, há decadência e ruína espiritual.
            O verdadeiro amor espiritual é muito difícil de exercitar, pois não é nosso amor natural. Por natureza, nós amamos sentimentalmente e produzimos bons sentimentos. Além disso, muitas vezes o verdadeiro amor espiritual não é recebido em amor, mas é odiado como os fariseus o odiaram. Devemos orar para que Deus nos encha com Seu amor e nos capacite a exercitá-lo, sem dissimulação, para com todos.

           

Avisos

Sejam Bem Vindos!
Damos as boas vindas a todos os alunos do IBEL. Que Deus abençoe esse novo ano de crescimento no conhecimento e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Parabenizamos a todas as mulheres de nossa igreja pelo seu dia! Que Deus multiplique seu amor e seu cuidado sobre a vida de cada irmã querida.

ESCALA DA OFICINA DE ARTES (Devocional)
10/03 – Odete Chagas
17/03 – Ana Maria
24/03 Mizza Oliveira


JUNTA DIACONAL
Atenção todos os diáconos!  No próximo domingo, dia 15, teremos uma breve reunião na sala da Junta Diaconal, após a Escola Dominical. Contamos com a presença de todos.

Estudo Bíblico
Na próxima quinta-feira daremos prosseguimento aos nossos estudos sobre a armadura de Deus. O título do nosso estudo será: “Tomai também o capacete da salvação”. Venha participar conosco! 

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira teremos a reunião de oração do Projeto ANA. Todos os interessados em interceder por sua família são nossos convidados. Nossa reunião será às 19:30 horas.

Aniversariantes
08/03
Francisca Moreira Barbosa
Central
08/03
Rafael dos Reis Matos
Central
09/03
Daiane Abadia de Andrade Queiroz
Central
12/03
Luci Vieira Amaral Santos
Filadélfia
13/03
Lucilene Maria Lourenço
Central
15/03
Davi Borges Mescua
Central
15/03
Adriana Ávila dos Reis Borges
Central

Congregação Presbiteriana
Alto da Estação

1. Culto no Lar
Dia 11 de março (quarta feira), estaremos realizando um culto na residência de nossos irmãos Marco Túlio e Wanessa. O endereço é: Rua Luiz Capuano, 105, bairro Morada do Sol. Todos estão convidados a participar juntamente conosco, às 19:30h.

2. Projeto Infantil - “Evangelismo de Crianças”.
Finalmente, o que estava apenas no papel agora se torna realidade em nossa congregação. Um novo trabalho com o objetivo de apresentar Jesus Cristo a todas as crianças de nosso bairro e proximidades. Portanto, seja um missionário, convidando crianças para que participem desse projeto de Deus, todos os sábados às 09:00h, e ore para que o Senhor da ceara nos conduza em todos os momentos.
Lembrando que esse trabalho terá início no próximo dia 14 de março.

Fórum

É Errado uma Esposa Trabalhar Fora de Casa?
John MacArthur, Jr.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

            A questão de esposas trabalhando fora de casa é uma que ela e seu marido devem chegar a um entendimento a partir de uma perspectiva bíblica, e então permitir que o Espírito Santo oriente em sua situação específica.
            Tito 2:4-52 ensina que as mulheres devem ser prudentes (isto é, conhecer suas prioridades). Quais são as prioridades que uma mulher casada deveria adotar? Sua primeira deveria ser satisfazer as necessidades de sua família. O versículo 4 diz que as esposas devem amar seus maridos e filhos.         Para serem “amantes do esposo” e “amantes dos filhos” (como lemos literalmente no grego), o versículo 5 diz que as mulheres deveriam ser “boas donas de casa”. Essa frase é uma palavra no grego (oikourgos) e significa “trabalhadores do lar” ou “trabalhadores no lar”.             1 Timóteo 5:143 enfatiza o mesmo ponto dizendo que as esposas devem “governar a casa”. Essa frase no grego (oikodespoteo) significa “guardar a casa”. A prioridade de uma esposa, portanto, é cuidar do seu lar. Ela mostra seu amor por seu esposo e filhos fazendo do lar um refúgio de paz e descanso para a família, amigos e hóspedes.
            A segunda prioridade da esposa é encontrada em 1 Timóteo 2:15,4 que ensina que ela encontrará grande utilidade dando à luz filhos. A palavra grega para dar à luz filhos (teknogonia) significa não somente gerar filhos, mas também abrange a idéia de educá-los. Esse versículo ensina também que infundir valores nos filhos é parte do papel de uma mãe. Deuteronômio 6:6-7, Provérbios 1:8 e 6:20 nos dizem que deveria ser ensinado aos filhos os princípios da Escritura (começando com a verdade do evangelho). As mães desempenham uma parte crucial nesse processo.         Uma terceira prioridade de uma esposa é encontrada na descrição da mulher diligente encontrada em Provérbios 31:10-21.8 O versículo 21 diz que ela está envolvida no cuidado para com as necessidades do pobre e desprivilegiado. Como uma crente, uma esposa cristã tem o privilégio e responsabilidade de servir aos outros. Uma área primária na qual esse trabalho se realiza é na igreja, à medida que ela emprega seus dons dentro do corpo de Cristo.
            Uma esposa que satisfaz essas três prioridades provavelmente será uma pessoa muito ocupada. Se ela ainda tiver tempo sobrando, então estará livre para buscar atividades empreendedoras e criativas fora do lar. Sem dúvida, as mulheres que são mais livres para fazer isso são as solteiras e aquelas casadas, mas ainda sem filhos.9 Mas mesmos essas mulheres deveriam se assegurar que estão cumprindo suas responsabilidades no lar antes de saíram para o local de trabalho.


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Mateus 5.38-42
Título: Orientações para o relacionamento cristão

            Depois que os smartphones popularizaram as chamadas selfies as pessoas passaram a se ver e a se mostrar cada vez mais. Muita gente parou de fotografar os outros para fotografar a si mesmo. Quando muito, os adeptos das selfies, colocam seus amigos no fundo, mas sempre aparecem em primeiro plano. Você pode pensar que isso é só um jeito novo de fotografar, mas acaba mostrando para nós que somos cada vez mais importantes do que os outros.
            Na contra mão das selfies está o evangelho que sempre nos ensinou a pensar no outro em primeiro plano e o texto desta semana nos ajuda a entender o que Deus espera de nós mesmo quando os relacionamentos são difíceis.
            Este texto não deve ser apenas estudado, ele deve ser um manual diário para que saibamos como lidar com o nosso próximo. Então, converse com seus irmãos sobre a mensagem desta semana.

1) O que você acredita que Jesus quer dizer quando manda oferecermos a outra face?

2) Evitar demandas é a exortação do verso 40. Como um cristão deveria agir se outro cristão lhe causasse algum tipo de prejuízo?

3) O que o verso 41 te ensina?

4) Dar as costas, como vemos no verso 42, é um sinal de indiferença em relação ao outro e, ao mesmo tempo, de autopromoção. Você acredita que as pessoas hoje em dia tem prestado atenção ao sofrimento alheio?


Nenhum comentário:

Postar um comentário