sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Boletim Informativo, 14 de dezembro de 2014


O DIA DA BÍBLIA
Extraído do portal da SAF

            Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.
            Estima-se que a primeira tradução da Bíblia foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. Como os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus, que viviam no estrangeiro, que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico.
            Denominada Septuaginta (ou Tradução dos Setenta), esta primeira tradução foi realizada por 70 sábios e contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica, pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas.
Outras traduções começaram a ser realizadas por cristãos novos, sendo a mais importante de todas as traduções na língua latina pela sua ampla utilização no Ocidente. No ano 382 d.C, o bispo de Roma nomeou o grande exegeta Jerônimo para fazer uma tradução oficial das Escrituras. Sua tradução tornou-se conhecida como "Vulgata", ou seja, escrita na língua de pessoas comuns ("vulgus"), e difundiu-se por todas as regiões do Mediterrâneo, alcançando até o Norte da Europa.
            Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutemberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. Cópias impressas decoradas a mão passaram a competir com os mais belos manuscritos. Esta nova arte foi utilizada para imprimir Bíblias em seis línguas antes de 1500 - alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão; e em outras seis línguas até meados do século 16 - espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês.
            No início do século 16, manuscritos de textos em grego e hebraico, preservados nas igrejas orientais, começaram a chegar à Europa ocidental. Uma pessoa de grande destaque durante este novo período de estudo e aprendizado foi Erasmo de Roterdã. Ele passou alguns anos atuando como professor na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Em 1516, sua edição do Novo Testamento em grego foi publicada. Pela primeira vez estudiosos da Europa ocidental puderam ter acesso ao Novo Testamento na língua original, embora, infelizmente, os manuscritos fornecidos a Erasmo fossem de origem relativamente recente e, portanto, não eram completamente confiáveis.
            Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam.
            Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas.
            Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português datam do final do século XV. Porém, centenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível em três volumes, em 1753. Trata-se da tradução de João Ferreira de Almeida. A primeira impressão da Bíblia completa em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, também na versão de Almeida.
            O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.


Avisos

Atenção – Celebração da Ceia na Central e Congregações
Em função das programações especiais do final de ano nesse mês de dezembro só teremos a celebração da Ceia em conjunto no terceiro domingo (21/12), tanto para a Central quanto para as Congregações. Na oportunidade estaremos todos reunidos na Central para a nossa celebração do Natal.

Assembleia Geral Ordinária
No próximo dia 28 de dezembro, às 10:00 da manhã, teremos nossa Assembleia Geral Ordinária. Na oportunidade tomaremos conhecimento dos relatórios de atividades do ano de 2014 (sociedades internas) e ouviremos, para informação, o relatório financeiro de 2014 e orçamento da igreja para o ano de 2015.

Almoço de Confraternização
No dia 28 teremos o nosso almoço de confraternização de final de ano. Todos os irmãos são convidados a colaborar e a participar desse evento de comunhão. Procure nossos irmãos do Ministério de Família. Pb. Tadeu e Kátia, Pb. André e Mírian, Dc. Josué e Carmi, Dc, Nei e Neile, Rev. Cleverson e Marly, Rev. Everton e Juliana.

Encontro SAFs
Convidamos a todas as mulheres de nossa Igreja para uma programação especial da Federação das SAFs no dia 03 de janeiro. As preletoras serão Ana Maria Prado (Presidente CNSAF) e Claudinha. Começará as 09:00h até as 16:00h.  Investimento: 10,00 (Lanche)

NATAL “FRALDÁRIO”
Saf Patrocínio  está promovendo um natal diferente nesse ano! Demonstraremos o nosso amor e a diferença que Cristo fez em nós doando fraldas geriátricas "G" para Sr Arnaldo, esposo da nossa irmã Nadir da Congregação Alto da Estação e GG ou EG para nosso irmão Leivi José da Silva , esposo da nossa irmã Lucy Martins Dos Reis .Você pode comprar a (as) fralda(s) ou pode ofertar. Com  R$ 20,00 você ajuda e faz a diferença. Participe conosco! Contatos: Marly Aparecida e Marly Martins 3831-2868 ou Milca Betânia Araújo Araújo 3832-8679.

Aniversário Cong. Manancial
Hoje  teremos um culto de ação de graças na Cong. Manancial por mais um ano de bênçãos que o Senhor tem proporcionado. Você é nosso convidado especial as 19:00h.

Aniversariantes

15/12
Isabella Oxner de Paula Brasileiro
Central
3831-5893
16/12
Rosa
Matinha

17/12
Julia Luiza Reis
Central
3832-4515
17/12
Deborah Oliveira Sanarelli Chagas
Filadélfia
(64)8120-5864
17/12
Lázara Maria Naves da Fonsêca
Central
3832-6707
19/12
Felipe
Matinha

20/12
Diva Alves Ferreira
Central
3831-6488
20/12
Pedro Cabral Olivi
Central
3831-9882
20/12
Dalcy Pereira de Araújo
Filadélfia
-
20/12
João Pedro Valadão Rezende
Central
8883-0019



Fórum

O PASTOR QUE DEU SUA VIDA


“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” [Jo 10.11]

De todas as figuras usadas nas Escrituras para falar de Jesus, uma das mais ternas é a figura do pastor. Jesus nos é apresentado no Novo Testamento como o bom pastor (Jo 10.11), o grande pastor (Hb 13.20) e o supremo pastor (1Pe 5.4). Como bom pastor, Jesus deu sua vida pelas ovelhas; como grande pastor, Jesus vive para as ovelhas; e como supremo pastor, Jesus voltará para as ovelhas.

O livro de Salmos nos apresenta o mesmo retrato.
O Salmo 22 fala da morte de Jesus e o aponta como o bom pastor; o Salmo 23 fala do poder de Jesus, sua provisão e companhia, e apresenta Jesus como o grande pastor; o Salmo 24, por sua vez, mostra a majestade de Jesus e sua gloriosa vinda e no-lo revela como o supremo pastor. Jesus morreu pelas suas ovelhas, vive para suas ovelhas e voltará para suas ovelhas.

A palavra de Deus diz que todos nós éramos como ovelhas desgarradas. Estávamos perdidos e expostos a toda sorte de perigos.

Jesus, porém, nos amou, deu sua vida por nós, colocou-nos em seus braços e levou-nos para seu aprisco. Em Jesus temos provisão suficiente, companhia na adversidade e comunhão para a eternidade. Jesus morreu a nossa morte para vivermos sua vida e bebeu o cálice amargo da ira divina para saciar-nos com a água da vida. Jesus é o nosso bom, grande e supremo pastor!
Referência para leitura: João 10.1-18

Cada Dia  11/12/14


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: 1 João 2.18-29

Tema: Vencendo os anticristos no poder da Palavra

            O segundo domingo do mês de dezembro é muito especial para a igreja. Nele celebramos o dia da Bíblia – a Palavra de Deus inspirada que é a nossa única regra de fé e prática.
            Certamente todos reconhecemos a importância das Escrituras Sagradas para o desenvolvimento da igreja, o que nos leva a dizer, inclusive, que a relevância e o poder da igreja estão diretamente relacionados a sua fidelidade à Palavra. Uma igreja fiel é uma igreja bíblica e poderosa, em Deus, para anular sofismas e derrotar o inimigo.
            Na mensagem desta semana encontramos o apóstolo João falando do poder da Palavra, que é a unção que recebemos de Deus.
            Você e eu fomos agraciados com esta Palavra! Use-a como uma arma que Deus lhe deu para vencer o mal.

1) Como eram chamados por João aqueles que se afastaram da igreja?

2) Porque algumas pessoas se afastam da igreja?

3) O que é que nos ensina a respeito de todas as coisas? Vs. 27

4) A unção de Deus é a sua própria Palavra. Qual a importância de se conhecer as Escrituras num mundo tão confuso, do ponto de vista das religiões, como o nosso?

5) Aproveitando o dia da Bíblia conte para os seus irmãos como ela o influencia no seu dia a dia.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Boletim Informativo, 07 de dezembro de 2014


NATAL?
Rev. Cleverson Gilvan


            A celebração do Natal é uma comemoração de tradição cristã que, embora não encontre eco no cotidiano da Igreja Primitiva, tornou-se universalmente celebrada em toda a cristandade. Aliás, não seria exagero dizer que sua celebração já inclui até aqueles que não têm nada a ver com o Jesus que nasceu.
            Por outro lado já é amplamente sabido que o dia 25 de dezembro não é, de fato, o dia do nascimento de Jesus Cristo. Data, aliás, não abordada nas Escrituras e que, portanto, só pode ser especulada. O dia 25, na realidade, tem suas origens no paganismo, bem como muito da simbologia do Natal que perdura até os nossos dias, mesmo sem referência direta aos aspectos religiosos pagãos que os motivaram.
            Mas você sabe por que se celebra o Natal hoje com presentes do “bom velhinho”?
            Miranda Scheuer escreve: “O Natal traz o "papai noel", figura lendária que foi inspirada em São Nicolau, ou Santa Claus, bispo de Mira. Era uma pessoa muito caridosa que gostava de ajudar as pessoas. Um dia, foi preso por não renegar a ser cristão. Quando o imperador Constantino se converteu e mandou liberar todos os cristãos, Nicolau havia envelhecido. Quando saiu do cárcere, tinha a barba crescida e branca e tinha as roupas vermelhas que o distinguiam como bispo; contudo, os longos anos de cárcere não conseguiram tirar sua bondade e seu bom humor. Mas antes de ser preso, Nicolau descobriu que o chefe da guarda romana, chamado Marco, queria apoderar-se de umas jovenzinhas se seu pai não lhe pagasse uma dívida. Logo, Nicolau se inteirou do problema e decidiu ajudá-las. Tomou três sacos cheios de ouro e na noite de Natal, em plena escuridão, chegou até a casa e colocou os sacos pela chaminé, salvando, assim, as meninas. Os cristãos da Alemanha tomaram a história dos três sacos de ouro deixados pela chaminé no dia de Natal e a imagem de Nicolau ao sair do cárcere, para tecer a história de Papai Noel, velhinho sorridente vestido de vermelho, que entra pela chaminé no dia de Natal para deixar presentes para as crianças boas.”.
            Mas enquanto essa tradição perdura, a figura do Deus-Homem, do Jesus encarnado, vai se diluindo em meio a presentes, comidas, bebidas e reuniões de família, o que me leva a dizer que já é possível celebrar o natal sem Jesus.
            Por isso, uma vez mais, a igreja é chamada a refletir sobre o seu papel numa sociedade cada vez mais indiferente à mensagem cristã. É sua missão proclamar que não faz sentido celebrar o natal se não tivermos consciência de que seu nascimento foi para a nossa salvação, como declaram as Escrituras - Lucas 2:11 “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”. Pense nisto!


Avisos

CTM/IBEL
Durante o mês de dezembro recebemos a visita de vários irmãos que estão cursando o CTM/IBEL. Louvamos a Deus pela vida de todos os irmãos e lhes damos as boas vindas. Sintam-se bem em nosso meio! 1 João 1:3  o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 

Aniversário da Igreja de Coromandel
Nesse final de semana nosso pastor, Rev. Cleverson, está pregando nos cultos de ações de graças pelo aniversário da Igreja Presbiteriana de Coromandel. Ore pela viagem dos nossos irmãos!

Atenção – Celebração da Ceia na Central e Congregações
Em função das programações especiais do final de ano nesse mês de dezembro só teremos a celebração da Ceia em conjunto no terceiro domingo (21/12), tanto para a Central quanto para as Congregações. Na oportunidade estaremos todos reunidos na Central para a nossa celebração do Natal.

Reunião do Conselho
Amanhã, às 19:30 horas, haverá reunião do Conselho. Todos os presbíteros estão convocados.

Reunião do Presbitério
No próximo final de semana, 13 e 14, nossa Igreja receberá o nosso Presbitério Alto Paranaíba em reunião extraordinária. Oremos pela reunião do nosso Concílio e pelas decisões que serão tomadas.

Coral
Ensaio da Cantata de Natal no domingo dia 07/12, treze horas no Esmeril e dia 10/12  na Central às dezenove e trinta horas.

Cultos de Formatura
- 09/12 – 19:30h – Colégio ABC
- 11/12 – 19:30h – Colégio Estadual Dom Lustosa

Adote um Aluno
Projeto musical Renascença conta com a sua ajuda: Estamos lançando a campanha "Adote um aluno" no Projeto Renascença. Com certeza você pode ajudar de alguma forma. Ajude a divulgar, ore e contribua. Você também pode ser instrumento de Deus para o crescimento deste projeto. Já estamos atendendo 700 pessoas, maioria crianças e adolescentes de baixa renda. Mas queremos chegar aos 1000 alunos em 2015. Faça parte desta grande obra! (Contato: 3831-8723 - Junia Chagas).


Palavra de Gratidão
Maria Aparecida Rosa e Sr. Manoel agradecem o apoio e a presença dos irmãos no culto de ação de graças por mais um ano de união.

NATAL “FRALDÁRIO”
Saf Patrocínio  está promovendo um natal diferente nesse ano! Demonstraremos o nosso amor e a diferença que Cristo fez em nós doando fraldas geriátricas "G" para Sr Arnaldo, esposo da nossa irmã Nadir da Congregação Alto da Estação e GG ou EG para nosso irmão Leivi José da Silva , esposo da nossa irmã Lucy Martins Dos Reis .Você pode comprar a (as) fralda(s) ou pode ofertar. Com  R$ 20,00 você ajuda e faz a diferença. Participe conosco! Contatos: Marly Aparecida e Marly Martins 3831-2868 ou Milca Betânia Araújo Araújo 3832-8679.

Aniversário Cong. Manancial
Convidamos toda a Igreja para participarem de um Culto de Ação de Graças pela Congregação Manancial que se realizará no dia 14 de dezembro as 19:00h.

Aniversariantes

07/12
André Carlos Chagas
Central
3831-9737
07/12
Miriam Maria Silva
Manancial

08/12
Maria Lúcia Bragança de Souza
Central
3831-1426
08/12
Lucrecia Silva
Filadélfia
3831-8979
09/12
Clara Rabelo Isaac
Central
3831-4180
09/12
Emerenciana de Deus Lelis Silva
Alto da Estação
8815-0215
09/12
Salomé Araujo Faria
Filadélfia
9109-3809
10/12
Alice Andrade dos Santos
Filadélfia
-
12/12
Nicole Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681


Fórum

O REINO ETERNO DO SENHOR!
Rev. José M. Nepomuceno

A profecia de Daniel tem como mensagem central o ensino de que “todos os reinos da terra passarão e só o Senhor reinará para sempre”. O capítulo 7 de Daniel é o ponto central desta mensagem. Nele, Daniel descreve quatro grandes animais: um leão alado; um urso faminto; um leopardo de quatro cabeças e uma fera terrivelmente forte.

O profeta fica atônito com aquelas visões e, ainda em sonho, procura uma resposta sobre o que representam aqueles animais. Ele se aproxima de alguém que lhe diz que representam reinos que se levantam na terra. Daniel desejou saber mais sobre o misterioso quarto animal e lhe foi dito que se trata de um reino ainda maior e mais poderoso que se levantaria sobre a terra.

Não obstante a força daqueles animais ou reinos, a ênfase central da explicação daquela visão está na seguinte palavra: “Os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade” (Daniel 7.18). Algumas expressões apontam significativamente para a visão que o Senhor quer que tenhamos da realidade que nos cerca.

Os santos do Altíssimo - Deus deseja que nosso coração se aquiete no fato de que Ele nos separou para si mesmo. Essa quietude do coração deve surgir de uma percepção, não de nós, mas dAquele a quem pertencemos: o Altíssimo.

O Altíssimo (Elyon - o Supremo) - essa profecia usa muito esse termo para se referir a Deus. Só no capítulo 7, quatro vezes. Deus espera que compreendamos que todos os poderes desta terra estão submetidos a Ele. Mesmo quando se rebelam eles são como uma pequena nuvem que o vento empurra. O próprio Nabucodonosor testemunhou isso quando foi levado por Deus a viver como animal e por ele foi restaurado (Daniel 4.34-37).

Receberão o reino - Daniel aponta para os santos e declara que, por causa do seu Rei, eles receberão o reino. Com isso, está propondo ao povo da Aliança que saiba que Deus não está perdendo a batalha, mesmo quando o seu povo se encontra em cativeiro. Às vezes, pensamos que o prosperar da maldade pode indicar o fim do temor de Deus no mundo. Mas essa profecia vem nos fazer crer que, mesmo quando as coisas estão muito ruins, nosso Deus está no controle e o seu plano é conceder a vitória àqueles que lhe são santos e fiéis.

Todo sempre, de eternidade em eternidade - Essa é a nossa maior esperança: o dia em que o Reino do Senhor estará estabelecido para nunca mais dar lugar ao pecado, à tristeza, aos inimigos. Crentes devem manter sua fé e continuar crendo e esperando, porque esse Dia virá e não tardará!



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Tiago 3.1-12
Mensagem: Rev. Everton César

            Anteriormente em Tiago 2.14-26, ele nos disse que assim como a lei do amor não escusa ninguém quanto à acepção de pessoas, assim ter fé não dá licença a ninguém a não prática de boas obras (obediência ao evangelho). Um crente não deve somente demonstrar o seu amor na aceitação dos outros, mas deve também demonstrar sua fé por ajudar ao próximo. Tiago seguiu, então, em sua carta, enfatizando e demonstrando a expressão da fé verdadeira, esboçando a evidência desta fé e, finalmente, dando exemplos que confirmaram esta fé.
            Aqueles a quem Tiago escreveu sua epistola estavam muitos preocupados com a perseguição que enfrentariam por causa da fé em Cristo. Tiago estava preocupado com o sofrimento deles também, mas estava muito mais com a genuinidade da fé de seus irmãos. Era como se dissesse aos seus leitores: é muito mais importante que vocês tenham uma fé real do que se preocupem com o sofrimento de vocês.
            Mas como seus leitores poderiam provar se tinham tal fé? Tiago lhes deu três marcas: Controle da Língua, Cuidado dos Necessitados e o Evitar as Influências do Mundo (1:26–27).

Nos versos do nosso texto, Tiago, então, trabalha e expande o tema do cuidado e controle da língua.

1. Porque o tema sobre o ensino deve ter um tratamento especial? (v.1)
2. Como você pode dizer que o ensino que você está recebendo é bom e saudável?
3. Por que o discurso cristão ou fala do cristão é tão importante?
4. Como as pessoas usam as suas línguas? (vv 6-10)
5. Por que ela não pode ser usada para o bem é para o mal ao mesmo tempo? (vv.10-12)