sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Boletim Informativo, 28 de setembro de 2014


O PERFIL DE UM POLÍTICO SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE DEUS

Rev. Hernandes Lopes

1. Vocação – John Mackay diz a distribuição de vocações é mais importante do que a distribuição de riquezas. Calvino entendia que o poder civil é uma sacrossanta vocação. Há pessoas dotadas e vocacionadas para o poder público. Uma pessoa não está credenciada para ser um bom candidato apenas por ser evangélica. Exemplo: José do Egito – Sempre foi líder em casa, na casa de Potifar, na prisão, no trono.
2. Preparo intelectual – O lider político precisa ser uma pessoa preparada. Ele precisa ter independência para pensar, decidir e lutar pelas causas justas. Ele não pode comer na mão dos outros. Ele não pode ser um refém nas mãos dos espertos. Exemplo: Moisés – Moisés se preparou 80 anos para servir 40. Ele aprendeu a ser alguém nas Univerdades do Egito. Ele aprendeu a ser ninguém nos Desertos da Vida. Ele aprendeu que Deus é Todo-Poderoso na liderança do povo.
3. Caráter incorruptível – A maioria dos políticos sucumbem diante do suborno, da corrupção e vendem suas consciências. Há muitos políticos que são ratazanas, sanguessuga. Há muitos políticos que são lobos que devoram o pobre. Há muitos políticos que decretam leis injustas. O político precisa ser honesto e irrepreensível. Exemplo: Daniel – Ele era sábio. Ele era líder. Ele era incorrupto. Ele era piedoso. Ele não era vingativo. Um exemplo oposto é ABSALÃO. Ele era demagogo e capcioso. Ele furtava o coração das pessoas com falsas promessas.
4. Coragem para se envolver com os problemas mais graves que atingem o povo – O político não pode ser uma pessoa covarde e medrosa. Ele precisa ser ousado. Neemias é o grande exemplo: 1) Ele ousou fazer perguntas; 2) Ele se viu como resposta de Deus resolver os problemas do seu povo; 3) Ele agiu com prudência e discernimento; 4) Ele mobilizou o povo para engajar-se no trabalho com grande tato; 5) Ele enfrentou os inimigos com prudência. Exemplo: Winston Churchil.
5. Visão – O político precisa ser um homem/mulher de visão. Ele precisa enxergar por sobre os ombros dos gigantes. Ele vê o que ninguém está vendo. Ele tem a visão do passado, do presente e do futuro. Ele antecipa soluções. Exemplo: José do Egito, Calvino. Veja Pv 11:14. Ester esteve disposta a morrer pela causa do seu povo.
6. Tino Administrativo – Há políticos que são talhados para o executivo e outros para o legislativo. Colocar uma pessoa que não tem capacidade gerencial para governar é um desastre. Exemplo: Neemias – ele revelou capacidade de mobilizar pessoas, resolver problemas, encorajar, e colocar as pessoas certas nos lugares certos para alcançar os melhores resultados.
7. Capacidade de contornar problemas aparentemente insolúveis – O líder é alguém que vislumbra saídas para problemas aparentemente insolúveis. Exemplo: Davi – 1) Ele viu a vitória sobre Golias quando todos só olhavam para derrota; 2) Ele ajuntou 600 homens amargurados de espírito e endividados e fez deles uma tropa de elite; 3) Ele reanima-se no meio do caos e busca força para reverter situações perdidas – 1 Samuel 30:6.
8. Não temer denunciar os erros dos poderosos – Samuel denunciou os pecados de Saul (1 Sm 15:10-19). Natã não se intimidou de denunciar o pecado de Davi. João Batista denunciou Herodes.

CONCLUSÃO
1) Como votar? Devemos escolher um candidato pela sua vocação, preparo, caráter, compromisso com o povo e propostas: Há coisas básicas: saúde, educação, emprego, segurança, moradia, progresso. Se temos pessoas evangélicas com esse perfil, demos a elas prioridade em nosso voto. Mas seria irresponsabilidade votar numa pessoa apenas por ser evangélica se ela não tem essas credenciais.
2) Como fiscalizar? A igreja é a consciência do Estado. Ela exerce voz profética. Ela precisa votar e acompanhar e cobrar dos seus representantes posturas dignas, sobretudo nos assuntos de ordem moral e social: casamentos gays, aborto, etc.
3) Como encorajar? A Bíblia nos ensina a interceder, honrar e obedecer as autoridades constituídas.



Avisos

Estudo Bíblico Central
Durante o mês de outubro os estudos bíblicos na Igreja Central estarão sob a responsabilidade do Rev. Everton César

Estudo Bíblico na Matinha
Esse mês de outubro os estudos bíblicos serão ministrados pelo Rev. Cleverson Gilvan.

SAF EM NOTÍCIAS



  

    1 - OFICINA DE ARTES
Todas as terças-feiras, a partir das 13h30, no salão social da IP Central Patrocínio, acontecem cursos de: PINTURA, BORDADOS E FITAS....em breve: EMBORRACHADOS. Venha participar conosco desse momento de aprendizado e comunhão. Esperamos por você !

ESCALA DE DEVOCIONAL – OFICINA DE ARTES
07/10
Ana Maria Taveira
14/10
Odete Chagas
21/10
Eloísa Ramos
28/10
Mizza Pereira






ELEIÇÃO – NOVA DIRETORIA DAS SAF´S
Nesse mês de outubro, estejamos em oração em prol das novas diretorias das SAF´S de todo o Brasil. A nossa SAF realizará sua eleição no dia 03 de outubro, às 19:30h, na igreja central.

PROJETO ANA
A reunião de oração do Projeto Ana será no dia 14/10, as 19h30, no templo da IP Central.

CULTO DO BEBÊ – Dia 10/10 às 19:30h, na casa de Felipe e Fábia Ramos (nora de nossa irmã Eloísa Ramos).
Endereço:Rua Expedito Dias, 345, apto 302

Assinatura SAF em Revista anual 2015
Se você deseja adquirir a assinatura da SAF em Revista ano 2015 dê seu nome para Ana Maria. O valor da assinatura é 21,60 e deverá ser paga até o dia 30 de outubro.



ESCALA 4º TRIMESTRE – OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO 2014 – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
FUNÇÃO
NOME
SECRETÁRIA
JULIANA
ADULTOS
REV. CLEVERSON 3º, 4º e 5º
REV. SALVADOR 1º e 2º
CATECÚMENOS
PB. NATANAEL
NOVA VIDA
REV. EVERTON
MOCIDADE
REV. CLEVERSON 1º e 2º
ELIEZER 3º, 4º e 5º
ADOLESCENTES
FANNY e JANAÍNA
INTERMEDIARIO
MARLY MOREIRA
MARLY MARTINS
PRIMÁRIO
VANESSA
PAULA
VANUSA
JARDIM
ANGELITA
PAOLA e LETÍCIA
MATERNAL II
EDMA
VANESSA
MATERNAL I

DR. ADRIANA
ALINE
LETUSA
ESCOLA DO LAR – GRUPO I
PB. DANIEL
LOIDE
ANA MARIA
ESCOLA DO LAR – GRUPO II
PB. MARCELO
MIZZA
MAURI
CULTO INFANTIL - OUTUBRO E NOVEMBRO
IBELINOS
CULTO INFANTIL - DEZEMBRO
UPA
MARLY MOREIRA

Agradecemos primeiramente a Deus por ter levantado pessoas dedicadas e comprometidas como a EBD. Agradecemos a todos os colaboradores que de forma direta ou indireta contribuíram no 3º trimestre para o crescimento espiritual de nossos alunos. Lembre-se que no Senhor o nosso trabalho não é vão! Continuem orando por este trabalho, e que nossa EBD seja referência em Educação Cristã em nossa cidade. Todos podem participar e contribuir um trimestre para este trabalho, procure a superintendente e deixe seu nome agendado para o 1º trimestre de 2015.


Aniversariantes
28/09
Lindiane
Filadélfia

30/09
André Luiz Silva
Alto da Estação
3832-1524
30/09
Alexandre Pereira de Faria
Filadélfia

01/10
Jeniffer Carvalho Pena
Manancial

02/10
Ilda Maria Oliveira Silva
Manancial

02/10
Aparecida Oliveira
Matinha
8819-9172
03/10
Zoraide Virginea Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
04/10
Nadir Carvalho Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
04/10
Sebastião Alves da Silva
Alto da Estação
9116-7448

 Congregação do Alto da Estação
  1. Aulas de violão e teclado
Estamos nos preparando para um mini projeto, onde forneceremos aulas de violão e teclado em nossa congregação no próximo ano, visando atender pessoas da igreja, bem como àqueles que, mesmo não sendo da igreja, sentirem o desejo de aprender. Diante deste fato, pedimos a oração de todos e aproveitamos a ocasião para pedir àqueles que têm um teclado ou violão disponível para doação, que entre em contato pelos telefones 92858422 ou 88252995. Desde já, agradecemos pela cooperação.

  1. Culto do bebê
Agradecemos a todos que participaram deste momento de grande significância para a vida de nossos bebês Antônio, Lavínia, Esther e Mirella. Que Deus abençoe você e sua família.

  1. Ceia
Hoje à noite teremos a celebração da Ceia em nossa congregação às 19:30h,  pelo Rev. Everton Aleva. Estejam em oração e se preparem para este momento singular.

  1. UMP
Hoje, após o culto do bebê, teremos a nossa reunião plenária.



ESCALA JUNTA DIACONAL
Outubro - 2014
DATA
ALTO DA ESTAÇÃO
FILADÉLFIA
MANANCIAL
MATINHA
CENTRAL
5-out
Carlos
Jonathas
Mardoqueu
Daniel
Luiz
Josué
José Rodrigues
Ney
12-out
Marco Túlio
Igor
Jonathas
Luiz
José Rodrigues
José Humberto
Josué
Carlos
19-out
Daniel
José Humberto
Mardoqueu
Marco Túlio
Josué
Ney
Igor
Rubens
26-out
José Rodrigues
Mardoqueu
Igor
José Humberto
Marco Túlio
Carlos
Luiz
Daniel
OBS. 1: Os diáconos JOSUÉ E JOSÉ RODRIGUES são os responsáveis por prepara a Santa Ceia na Central.
OBS. 2: O Dc. Rubens não entra na escala das Congregações porque é o responsável por abrir a Central na EBD TODOS OS DOMINGOS.




ANSIEDADE É REALMENTE PECADO?

“Stress” não é uma palavra bíblica. “Preocupação” e “ansiedade” são. E são pecados.

Essa foi a idéia que iniciou uma conversa em que estive presente recentemente. Nós realmente podemos dizer que algo como ansiedade é pecado? O que faz disso um pecado? Será que não é só uma fraqueza que devemos superar? Ou, talvez, não deveríamos enxergar como uma doença mental?

Há algumas abordagens diferentes que podemos seguir para responder esses questionamentos. Vamos começar buscando os mandamentos de Jesus.

É UM MANDAMENTO

O mandamento “não andeis ansiosos” é repetido várias vezes por Jesus em Mateus 6 (versos 25, 27, 31, 34) e é visto outra vez em Mateus 10.19.

Por mais que esses comandos lidem com situações específicas, a realidade subjacente do contexto é que se Jesus ordena que as pessoas “não andem ansiosas”, nós sabemos que (1) ansiedade não é só um desequilíbrio químico ou uma desordem mental, e (2) há pelo menos algumas formas em que a ansiedade é pecado, simplesmente porque Jesus a proibiu.

A TEOLOGIA DE JESUS SOBRE ANSIEDADE E CONFIANÇA

Quando Jesus comanda que as pessoas não andem ansiosas em Mateus 6 e 10, ele está ordenando-as a não ficarem ansiosas por coisas específicas: comida, roupas, expectativa de vida, o que acontecerá no futuro e defesa própria quando sofrer pelo evangelho. Eu penso que é seguro dizer que essas são algumas das nossas necessidades mais básicas. Ao argumentar desde as mais coisas básicas e elementares, ele está afirmando que não devemos nos preocupar no sentido mais amplo.

Em outras palavras, se você não deve se preocupar com as coisas mais elementares necessárias para viver, então pelo que você deveria se preocupar? Por nada.

Jesus ensina em uma metáfora nessa passagem, dizendo que somos escravos de um senhor: ou as “coisas” mundanas ou Deus. Ele diz que devemos seguir Deus, pois sendo um justo mestre, nos proverá tudo que necessitamos, ao servi-lo. Por outro lado, se servimos a nós mesmos e trabalhamos para assegurar nossa própria provisão, não podemos nos garantir nada: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Na raiz do problema está a questão da confiança. Se você diz que é um servo de Deus e anda ansioso, você está agindo como se ele fosse um senhor muito perverso. Que tipo de senhor lidera seus servos mas não provê o que eles necessitam? Se mesmo os senhores humanos provêm para seus servos, pensar o contrário de Deus é não ter nenhuma confiança nele!

Confiar em si mesmo é o que produz ansiedade. E é em vão: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6.34). Confiar em Deus, por outro lado, te liberta da ansiedade e te capacita a obedecer o mandamento de não andar ansioso.

OS APÓSTOLOS CONCORDAM

É por causa de tudo isso que o apóstolo Paulo escreve em Filipenses 4 aos crentes de Filipos: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6). Há um lugar certo para se colocar sua confiança. E isso é o que está em jogo quando lutamos contra a ansiedade.

Pedro argumenta de forma similar:

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6-7)

Pedro, após lembrar seus leitores de que Deus se opõe aos soberbos, mas concede graça aos humildes (1 Pedro 5.5), agora diz o que é ser humilde. Humildade é lançar todas a ansiedade de meus ombros sobre Deus.

Não lançar sobre Ele minhas preocupações é orgulho. Me apegar a minhas ansiedades é almejar a supremacia que só pertence a Deus.

Quando estou ansioso, estou tentando tomar o trabalho que é de Deus. Eu penso que, ou ele não se importa o suficiente comigo, ou ele não tem o controle da situação. Quando estou ansioso, quando me recuso a lançar minhas preocupações sobre ele, estou dizendo que sei lidar melhor com a situação do que Deus saberia.

Isso é o oposto da humildade. É o oposto da confiança. Por isso é pecado. E isso traz consequências (em um sentido similar a Romanos 1, desprezando o conhecimento de Deus, e por isso podem haver manifestações físicas e comportamentais que o mundo descreve em termos estritamente naturais, atribuir a causas estritamente naturais e então oferece abordagens estritamente naturais para a cura).

HÁ ALGUM TIPO CERTO DE ANSIEDADE?

Então toda ansiedade é sempre pecado? Eu penso que não, em um certo sentido. Paulo fala da preocupação que ele tem pelas igrejas (2 Coríntios 11.28) e em outras passagens ele fala das ansiedades que uma pessoa casada sempre sente em relação a agradar seu cônjuge (1 Coríntios 7.33-34). E ele faz um contraste disso com a ansiedade que se deveria sentir idealmente em agradar ao Senhor (1 Coríntios 7.32).

Então uma certa forma de ansiedade não é pecado. Mas a ansiedade que é livre de pecado não o é por alguma desculpa mental ou física, mas sim porque a natureza dessa ansiedade é diferente. É mais uma espécie de zelo ou anseio do que preocupação. É a expressão do quão preocupado alguém está com sua necessidade de andar segundo os princípios de Deus em sua vida.

Quão distante isso está da ansiedade que eu sinto normalmente!

A única ansiedade desculpável, me parece, é a que está ativamente ‘buscando primeiramente o reino de Deus e a sua justiça’ com uma disposição de confiança no coração, crendo que ‘todas essas coisas serão acrescentadas’ da forma que Deus quiser, quando ele quiser (Mateus 6.33). Quem dera eu tivesse mais dessa ansiedade.









  
ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Central

Texto: 1 Pedro 2.13-17
Tema: O Cristão e as autoridades

            Na próxima semana teremos as eleições gerais para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Esse momento nos dá, novamente, a oportunidade de refletir sobre a relação que o cristão deve ter com as autoridades que foram por Deus instituídas.
            Assim, longe de ser um discurso político, a Palavra do Senhor comunicada através do apóstolo Pedro nos mostra como devemos nos portar.
            Aproveitemos o tempo para pensar, orar e planejar nossas ações, de tal forma, que Deus seja glorificado em todas as coisas e a igreja seja guardada de todo o mal.

1) Considerando as palavras do verso 13 e 14, qual deve ser a postura do cristão diante das autoridades?

2) Embora os governos humanos exerçam autoridade, quem dirige todas as coisas é Deus. Você acredita que esta verdade se aplica até mesmo num mau governo?

3) Como o cristão deve se portar diante das corrupções e da ignorância dos insensatos?

4) O verso 16 diz que somos livres mas que devemos viver como servos de Deus. Como o cristão deve se portar neste debate político que acontece diariamente antes das eleições?


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Boletim Informativo, 21 de setembro de 2014


  
O QUE A SAF E A ESCOLA DOMINICAL TEM EM COMUM?

Rev. Cleverson Gilvan

            Hoje comemoramos duas datas especiais. De um lado celebramos o dia da Escola Dominical, que no seu formato tradicional funciona desde o século XVIII. De outro celebramos a também tradicional SAF, que no âmbito do trabalho local completa os seus 88 anos. Mas o que estas duas instituições tão antigas e tão fundamentais têm em comum?
            Fundamentalmente elas querem servir ao Senhor e a igreja, sendo, portanto, úteis e imprescindíveis ao desenvolvimento do Reino.
            A Escola Dominical, no seu papel, dá à Igreja a instrução necessária para que ela conheça o Senhor mais profundamente. É nela que nos tornamos íntimos da Palavra e aprendemos a manuseá-la buscando toda a direção que precisamos para viver. Ela dá sustentação a igreja porque a faz firme doutrinariamente e fornece subsídios à família porque prepara a criança, o adolescente, o jovem, o adulto e até mesmo o mais experiente. Os que viveram a oportunidade de crescer na Escola Dominical sabem o quão importante ela é.
            E a SAF, no dinamismo do seu ministério, dá plena expressão ao ministério da mulher na Igreja. A SAF leva a mulher a reconhecer e a exercer com excelência o seu chamado como auxiliadora fiel e idônea, refletindo o caráter de Deus na família, na igreja e na sociedade de maneira geral. Ela promove a integração da igreja quando toma a frente dos principais eventos sociais e cuida da sua saúde espiritual da igreja quando lidera as reuniões de oração, especialmente as que se voltam para a família e para a obra missionária.
            Por isso, nossa igreja é duplamente abençoada nesse dia! Temos uma Escola Dominical relevante e uma SAF atuante. E rendemos graças a Deus por ambas, na esperança de que Deus lhes dê a força necessária para continuarem fiéis até a volta gloriosa do nosso Senhor Jesus.
            PARABÉNS SAF E ESCOLA DOMINICAL!


Avisos

Dia da Escola Dominical
Hoje a Igreja Presbiteriana comemora o dia da Escola Dominical. Ao longo dos anos a Escola Dominical tem servido como um instrumento fundamental na educação cristã de gerações inteiras. Fazer parte da Escola Dominical é garantir um aprendizado sadio e abençoado para as nossas famílias. Que Deus guarde a nossa Escola Dominical!

Aniversário da SAF Central
Hoje estamos comemorando o aniversário da SAF Central. Louvamos a Deus pelos 88 anos de vida da nossa Sociedade Auxiliadora Feminina e rendemos graças ao Senhor pelo dinamismo e consagração de cada irmã na causa do Reino de Deus.

Ceia nas Congregações
Hoje à noite teremos a celebração da Ceia na Congregação Manancial às 18:00h, que será celebrada pelo Rev. Cleverson. Na Congregação da Matinha a ceia será celebrada pelo Rev. Salvador, às 19:30h.

Departamental do Alto da Estação
A reunião do Departamento será na residência da nossa irmã Dinah. Todas as irmãs são nossas convidadas.

INTERCESSÃO
- Israel Candido (bisneto D. diva), saúde
-  Lara, saúde
- Antonio Pereira (cunhado Vera) saúde
- Rev. Alcino – preparação para cirurgia


Assinatura SAF em Revista anual 2015
Se você deseja adquirir a assinatura da SAF em Revista ano 2015 dê seu nome para Ana Maria. O valor da assinatura é 21,60 e deverá ser paga até o dia 30 de outubro.


Ficha Familiar
Solicitamos aos irmãos que ainda não atualizaram a Ficha Familiar que o possam fazer o mais rápido. Nosso desejo é atualizar a escala de aniversariantes, endereço, telefone, etc.. Pegue a ficha no rol de entrada do templo e entregue para um dos diáconos ou deixe no gazofilácio.

Construção e Reforma
Estamos avançando em nossos projetos de Construção e Reforma. Mas chegou a hora de contribuirmos com nossos dízimos e ofertas. Não há recursos suficientes para essa nova  fase, mas você pode ajudar com sua oferta em espécie ou em material. Procure o pb. Natanael ou o pb. Carlos Brasileiro e faça sua oferta.

Aniversariantes
21/09
Daniel dos Reis Neto
Central
3831-2501
21/09
Sandra O. Sanarelli Chagas
Filadélfia
8811-5237
22/09
Daniel dos Reis
Central
3831-6874
26/09
Marly Martins dos Reis
Central
3831-4620
26/09
Inez de Fátima Vargas Brasileiro
Central
3831-1934
27/09
Karine Brito Carvalho de Oliveira
Central
9109-1906
27/09
Argeu das Chagas
Central 
3831-6148
27/09
Paulo Sérgio Vicente
Filadélfia
8839-1515


FÓRUM

PERGUNTA: "O QUE SIGNIFICA DIZER QUE A BÍBLIA É INSPIRADA?"

Resposta: Quando as pessoas dizem que a Bíblia foi inspirada, estão se referindo ao fato de que Deus divinamente influenciou os autores humanos das Escrituras de modo tal que aquilo que escreveram foi a própria Palavra de Deus. No contexto das Escrituras, a palavra inspiração simplesmente significa “Divinamente inspirada”. Inspiração comunica a nós o fato da Bíblia verdadeiramente ser a Palavra de Deus, e faz com que a Bíblia seja única dentre todos os outros livros.

Mesmo havendo diferentes opiniões a respeito de até que ponto a Bíblia é inspirada, não pode haver dúvidas de que a própria Bíblia afirma que cada palavra, em cada parte sua, ela é inspirada por Deus (1 Coríntios 2:12-13; 2 Timóteo 3:16-17). Esta visão das Escrituras é freqüentemente conhecida como inspiração “verbal e plenária”. Isto significa que a inspiração se estende às próprias palavras escolhidas (inspiração verbal), não somente aos conceitos e idéias; e que a inspiração se estende a todas as partes das Escrituras e todos os temas tratados nas Escrituras (inspiração plenária). Há algumas pessoas que acreditam que somente partes da Bíblia são inspiradas, ou somente os pensamentos ou conceitos que lidam com religião sejam inspirados, mas tais visões da inspiração não dão conta do que a própria Bíblia afirma ser. Total inspiração verbal e plenária é uma característica essencial da Palavra de Deus.

A extensão da inspiração pode ser vista claramente em 2 Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Este verso nos diz que Deus inspirou toda a Escritura e que ela é proveitosa para nós. Não são somente algumas partes da Bíblia que lidam com doutrinas religiosas que são inspiradas, mas cada uma e todas as partes, desde Gênesis até Apocalipse, são a Palavra de Deus. Por terem sido inspiradas por Deus, as Escrituras são, então, autoridade no tocante a estabelecer doutrinas, e suficientes para ensinar ao homem como estar em um correto relacionamento com Deus, “instruir em justiça”. A Bíblia afirma ser não apenas inspirada por Deus, mas também ter a capacidade de nos transformar e nos fazer “completos”, totalmente equipados para toda boa obra.

Um outro verso que lida com a inspiração das Escrituras é 2 Pedro 1:21. Este verso nos diz que “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” Este verso nos ajuda a compreender que apesar do homem ter escrito as Escrituras, as palavras que escreveram foram as próprias palavras de Deus. Apesar de ter usado homens com suas diferentes personalidades e estilos de escrita, Deus divinamente inspirou cada palavra que escreveram. O próprio Jesus confirmou a inspiração verbal e plenária das Escrituras quando disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18). Nestes versos, Jesus reafirma a exatidão das Escrituras, que vai até ao menor detalhe e até ao menor sinal de pontuação: porque é a própria palavra de Deus.

Por serem as Escrituras a inspirada Palavra de Deus, podemos concluir que são também livres de erro e revestidas de autoridade. Uma correta visão de Deus leva que se chegue a uma correta visão de Sua Palavra. Por ser Deus todo poderoso, cheio de sabedoria e completamente perfeito, Sua Palavra, por sua própria natureza, terá as mesmas características. Os mesmos versos que estabelecem a inspiração das Escrituras também estabelecem que são tanto livres de erro quanto revestidas de autoridade. Sem dúvidas, a Bíblia é o que afirma ser: a inegável e autorizada Palavra de Deus para a humanidade.

© Copyright 2002-2012 Got Questions Ministries.





Estudo Dirigido para Grupos Familiares
Baseado no sermão do Rev. Everton César na Igreja Central



Texto: Romanos 10.13-21



A Passagem.— A rejeição de Israel por parte de Deus era em razão de sua incredulidade. Ela buscava sua salvação por meio das obras da lei e não se submetiam à Cristo (Rm 9.30-10.4). Pela Lei, o homem jamais seria salvo; a lei exige do homem o que ele não pode fazer – perfeita obediência do seu nascimento à sepultura (v. 5). Pela fé, o homem pode fazer o que ela pede (vv. 8-10). A fé torna a salvação possível aos homens (vv. 11-13). Porém Salvação exige Proclamação do Evangelho (vv. 14-15). No caso de Israel, ela realmente ouviu, mas endureceu seu coração contra Deus (vv. 16-21). Esta, então, foi a razão de sua rejeição por Deus.


1. Como que pecadores podem ser salvos?

2. Quais seriam os elementos necessários para que o homem se torne parte do plano de Deus para nossa salvação, o que inclui nossos familiares e amigos, bem como as nações que não tem o evangelho? [14-17]

3. Como estão os versos [14-15] relacionados às missões mundiais?

4. O que você entende por: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” [9-10]