sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Boletim Informativo, 02 de novembro de 2014


REFORMA – ONTEM E HOJE

Alderi Souza de Matos

            Todo grupo humano possui em sua história eventos de grande significado que estão intimamente associados com a sua identidade e autocompreensão. No caso dos protestantes, um evento dessa natureza é o episódio que desencadeou a Reforma Religiosa do Século XVI. O monge agostiniano e professor de teologia Martinho Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as suas célebres Noventa e Cinco Teses, convidando a comunidade acadêmica local para um debate público sobre a venda das indulgências e outras questões controvertidas. Desde então, o dia 31 de outubro de 1517 tem permanecido na consciência evangélica como um símbolo fundamental do seu movimento.
            Todavia, por decisivo e marcante que tenha sido, esse acontecimento pertence ao passado e não pode mais ser repetido. Há muitos evangélicos que sonham com uma volta aos tempos da Reforma, assim como tantos gostariam de restaurar os dias heróicos da Igreja Primitiva. A isto chamamos de “repristinação”, ou seja, a tentativa de restaurar alguma coisa a um estado ou condição original, prístino. Porém, o fato é que os acontecimentos, circunstâncias e personagens passam inexoravelmente; somente as idéias e os ideais permanecem, e são eles, acima de tudo, que devem ocupar a nossa atenção.
            Ao comemorarmos mais um aniversário da Reforma, de que maneira podemos celebrar a obra dos desbravadores evangélicos do século XVI? De que modo podemos honrar o Deus dos reformadores, nós que vivemos no início do século XXI? Uma das respostas é: conhecendo e encarnando as convicções que nortearam as suas vidas e os seus labores. Destacamos três delas, que reputamos essenciais para a igreja contemporânea.
            Primeiramente, é notável o lugar que os reformadores deram ao Deus trino em seu pensamento e ação. Apesar dos fatores políticos, sociais e econômicos envolvidos na Reforma, o seu ímpeto mais central veio da profunda experiência religiosa de líderes como Lutero e Calvino. A sua visão da graça e da glória de Deus, mediada pelas Escrituras, levou-os a colocá-lo no centro de suas vidas e a rejeitar tudo aquilo que pudesse obscurecer a sua majestade como Senhor do universo, da vida e da redenção. Em segundo lugar, há que considerar o seu entendimento da Igreja como comunidade de adoração, comunhão e serviço. A Igreja não era para eles uma estrutura ou instituição, mas o conjunto dos fiéis que se reúnem para exaltar a Deus, estudar a sua Palavra e celebrar a sua salvação, e depois se dispersam para testemunhar e servir. Finalmente, os reformadores nos inspiram em seu entendimento da sociedade. Rompendo com a dicotomia entre sagrado e secular, os líderes da Reforma e seus seguidores insistiram no fato de que toda a vida pertence a Deus e deve refletir o seu senhorio. Com seu trabalho e exemplo, o cristão deve esforçar-se para que os valores do Reino permeiem todas as áreas da coletividade. Que sejam essas as nossas preocupações ao lembrarmos novamente os eventos e personagens dos quais somos herdeiros.


Avisos

MÃOS E CORAÇÃO
No próximo final de semana teremos nosso Treinamento Mãos e Coração. O treinamento Mãos e Coração é uma promoção da UCP da nossa igreja em parceria com o Conselho Missionário e a Secretaria Geral da Infância da IPB. Se você ainda não fez a sua inscrição, corra e faça já!



A Importância da Educação Cristã Infantil – Para pensar!
"De que vale uma criança saber quantos quilômetros separam Jerusalém de Nazaré, se ela não sabe a distância que separa um coração de Deus?" (Donald G. Barnhouse). Faça o nosso treinamento Mãos e Coração e seja um voluntário no Departamento Infantil de nossa Igreja.

Celebração da Ceia do Senhor
Hoje, durante o culto noturno na central, participaremos da celebração da Ceia do Senhor. Prepare-se, pois esse é um momento de especial comunhão para o povo do Senhor.

Resoluções do Conselho sobre os Obreiros das Congregações em 2015
O Conselho da Igreja, depois de orar e deliberar sobre o campo de trabalho dos obreiros e das congregações para o ano de 2015, aprovou a seguinte distribuição de campo:
Filadélfia – Evang. Pr.Thiago Souza Santos
Alto da Estação – Evang. Wanderlei Rodrigo
Matinha – Evang. Antônio Rogério
Manancial – Evang. Fernando Oliveira

Federação de SAFs e Missão Vida
A Federação das SAFs e Sinodal Triângulo Mineiro estão movimentando uma campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, bucha, prestobarba, desodorante, escova de dente, creme dental, cotonete, espuma de barbear) para a Missão Vida até o dia 09 de novembro.

Estudos Bíblicos Central e Matinha
Durante o mês de novembro os estudos bíblicos na Igreja Central estarão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson e na Congregação da Matinha sob a responsabilidade do Rev. Everton.

SAF Central e Alto da Estação - Plenária
Nossa reunião plenária será no dia 07 de novembro às 19:30 horas na Congregação do Alto da Estação.

Coral
Prezados irmãos. O final de ano está se aproximando. Estamos intensificando a preparação das músicas de natal. Fiquem atentos aos ensaios extras. No terceiro e quarto domingos de novembro, teremos ensaios em conjunto lá no Esmeril. Os mesmos serão após o culto dominical da Igreja de Getsêmani. Neste primeiro domingo de novembro, excepcionalmente, não cantaremos devido a viagem do coro do IBEL para Limeira-SP. No segundo domingo também não estarei por causa de viagem para Carmo do Paranaíba com coro do IBEL. Nós nos encontraremos, se Deus quiser, na próxima quarta-feira em nosso ensaio normal. Eliezer.


Aniversariantes
02/11
Maria Zaina do C. Horácio
Filadélfia
3831-6458
03/11
Moisés Lucas dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
03/11
Priscilla Raissa Santos
Manancial

06/11
Thiago de Souza Santos
Central
8842-5596
06/11
Cynthia Araujo de Souza
Filadélfia
8804-3870
06/11
Hélio Ladislau David
Central
3831-1280
06/11
Altina Bragança
Central
3831-1426
08/11
Belchiolina Nunes Borges
Manancial



Fórum
REFLEXÕES EM 2 CORÍNTIOS - GRANDE TRIBULAÇÃO
Pastor Sérgio Fernandes

2 Coríntios 1:8 - Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.

            Paulo compartilha com os irmãos a grande aflição que sofreu quando esteve na Ásia (vv.08). Segundo ele afirma, foi "agravado mais do que podia suportar, de tal modo que até da vida desesperamos". A jornada do cristão, muito embora passe por pastos verdejantes e águas tranquilas, também reserva passagens pelo vale da sombra da morte (Sl 23.4). Não podemos ignorar que o dia mau pode vir para todos; veio para Paulo apóstolo, pode vir para mim e para você.
            Paulo observou que aquela aflição possuía uma finalidade pedagógica: "para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos" (v. 9). Cada tribulação mostra nossa impotência e a potência de Deus. Nós faz perceber a brevidade dessa vida e acende em nosso coração a chama da esperança cristã, que reside na ressurreição.
            Ainda que tombemos na batalha, naquele dia de luz, Ele trará de volta a vida aqueles que morreram na fé. Quem crê em Cristo, ainda que morra, viverá. Nossa esperança é viva, Canaã está logo ali!




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES
Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Central

Texto: Apocalipse 14.13
Tema: Quando a morte é feliz!

            A morte continua sendo uma das experiências mais traumáticas para o ser humano. Desde que ela entrou no mundo por causa do pecado de nossos primeiros pais (Rm. 5.12) a simples menção da palavra causa arrepios em muitos. Assim, a partir daí, uma série de atitudes foram sendo tomadas para tentar amenizar ou pelo menos para ajudar as pessoas a lidarem melhor com a sua realidade.
            Dentre os modos equivocados de lidar com ela, a morte, está a prática de interceder pelos mortos. Hoje muitas pessoas vão se dirigir a cemitérios e ainda celebrarão missas em memória de pessoas que já morreram. Esse é dia de finados!
            No entanto, as Escrituras nos ensinam que a experiência da morte pode ser diferente. Aliás, elas nos ensinam que a morte não é a cessação da existência e essa continuação da existência pode ser feliz, quando é sustentada pela fé em Jesus.
            Aplique esse texto no seu coração e ajude outras pessoas a aprenderem que Cristo é a única resposta para o problema da morte.

1) A voz vinda do céu sugere que a resposta para a morte vem do alto. Então, de que maneira sua fé interfere no modo como você lida com a morte?

2) Por que os mortos de Ap. 14.13 são bem aventurados?

3) Você acredita que há base bíblica para a intercessão pelos mortos? Como você aconselharia uma pessoa que intercede por mortos?

4) Onde você acredita que as pessoas que já morreram estão hoje? Se quiser você pode ler Lucas 16.19-31.


Congregação do Alto da Estação – 31.10.2014
Avisos – 02 de outubro a 08 de novembro de 2014.
1.        Aulas de violão
        Estamos nos preparando para um mini projeto, onde forneceremos aulas de violão em nossa congregação no próximo ano, visando atender pessoas da igreja, bem como àqueles que, mesmo não sendo da igreja, sentirem o desejo de aprender. Diante deste fato, pedimos a oração de todos e aproveitamos a ocasião para pedir àqueles que têm um violão disponível para doação, que entre em contato pelos telefones 92858422 ou 88252995. Desde já, agradecemos pela cooperação.

2.        Semana de Oração
Nossa semana de oração acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro, não havendo na sexta feira, dia 07 em decorrência da reunião plenária da SAF, que acontecerá em nossa congregação.
A escala de responsáveis pelas reuniões se encontra em nosso quadro de avisos.

3.        Aniversariantes do mês de novembro

03.11 – Moisés Lucas dos Santos.
17.11– Maria Fernanda Ribeiro Aquino.
18.11–Rita Helena da Silva –9257 2119.
23.11 - Vanessa Madalena Silva–8848 1811.
23.11 - Vania Madalena Silva –8813 9806.
28.11 – Carlos Roberto S. de Oliveira – 8875 0414.



Nenhum comentário:

Postar um comentário