sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Boletim Informativo, 14 de setembro de 2014

Meu Refúgio és Tu no Dia do Mal

por

Charles Haddon Spurgeon



“...meu refúgio és tu no dia do mal” (Jeremias 17:17).

            O caminho do cristão nem sempre é brilhante e ensolarado; ele tem suas épocas de escuridão e tormenta. É certo que está escrito na Palavra de Deus " Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz." (Pv. 3:17), e é uma grande verdade que a religião é calculada para dar ao homem tanto felicidade na terra quanto gozo no céu; mas a experiência nos diz que, se o percurso do justo é "como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Pv. 4:18), às vezes, então,  essa luz fica obscurecida. Em certas épocas as nuvens encobrem o sol do crente, e ele anda na escuridão sem ver a luz. Há muitos que se regozijam na presença de Deus durante algum tempo; se aquecem no sol dos primeiros estágios de sua carreira cristã; caminham por "pastos verdejantes" junto de "águas tranqüilas", mas de repente descobrem que aquele céu glorioso está cheio de nuvens; ao invés de andar pela terra de Gósen, agora eles têm que andar pelas areias do deserto; em lugar de água doce, encontram correntes tortuosas, de águas amargas, e dizem: "Se eu fosse filho de Deus, com certeza isto não aconteceria." Oh! não digas isto, tu que estás andando na escuridão. Os melhores santos de Deus precisam beber bebidas amargas; os mais queridos de Seus filhos precisam suportar a cruz. Nenhum cristão gozou prosperidade infinita; nenhum crente pode manter o tempo todo sua harpa longe do salgueiro (Sl. 137). Talvez a princípio o Senhor lhe tenha dado um caminho suave e sem nuvens, pois você era frágil e inseguro. Ele amainava o vento para a ovelha tosquiada; mas agora que está mais forte em sua vida espiritual, você precisa ter a experiência mais madura e mais difícil dos filhos adultos de Deus. Precisamos de ventos e tempestades para exercitar nossa fé, para quebrar o galho podre da autodependência, e para nos enraizarmos com mais firmeza em Cristo. O dia do mal nos revela o valor da nossa gloriosa esperança.


Fonte: 
Morning and Evening


Avisos

Sociedades Internas e Ano Eclesiástico
Considerando a decisão do Presbitério que, reflete decisão emanada pela Assembleia do Supremo Concílio de nossa igreja, o ano eclesiástico de nossa igreja volta a ser de janeiro a dezembro. Portanto, lembramos a todos que as novas diretorias só tomarão posse no dia 31 de dezembro.

Departamental da SAF Central – Especial de Aniversário da SAF
No próximo dia 19 teremos nossa departamental especial em comemoração aos 88 anos da nossa SAF. A reunião será na residência da nossa irmã Nazira às 19:30 horas. Venha se alegrar conosco!

Reunião do Conselho
Na próxima quinta-feira, após o Estudo Bíblico, teremos nossa reunião do Conselho. Todos os presbíteros estão convocados.

INTERCESSÃO
- Israel Candido (bisneto D. diva), saúde
-  Lara, saúde

SAF EM NOTÍCIAS

1- Eleições – Nova Diretora - SAFs
       Estejamos desde já em oração, pelas eleições das Diretorias das SAFs, no mês de Outubro!

2-      OFICINA DE ARTES   
        Além do curso de Pintura em Tecido, estamos oferecendo Curso de Fitas e Curso de Bordados.  Temos também um  momento de comunhão e um delicioso café.
            As aulas acontecem às terças-feiras, no salão social da IP Central, a partir das 13:30hs.

Escala devocionais – (Oficina de Artes)
                       biblia_aberta                 
Dia 02/09 (terça-feira)
Ana Maria Taveira
Dia 09/09 (terça-feira)
Dn. Odete
Dia 16/09 (terça-feira)
Eloísa Ramos
Dia 23/09 (terça-feira)
Mizza
Dia 30/09 (terça-feira)
Dia da Secretária







Assinatura SAF em Revista anual 2015
Se você deseja adquirir a assinatura da SAF em Revista ano 2015 dê seu nome para Ana Maria. O valor da assinatura é 21,60 e deverá ser paga até o dia 30 de outubro.


Ficha Familiar
Solicitamos aos irmãos que ainda não atualizaram a Ficha Familiar que o possam fazer o mais rápido. Nosso desejo é atualizar a escala de aniversariantes, endereço, telefone, etc.. Pegue a ficha no rol de entrada do templo e entregue para um dos diáconos ou deixe no gazofilácio.

Construção e Reforma
Estamos avançando em nossos projetos de Construção e Reforma. Mas chegou a hora de contribuirmos com nossos dízimos e ofertas. Não há recursos suficientes para essa nova  fase, mas você pode ajudar com sua oferta em espécie ou em material. Procure o pb. Natanael ou o pb. Carlos Brasileiro e faça sua oferta.



Aniversariantes
14/09
Maria Aparecida dos Santos
Filadélfia
-
14/09
Adriana F. Borges
Central
3831-8583
16/09
Nazira Alves Cunha
Central
3831-1037
17/09
Carlos Reis Santos
Central
9138-1610
18/09
Felix Costa Vicente
Filadélfia

19/09
Vanessa Cristina A.R. Matos
Central
8845-4199
20/09
Davi Chagas dos Reis
Central
3831-5364





A CERTEZA DA SALVAÇÃO
R. C. Sproul

É possível alguém ter certeza de que está salvo? Alguém declarar que tem certeza da própria salvação pode parecer uma atitude de tremenda arrogância.  Mesmo assim, a Bíblia nos desafia a fazer de nossa salvação uma questão de certeza absoluta. Pedro ordena: "irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição..." (2Pe 1.10).

É nosso dever buscar com diligência a certeza de nossa salvação. Isso não é feito a partir de uma curiosidade indolente quanto ao estado da alma, mas por meio da promoção de nosso crescimento em santificação. Os cristãos que permanecem sem ter certeza da própria salvação estão sujeitos a toda sorte de dúvidas que paralisam seu caminhar com Cristo. Tropeçam nas dúvidas e ficam vulneráveis aos ataques de Satanás. Por isso temos de buscar ter plena certeza de nossa salvação. Existem quatro posições com relação à certeza de salvação.

Posição Um: Há pessoas que não estão salvas e sabem que não estão salvas. Tais pessoas são conscientes da inimizade que mantêm em seu coração contra Deus e claramente não querem nenhuma ligação com Cristo como seu Salvador. Têm a ousadia de declarar que não precisam de Cristo. Tais pessoas com freqüência são francamente hostis ao evangelho,

Posição Dois: Há pessoas que estão salvas, mas não sabem que estão salvas. Estão realmente num estado de graça, mas não têm certeza disso. Talvez estejam lutando contra o pecado em suas vidas e duvidam de sua própria salvação por causa de uma consciência perturbada. Neste grupo estão aqueles que ainda não têm certeza de que estão entre os eleitos.

Posição Três: Há pessoas que estão salvas e sabem que estão salvas. Este é o grupo dos que têm certeza de sua eleição e vocação. Têm um entendimento claro e sólido do que a salvação requer e sabem que cumpriram as exigências. Elas crêem no testemunho do Espírito Santo quando ele testificou em seu espírito de que são filhos de Deus (Rm 8.16)

Posição Quatro: Há pessoas que não estão salvas, mas confiantemente acreditam que estão salvas. Tais pessoas têm certeza sem possuírem  a salvação. A segurança delas é falsa.

Visto ser possível nutrir uma falsa certeza de salvação, como podemos saber se estamos no grupo três ou no grupo quarto? Para responder, temos de olhar mais atentamente para o grupo quatro e perguntar como é possível nutrir um falso senso de certeza.

A maneira mais fácil de nutrir uma falsa certeza da salvação é formar uma falsa doutrina da salvação. Por exemplo, se uma pessoas defende a visão universalista da salvação, pode raciocinar assim:

Todas as pessoas são salvas.  Eu sou uma pessoa.  Portanto, estou salvo.

Visto que esta doutrina é equivocada, sua certeza não tem um base sólida.

Outra maneira pela qual as pessoas garantem falsamente a si próprias que têm salvação é acreditando que irão para céu pela tentativa de viver uma vida boa. Aqueles que pensam que estão vivendo uma vida suficientemente boa para satisfazer as exigências de um Deus Santo estão simplesmente se iludindo ao pensar que estão salvos.

E quanto às pessoas que têm uma sólida doutrina da salvação? Ainda é possível que tenham uma falsa certeza? Temos de responder que sim. Uma pessoa pode crer que tem a fé salvadora, sem realmente tê-la. O teste para a certeza autêntica é duplo. Por um lado, temos de examinar nosso próprio coração para ver se temos a verdadeira fé em Cristo. É preciso ver se temos ou não um amor genuíno pelo Cristo da Bíblia, pois sabemos que tal amor por ele seria impossível sem a regeneração.

Segundo, temos de examinar o fruto de nossa fé. Não precisamos do fruto perfeito para termos certeza, mas é preciso haver algumas evidências do fruto da obediência para nossa profissão de fé tenha credibilidade. Se não há nenhum fruto presente, não há fé presente. Onde se encontra a fé salvadora o fruto da fé também se encontra presente.

Finalmente buscamos nossa certeza na Palavra de Deus, por meio da qual o Espírito Santo testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Rm 8.16)





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan
Texto: Salmo 37.3-6

Tema: Espera em Deus

            Existem alguns textos da Bíblia que são praticamente citados como talismãs da sorte. Basta um problema e uma luta para as pessoas saírem dizendo que somos mais que vencedores, que Deus ainda não completou a sua obra ou, como no texto da mensagem desta semana, que Ele satisfará os desejos do nosso coração. No entanto, a leitura incorreta da Bíblia vai aumentando a frustração daqueles que não vem os seus desejos sendo realizados ou a sua benção chegando.
            Então, o que significa essa sessão que estamos estudando? Como Deus pode satisfazer os desejos do nosso coração e qual é o mais que ele fará quando entregarmos a ele o nosso caminho?
            Medite nessas palavras e na profundidade de cada promessa de Deus.

1) A primeira exortação do texto é para que confiemos no Senhor. Essa ordem vem depois de Deus falar para o povo não se indignar por causa dos malfeitores, nem sentirem inveja dos que praticam iniqüidade. Quando você se sente prejudicado ou injustiçado, como é que você revela sua confiança em Deus?

2) Você acredita que a lógica do verso 4 é: Faça a vontade de Deus que ele fará a sua? Por que?

3) Entregar o caminho ao Senhor significa passar para os cuidados dela a nossa própria vida. Como você aconselharia um cristão, que passa por uma grave aflição, a se apropriar destas palavras? Veja o verso 5.

4) Esta semana o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, disse que justiça que tarda não é justiça. Diante disso e à luz do verso 6 como podemos enfrentar tantas injustiças em nossos dias?


Nenhum comentário:

Postar um comentário