sexta-feira, 25 de julho de 2014

Boletim Informativo, 27 de julho de 2014

A esperança que não se desespera

A esperança é o oxigênio que nos mantém vivos. Quem não tem esperança vegeta, não vive. Quem passa os anos de sua existência na masmorra do desespero, acorrentado pelo medo e subjugado pelas algemas da ansiedade, conhece apenas uma caricatura da vida. A vida verdadeira é timbrada pela esperança, uma esperança tão robusta que espera até mesmo contra esperança. Foi assim com Abraão, o pai da fé. Deus lhe prometeu um filho, em cuja descendência seriam abençoadas todas as famílias da terra. Abraão já estava com o corpo amortecido. Sua mulher, além de estéril, já estava velha demais para conceber. A promessa de Deus, porém, não havia se caducado. Contra todas as possibilidades humanas, contra todos os prognósticos da terra, contra todo o bom senso da razão humana, Abraão não duvidou por incredulidade, mas pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus e esperou mesmo contra a esperança, e o milagre aconteceu em sua vida. Isaque nasceu e com ele a esperança de uma descendência numerosa e bendita.
A esperança que não se desespera tem algumas características:
1. Ela está fundamentada não em sentimentos humanos, mas na promessa divina. Abraão não dependia de seus sentimentos, mas confiava na promessa. Deus havia lhe prometido um filho e essa promessa não havia sido revogada. Abraão já estava velho e seu corpo já estava amortecido, mas esse velho patriarca não confiava no que estava em seu interior, mas naquele que é superior. Não vivemos pelo que sentimos, vivemos agarrados na promessa. Não devemos nos estribar em nossas emoções instáveis, mas na Palavra estável e inabalável daquele que não pode mentir. As promessas de Deus não podem falhar. Ele é fiel para cumprir sua Palavra. Devemos tirar os olhos de nós mesmos e colocá-los em Deus. Dele vem a nossa esperança. Ele é a nossa esperança. Nele podemos confiar.

2. Ela está fundamentada não em circunstâncias, mas naquele que governa as circunstâncias. A fé ri das impossibilidades, pois não é uma conjectura hipotética, mas uma certeza experimental. A fé não lida com possibilidades, mas com convicção. O objeto da fé não está no homem, mas em Deus. A fé não contempla as circunstâncias, mas olha para aquele que está no controle das circunstâncias. Abraão sabia que Deus poderia fortalecer seu corpo e ressuscitar a fertilidade no ventre de sua mulher. Sabia que o filho da promessa não seria fruto apenas de um nascimento natural, mas, sobretudo, de uma ação sobrenatural. A esperança que não se desespera não olha ao redor, olha para cima; não vê as circunstâncias, comtempla o próprio Deus que está no controle das circunstâncias.
3. Ela está fundamentada não nas ações humanas, mas nas intervenções divinas. Abraão e Sara fraquejaram por um tempo na espera do filho da promessa. O resultado dessa pressa foi o nascimento de Ismael. A ação humana sem a condução divina resulta em sofrimento na terra, mas não em derrota no céu. O plano do homem pode ser atabalhoado, mas o plano de Deus não pode ser frustrado. Deus esperou Abraão chegar a seu limite máximo antes de agir. Esperou que todas as possibilidades da terra cessassem antes de realizar seu plano. Então, a promessa se cumpriu, o milagre aconteceu e Isaque nasceu. O limite do homem não limita Deus. A impossibilidade do homem não ameaça Deus, pois os impossíveis do homem são possíveis para Deus. Quando o homem chega ao fim dos seus recursos, Deus ainda tem à sua disposição toda a suprema grandeza do seu poder. Deus faz assim para que coloquemos nele toda a nossa confiança, para que tenhamos nele toda a nossa alegria e para que dediquemos a ele toda a glória devida ao seu nome.


 Nova Logomarca da Igreja Presbiteriana do Brasil


Culto de Formatura
Na próxima sexta-feira (01/08) as 19:30h teremos o culto de formatura da E.E. Dom Lustosa, curso de Magistério. Toda Igreja está convidada.

Executiva da Federação das SAFs
No próximo sábado as 13:30h teremos a Executiva da Federação das SAFs do PAPB em nossa Igreja.

Oficina de Artes
Lembramos as mulheres da Igreja que já está funcionando a Oficina de Artes. Voce pode vir aprender trabalhos manuais ou pode doar seu tempo ensinando algo diferente. Fale com  a Marly Moreira.

Ficha Familiar
Solicitamos aos irmãos que ainda não atualizaram a Ficha Familiar que o possam fazer o mais rápido. Nosso desejo é atualizar a escala de aniversariantes, endereço, telefone, etc.. Pegue a ficha no rol de entrada do templo e entregue para um dos diáconos ou deixe no gazofilácio.

Construção e Reforma
Estamos avançando em nossos projetos de Construção e Reforma. Mas chegou a hora de contribuirmos com nossos dízimos e ofertas. Não há recursos suficientes para essa nova  fase, mas você pode ajudar com sua oferta em espécie ou em material. Procure o pb. Natanael ou o pb. Carlos Brasileiro e faça sua oferta.


ESCALA JUNTA DIACONAL -
CENTRAL E CONGREGAÇÕES
 JULHO

Alto da Estação
Filadélfia
Manancial
Central
27-jul
Josué
José Humberto
Mardoqueu
Francisco
Ney
José Rodrigues
Daniel



OBS. 1: Os nomes com asterístico à frente, são responsáveis por preparar a Santa Ceia.


Aniversariantes
27/07
Eliane Ribeiro
Alto da Estação
9902-9936
28/07
Julio César Santos
Filadélfia
9134-3181
29/07
João Vitor Silva
Alto da Estação
9257-2119
30/07
Júnia Chagas
Central
3831-4834
30/07
Gilberto Barbosa Piva
Filadélfia
3832-6414
30/07
Helder Araújo Chagas
Filadélfia
3831-4161
31/07
Maria do Carmo
Manancial

31/07
Alyne Amaral Santos
Filadélfia
3831-7077
01/08
Ana Maria
Manancial

01/08
Simone Costa
Manancial

02/08
Carlos Thomas Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
Lucas Thomas de Paula Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
Victor Thomas de Paula Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
Neiva de Lourdes de Jesus
Filadélfia

02/08
João Pedro Barbosa Urbano
Central
3831-2852
02/08
Renata Alves Ferreira
Central
3831-7849



Rev. Ronaldo Dourado (Chile) - 03/07/14







2014: Consolidar e crescer! É fundamental discipular sem deixar de evangelizar.
Graças a Deus, a Iglesia Presbiteriana Red vai se consolidando mais e mais. Começamos este ano com o desafio de fazer funcionar algumas estruturas que criamos no final do ano passado: a Escola Dominical, o Culto, o Conjunto de Louvor, o Ministério de Jovens e Adolescentes, o Ministério de Mulheres, o Ministério de Missões e o Ministério de Família. A maioria está funcionando bem. Com isso, estamos colhendo os frutos como esperávamos: os líderes estão crescendo; os irmãos sendo edificados e novas pessoas sendo incorporadas.

 
Semana Santa 
Na Sexta-Feira Santa, tivemos um jantar evangelístico de Páscoa. Contamos com a presença de 45 pessoas, das quais 15 eram visitantes. Bênção de Deus!  

 
Ministério de Missões
Apoiamos missionários cubanos, Família Fredes, através de nossas orações e contribuição. No mês de maio enviamos a Cuba uma mala com 20 kg de produtos necessários para o trabalho dos missionários. “Deus ama a quem dá com alegria” 2 Coríntios 9.7

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes”
Desde maio, temos uma vez ao mês, reunião do Ministério de Jovens e Adolescentes. Os próprios líderes desse ministério conduzem os trabalhos, nos quais há momentos de meditação na Palavra, dinâmicas e jogos. Em uma reunião (em maio) estiveram presentes 18 pessoas, das quais três eram visitantes. Esse ministério tem grande potencial para crescer.

Crescimento administrativo da Igreja
A Iglesia Presbiteriana Red funciona com uma Mesa Administrativa composta pelo pastor-plantador e mais seis irmãos chilenos. Uma vez ao mês, nos reunimos para focarmos na visão de fazer discípulos de Jesus. No mês de abril, começamos a recolher os dízimos daqueles que são membros da igreja. A arrecadação tem sido boa e junto com as ofertas recolhemos mensalmente o equivalente a 1/4 do que necessitaríamos para o sustento da igreja. Deus seja louvado e continue provendo e fazendo crescer sua obra! 

Classe de Catecúmenos
Nesse mês de junho, começamos a Classe de Catecúmenos. Estamos preparando 12 irmãos que serão recebidos por Batismo e Pública Profissão de Fé no fim do mês de agosto, como primeiros novos membros da igreja. Essa será uma data de grande alegria e festa.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” Atos 2:42,47.

Pedidos de oração
- Por nossa família, para que Deus cuide de nós, espiritual, emocional e fisicamente;
- Pelos líderes, para que Deus os capacite e renove para servirem com dedicação;
- Pelos irmãos que estão fazendo a Classe de Catecúmenos para serem batizados e recebidos como membros;
- Pela Comuna de La Reina e a evangelização que será realizada neste segundo semestre;
- Pelos irmãos que estão discipulando e pelos que estão sendo discipulados;
- Por um lugar que tanto necessitamos para as reuniões da igreja. Tem sido difícil encontrar!
“Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tiago 5:16.

Ronaldo Adriano Roque Dourado
Fone e Whatsapp: (+56) 9 7432 2381
Email: ronaldodourado@hotmail.com





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES


Texto: Tiago 1.12-18


         O verso 12 nos oferece uma bênção e uma promessa em tempos de provação e tentação.

         Muitas pessoas por terem a idéia de que Deus é bom, Ele jamais permitiria que Seu povo sofresse ou passasse por tentações. Contudo, esquecem que Deus quer que Seus filhos amadureçam e experimentem mais bênçãos de sua preciosa Graça; e o único modo pelo qual este amadurecimento vem é por meio das provas e tentações. Nesta passagem Tiago enfatiza a bondade de Deus e alerta os cristãos sobre o cuidado que precisam ter nestes tempos. (1:13,20).
     Primeiro, ele faz uma clara distinção entre provação e tentação. Deus envia provação para produzir o melhor em nós (Ex: Abraão, Gn 22.1), porém Satanás nos tenta com o intuito de nos causar o pior. Os crentes, por nenhum modo, devem dizer que é DEUS quem os tenta, porque somos tentados por nossa própria natureza.
     Daí por diante, Tiago relembra àqueles irmãos que Deus somente nos dá boas coisas e que estas descem dos céus. Deus é Luz; Deus é imutável; Fomos tornados seus filhos; Fomos gerados por Sua Bendita Palavra.

1. Que bem-aventurança ou promessa é cumprida na vida daquele que perseverança em meio as provas? (v.12)

2. Existe distinção entre Provação e Tentação?

3. O que Mateus 6.13 quer dizer se Deus a ninguém tenta (v.       13)?

4. Se Deus, então, a ninguém leva a pecar, por quê pecamos? (v.14)

5. Como Tiago descreve a Bondade de Deus nos versos 16-18?



Nenhum comentário:

Postar um comentário