sexta-feira, 4 de abril de 2014

Boletim Informativo, 06 de abril de 2014

VERDADES E MENTIRAS
Rev. Cleverson Gilvan

            O dia 1º de abril ficou conhecido mundialmente como o dia da mentira. Alguns historiadores atribuem essa data à mudança do início do ano para o dia 01 de janeiro, pelo rei francês Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano. Antes, o início das celebrações do ano novo era iniciado no dia 25 de março e terminava uma semana depois.
            No entanto, algumas pessoas mais conservadoras resistiram as mudanças de Carlos IX e acabaram virando motivo de chacota para os que acataram a nova data. Os inconformados com a mudança do calendário continuaram, por um tempo, comemorando o ano novo na data tradicional e, a partir daí, começaram a receber convites para festas que não existiam. Assim, começou o dia da mentira.
            Contudo, os cristãos são sabedores das relações espirituais estabelecidas a partir da mentira. As Escrituras ensinam que o diabo é o seu pai – Jo. 8.44 e, portanto, os que mentem revelam seu apreço pelas coisas satânicas e pecaminosas, ainda que alguns tentem relativizar ou até mesmo suavizar o impacto desta constatação, dizendo que apenas brincam e fazem uso do que chamam de “mentirinhas” ou “mentiras brancas”, mostrando-se completamente negligentes diante da exortação bíblica que diz: 1 Ts 5:22  “Abstende-vos de toda aparência do mal.” (tradução revista e corrigida). 
            Além disso, o apóstolo João diz que somos da verdade (1 Jo. 3.19) e sendo ela o puro reflexo da revelação de Deus, ou seja, da sua Palavra, cremos que a verdade é libertadora. Assim, os filhos da verdade têm em suas mãos uma arma poderosa, em sua mente uma confiança inabalável, em seu coração uma paz duradoura e em sua boca um argumento irrefutável. Afinal Paulo diz: 2 Coríntios 13:8  “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”.
            Concluímos lembrando também que a verdade se vale sempre da companhia necessária da sabedoria e, portanto, como diz o sábio, há tempo para todo propósito debaixo do céu, inclusive o tempo de falar e o de ficar calado. De qualquer modo, cada palavra proferida pelos filhos da verdade deve ser precedida pela oração dos que buscam em Deus o poder necessário para as boas palavras que edificam.

Avisos

Programação Especial da Páscoa
No feriado da páscoa nossa igreja terá uma programação especial preparada para toda a igreja. No dia 18 de abril teremos um culto às 19:30 horas, com a participação do coral de nossa igreja, na Congregação Manancial e no domingo de páscoa teremos nosso, já tradicional, culto da ressurreição às 07:00 da manhã, na Central, seguido do café e da Escola Dominical. Todas as Congregações e a Central participarão em conjunto destas programações.

Ceia do Senhor
Durante o culto noturno participaremos da celebração da Ceia do Senhor na central. Na oportunidade receberemos novos irmãos por Profissão de fé e Batismo.

Reunião de Oração – Projeto Ana
Nesta terça-feira nossa reunião de oração será a do Projeto Ana. É tempo de interceder pelas nossas famílias e especialmente por nossos filhos. Participe com alegria.

Intercessão pelo Rev. José Dilson e a Missionária Zeneide
Nossos missionários no Senegal – Pr. José Dilson e Zeneide carecem de nossas orações. Levantemos um clamor em favor de nossos irmãos que serão julgados no próximo dia 08 naquele país. Que Deus ilumine a mente dos magistrados e, acima de tudo, nos conduza ao entendimento dos seus propósitos.

Estudo Bíblico
O Rev. Everton tem estado a frente dos estudos bíblicos doutrinários no templo central. Venha aprender e crescer no conhecimento da Palavra de Deus.

Atenção Líderes de Grupos Familiares
No final do mês de abril teremos nossa primeira reunião sobre o ministério dos grupos familiares. Ore por este ministério e por novas estratégias de crescimento. Aguarde maiores informações!



AGENDA SAF ABRIL 2014

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO

1
2

VISITAS

3
4

PLENÁRIA
19:30hs
5
6

7
8

Projeto Ana

9

VISITAS

10
11
Recepção IBELINOS
Salão Social
19h30
12
13

14
15
16

VISITAS


17
18
19
2O


21
22
23

Executiva

24
25 Departamental
Gerônima
19 h30
26

27



28
29







OBSERVAÇÃO:...Se você deseja receber uma visita da SAF e/ou deseja participar das visitas
da SAF, favor procurar por Marly Moreira. OFICINA DE ARTES toda terça-feira * 13h30min às 16h30min *




Nasceu...
Nasceu nessa semana o pequeno João Pedro, filho dos nossos irmãos Renato e Daiane. Deus abençoe a vida desta criança, conduzindo-a sempre nos caminho do Senhor.

Cong. Alto da Estação
-  O culto nos lares tem sido uma benção e nesta semana realizaremos um na casa de nossa irmã Vânia Ap. Luciano. O endereço é o seguinte: Rua José Luiz da Silva, nº 188, bairro São Judas. Você é nosso convidado.
-  Amados irmãos, o aniversário de nossa congregação está se aproximando. Será no dia 27 de abril. Orem por este trabalho e organize sua agenda para participar conosco deste dia tão especial.

Escala de Presbíteros nas Congregações
06/04 – Central – Ceia do Senhor
13/04 – Filadélfia – Pb. Ernani
            Alto da Estação – Pb. André
            Manancial – Pb. Marcelo


Escala da Junta Diaconal – Central e Congregações

Alto da Estação
Filadélfia
Manancial
Central
6/abr
Josué
José Humberto, Mardoqueu
Luiz
Ney, Carlos, Francisco
13/abr
José Rodrigues
Jonathas, José Humberto
Josué
Luiz, Ney, Daniel




Aniversariantes
06/04
Eva Eliane Silva
Filadélfia
3831-8979
06/04
Osvaldo Junior
Alto da Estação

07/04
Angelina M. D. Cabral
Central
3832-4575
09/04
Roberto Donizete Cunha
Central
3831-7849
10/04
Vanusa Maraiza A. Ribeiro
Central
3831-7999
12/04
Marcia Domingas de Brito Nunes
Central
3831-2664
12/04
Lucca Casalenovo
Central
3831-8771
12/04
Luiz Pachoal Lucas
Central
3831-4046



Fórum

Dez Coisas Para Fazer Durante o Sofrimento

Ed Welch

Todos nós sofreremos, disto não há dúvida. O mais estranho, então, é que estamos sempre despreparados para enfrentá-lo. Com isto em mente, um exercício útil é rememorar as Escrituras e identificar o que a Palavra de Deus pode nos dizer e orientar quando as coisas seguem difíceis.

Vai, aqui, minha atual lista de dez coisas que fazer enquanto sofro (lista sempre sujeita a aperfeiçoamentos)

1. Não se surpreenda com o sofrimento (1Pe 4.12). O Filho de Deus sofreu, então sofrerão, assim, todos os que O seguirem. Você não será poupado de sofrimentos que o mundo experimenta, mas você participará neles, tanto para beneficio do mundo, como para o seu próprio;

2. Viva pela fé veja o invisível (Hb 2.2). Olhos naturais não são suficientes. Seus olhos dirão a você que Deus está longe e em silêncio. A verdade é que Ele esta perto – invisível – mas perto. Ele se compadece daqueles que como Ele sofreu. Então suplique por ajuda quanto ao modo espiritual de ver as coisas. Sonde as Escrituras. Conte com outros irmãos para ajudá-lo a orar e a lembrar você da Verdade, em Cristo. Peça ao Deus do Conforto para confortá-lo;

3. O sofrimento revelará o que está realmente no seu coração. Ele provará você (Tg 1.12). Para onde você se volta quando sob provas? Você se volta pra Jesus ou pra si mesmo?;

4. Deus é Deus, você não é (Jó 38-42). Isto é o que importa. Humildade e submissão diante do Rei poderão acalmá-lo em algumas de suas mais inquietantes questões;

5. Confesse seus pecados. Não há nada novo aqui; é uma característica normal da vida diária. Contudo, confessar sempre nos ajuda a ver a Cruz de Jesus de um modo muito mais claro. É a maneira mais rápida de ver o amor sempiterno e generoso de Deus (Hb 12); 

6. Mantenha seus olhos nas Escrituras quanto ao Servo Sofredor. Ele compartilhou de seu sofrimento, assim, também, você poderá participar dos Dele. (Is 39-53, Jo 10-21);

7. Fale honesta e frequentemente com o Senhor. Isto é muito importante. Apenas fale, exprima sua dor, tenha alguém a ler contigo um Salmo e diga, ainda que fraco, “Amém”;

8. Espere conhecer Deus de um modo muito melhor, enquanto neste deserto. Pois este é o modo habitual com que Ele trabalha com seu povo (Fp 3.10-11);

9. Converse com aqueles que tiveram algum tipo de sofrimento, leia seus livros, pare para ouvi-los. Você não está sozinho. Insista em se comover, com compaixão, enquanto ouve outras histórias de sofrimento;

10. Olhe pra frente. Precisamos de uma visão espiritual para o que está acontecendo agora e para onde o universo está se dirigindo. Estamos em uma peregrinação que terminará no templo de Deus (Sl 84)
Eu tenho notado que, durante tempos difíceis, conseguimos mais ouvir nossas próprias palavras se repetindo do que conseguimos ouvir as palavras ditas por outras pessoas. Sendo assim, passei a autorizar, permitir que minha esposa, filhos e quaisquer outras pessoas, falem essas coisas comigo, quando meus sofrimentos estiverem me oprimindo.

* Edward T. Welch, é conselheiro e membro do corpo docente no CCEF (Christian Counseling and Educational Foundation). Obteve seu Pós-Doutorado em Aconselhamento (Neuropsicologia) na Universidade de Utah e seu Mestrado no Biblical Theological Seminary. Ed tem aconselhado por mais de 30 anos e escrito, extensivamente, sobre depressão, medos e vícios.

Tradução: Everton C. A. Oliveira
Patrocínio, 03 de Abril de 2014.





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Mateus 11.28-30
Tema: O verdadeiro descanso em Jesus

            Seguramente um dos textos mais confortadores do evangelho é o que apresenta o convite de Jesus para que descansemos nele. Esta é uma mensagem especialmente encorajadora principalmente quando consideramos nossas lutas. Mas, será que o descanso que esperamos é o que Jesus está oferecendo?
            No contexto da passagem (veja o verso 25) Jesus fala dos altos propósitos divinos. Ele disse que Deus resolveu esconder a clareza do evangelho dos sábios para revelá-las aos pequeninos. Isso significa que o convite que vai ser feito é para os que, de algum modo, estão procurando entender as grandezas de Deus desfrutando da sua salvação.
            Então, pense:

1) Os cansados e sobrecarregados aqui são aqueles que viveram, inutilmente, tentando agradar a Deus por suas próprias obras. Como estas obras sempre são imperfeitas, elas nunca seriam suficientes para satisfazer o padrão de excelência de Deus. Então, qual o lugar das boas obras na vida cristã? Não se esqueça de Ef. 2.8-9

2) Nossas obras não contribuem absolutamente nada para a nossa salvação. E é assim para que o mérito e o louvor sejam devidos somente a Cristo. Mas isso não significa que não tenhamos de fazer nada. O que Jesus diz que temos de fazer?

3) Achar descanso para a alma é o mesmo que encontrar paz (Rm. 5.1). Você acredita que haveria alguma outra forma de nos salvarmos se Jesus não tivesse morrido e ressuscitado?

4) Como podemos agradecer a Deus por sua salvação?
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário