sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Boletim Informativo, 27 de outubro de 2013


Com Mãos e Coração

Rev. Cleverson Gilvan



            O sangue bombeado pelo coração é o responsável pela energia e pela vitalidade das nossas mãos. Não haveria movimento sem o coração, mas também não haveria nenhum gesto sem as mãos.  Por isso, podemos dizer que há uma relação íntima e necessária entre as mãos e o coração. E as Escrituras nos ensinam coisas preciosas sobre isso!
            Começando pelo coração somos advertidos acerca da sua importância quando lemos: Provérbios 4:23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.  Ali está a sede do nosso ser mais interior, afinal de contas todas coisas começam no coração, inclusive e especialmente a nova vida, que é obra do Espírito Santo regenerando-o.
            Este coração regenerado é o ponto de partida para  uma nova vida. Uma vida gerada pelo Poder do Espírito e nutrida pela Palavra da verdade. Este coração regenerado é a garantia de que a nova vida nos conduzirá a Deus e a felicidade eterna que Deus tem preparado para o seu povo.
            Mas este coração regenerado é o ponto de partida para as novas atitudes de nossas mãos. Só um coração regenerado pode fazer com que mãos se levantem aos céus em louvor ao Senhor e só um novo coração é capaz de dizer: Salmos 141:2  "Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.
            Assim, nesse final de semana, quando recebemos em nossa igreja o "Mãos e Coração" fomos desafiados mais uma vez a pensar na maneira como temos trabalhado para levar nossas crianças a servirem a Deus integralmente. Lembre-se que cremos que o Espírito trabalha nos corações dos pequeninos e Ele mesmo nos separou para treinarmos suas mãos para que sirvam a Deus a partir do seu novo coração.
            Alem disso, vale ressaltar mais uma vez a Palavra de Jesus, que disse: Lucas 18:17  Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele


Avisos

Sejam Muito Bem Vindos! Mãos e Coração
Damos graças ao Senhor pela vida dos nossos irmãos queridos Rev. José Roberto, Secretário Geral da Infância da IPB, da irmã Márcia Maulepes Santos, de Brasília e do irmão Sérgio Montezuma, de Manhuaçu. Obrigado pela cooperação no nosso Mãos e Coração! Que Deus os guarde e os leve de volta em paz para os seus lares.

Programação Dominical Especial
Hoje pela manhã e durante o culto da noite ouviremos o Rev. José Roberto como mensageiro do Senhor. Convide seus amigos para receber a mensagem do evangelho em nossa igreja.

Intercessão
Nossa irmã Gracina, esposa do Dc. Rubens está internada em situação muito delicada na Santa Casa (UTI). Ore pela vida de nossa irmã e de seus familiares - Tg. 5.16b "... Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.".
Ore também pela saúde da mãe do nosso irmão Dc. Josué Chagas.

Convocação FEMAP
A FEMAP  convoca as UMP’s a participarem de eleição da Diretoria 2014 a realizar-se nos dias 15 e 16 de novembro na Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino. Inicia-se o Congresso as 20:00h do dia 15. Cada sociedade deve enviar o Presidente de sua UMP e dois delegados para participarem da mesma.

Convocação FAAP
A FAAP  convoca as UPA’s a participarem de eleição da Diretoria 2014 a realizar-se nos dias 02  de novembro na Igreja Presbiteriana Central de Monte Carmelo. Cada sociedade deve enviar o Presidente de sua UMP e dois delegados para participarem da mesma.

SAF Central
Reunião Departamental na casa da Aparecida Morais, dia 28/10 (amanhã) as 19:30h. R. Quintiliano Alves, 1155 (fundos). Cada sócia deve levar seu relatório do ano.

Assinaturas para SAF em Revista 2014
Assinaturas para SAF em Revista 2014 até dia 30 de outubro com a Ana Maria. Novo preço: 21,60 (assinatura individual)

Escala de devocional – Oficina de Artes
29/10 – Rev.Cleverson
05/11 – Ana Maria
12/11 – D. Odete

Escala Reunião de Oração – Cong. Manancial
DATA
LOCAL
DIRIGENTE
29/10
IGREJA
HILDA
03/11
IGREJA
ENY
10/11
IGREJA
ENY
17/11
IGREJA
CLEUNICE


Escala da Junta Diaconal
Alto da Estação
Manancial
Filadélfia
Central
27/10
José Humberto
José Rodrigues
Mardoqueu, Jonathas
* Josué, Luiz


Escala Aniversariantes
29/10
Matheus dos Santos
Filadélfia
-
29/10
Israel Machado Oliveira
Alto da Estação
3831-1566
30/10
Francisco Faria da Silva
Filadélfia
3832-4608
31/10
Aparecida Morais Oliveira
Central
3831-2951
31/10
Cleusa Pereira da Silva
Central

01/11
Ludmila Borges Reis
Central
3831-7561
01/11
Pedro Camilo Marra
Central
3831-5405
01/11
Grace Ramos Pena
Central
3831-9273
01/11
Odete Rodrigues Vieira
Manancial
8824-9492
02/11
Maria Zaina do C. Horácio
Filadélfia
3831-6458



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Mateus 25.1-12

Tema: Esperando o noivo

            Algumas parábolas tratam, de modo especial, da vigilância santa que deve ser exercida pelos crentes que aguardam a volta de Jesus. Essas parábolas se valem de várias analogias mas todas nos chamando a atenção para uma verdade - Jesus está voltando.
            O estudo desta semana considerará a parábola das dez virgens, nos ajudando a pensar no modo como a igreja, a noiva de Cristo, deve se preparar para as Bodas do cordeiro, ou seja, para a eternidade com Jesus.
            A parábola apresenta dois grupos. O grupo de cinco virgens chamadas prudentes, que tinha azeite suficiente para manterem acesas as suas lâmpadas e as cinco virgens néscias, que não pensaram que o noivo poderia demorar. A questão é nos fazer pensar em qual desses grupos nos encaixamos atualmente.

1) Segundo o verso 5 as noivas se cansaram de esperar o noivo e adormeceram. Você acha que Jesus está demorando muito? Como você analisa a expectativa da igreja quanto à sua vinda?

2) A que horas o noivo chegou?

3) Esse horário parece inadequado, por ser tarde demais, mas ele ensina que o noivo pode chegar quando não mais for esperado. E por falar em chegada inesperada, o que aconteceria na sua vida se Jesus voltasse exatamente agora?

4) Por que as virgens prudentes não deram o seu azeite às néscias? Você acha que elas foram egoístas? Por que?

5) Qual foi a consequência  com a qual as néscias tiveram que arcar? Como você aplicaria isso hoje?
  

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Boletim Informativo, 06 de outubro de 2013.

MÃOS E CORAÇÃO!

Rev. Cleverson Gilvan

            Este é o mês do nosso Congresso Mãos e Coração! Nele teremos um dia inteiro reservado ao treinamento de irmãos que amam o trabalho com as crianças e para isso contaremos com a presença de irmãos valorosos como o nosso Secretário Geral da Infância, o Rev. José Roberto e dos irmãos Sérgio Montezuma, músico de Manhuaçu e Márcia Maulepes, do Mackenzie Brasília.
            No entanto, alguns podem se perguntar: Mas porque devo me interessar por esse evento para quem trabalha com crianças?
            As crianças ocupam um lugar especial na igreja do Senhor Jesus Cristo. Certa vez, quando alguns discípulos tentaram impedi-las de se aproximarem do Mestre, ele disse: Mateus 19:14  "Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.". Estas palavras de Jesus mostram que os adultos da igreja devem dar especial atenção a educação espiritual dos seus infantes. Por isso, cremos que é tarefa da igreja promover, por todos os meios bíblicos legítimos, o pleno desenvolvimento e a plena integração das crianças na igreja.
            Hoje, pela graça de Deus, nossa igreja vem recebendo um número expressivo de crianças vindas de lugares mais distantes de nossa cidade e, além delas, os filhos dos membros são também parte importante deste momento de crescimento de nossa UCP. Diante desta realidade, todos somos desafiados a favorecer e cooperar com a proclamação do evangelho associada ao discipulado cristão infantil.
            Então, os pais crentes, que trazem os seus filhos para as programações da UCP, os ajudam a desenvolver uma consciência missionária, a se perceberem efetivamente como alvos da graça salvadora de Jesus Cristo e a contribuírem para que crianças de outro lugares se sintam verdadeiramente acolhidas por pessoas que já foram acolhidas por Jesus. Agir de modo contrário é causar embaraço às crianças e sobre isso Jesus também diz: Mateus 18:6  "Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.".  Não menosprezemos a exortação bíblica!
            Ademais, ore pelas crianças e procure cooperar ativamente para o amadurecimento espiritual daquelas que nos foram confiadas.



Avisos

Intercessão
- D. Diva, saúde (colocará marca passo no dia 07/10).


Celebração da Ceia do Senhor e Batismo
Hoje, durante o culto noturno, teremos o privilégio de participar da celebração da Ceia do Senhor. Também receberemos, pelo Batismo infantil, o nosso irmãozinho Gabriel, filho da Elciane e do Aguimar.

ESTUDO BÍBLICO
Seguindo nossos estudos na Confissão de Fé estudaremos na próxima semana sobre Cristo como Mediador. Nossos estudos acontecem toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Reunião de Oração do Projeto Ana
Nessa semana a nossa reunião de oração será dirigida pelas nossas irmãs do Projeto Ana - mães intercedendo pelos seus filhos. Pais, mães e avós são convidados para intercederem por suas famílias.

Ceia no Alto da Estação
Durante a Escola Dominical nosso pastor ministrará a Ceia do Senhor na Congregação do Alto da Estação.

Reformas da Igreja
Pela graça de Deus estamos concluindo as reformas nos banheiros masculino e feminino. A rampa que dará acesso ao elevador (plataforma) está praticamente pronta. Ainda temos os banheiros para portadores de necessidades especiais e o novo espaço para secretaria e moradia dos obreiros. Ore e contribua !

Assinaturas para SAF em Revista 2014
Assinaturas para SAF em Revista 2014 até dia 30 de outubro com a Ana Maria. Novo preço: 21,60 (assinatura individual)

Escala de devocional – Oficina de Artes
08/10 – Odete
15/10 – Rev.Cleverson
22/10 – Ana Maria
29/10 – Milca



Escala de Assistência - Manancial e Alto da Estação
Outubro e Novembro 2013

Domingo
A. Estação - Oficial
Manancial - Oficial
6/10
Pb. André
Pb. Tadeu
13/10
Pb. Clésio
Pb. Marcelo
20/10
Pb.  Ernani
Pb. Emerson
27/10
Pb. Natanael
Pb. André
3/11
Pb. Carlos
Pb. Clésio
10/11
Pb. Marcelo
Pb. Ernani
17/11
Pb. Emerson
Pb. Natanael
24/11
Pb. Tadeu
Pb. Carlos



Escala Reunião de Oração – Manancial
DATA
LOCAL
DIRIGENTE
08/10
IGREJA
HILDA
15/10
IGREJA
CLEUNICE



Escala da Junta Diaconal
Alto da Estação
Manancial
Filadélfia
Central
13/10/2013
Francisco
Luiz
José Humberto, Jonathas
* Ney, Josué
20/10/2013
Daniel
Josué
Mardoqueu , José Humberto
* Carlos, Jonathas


Escala Aniversariantes
06/10
Miriam Mendes dos Reis
Manancial
3832-1607
07/10
Hester Ferreira Silva
Central
9931-3581
08/10
Natallia Bouzan Gonçalves
Filadélfia

09/10
Cristiano M. Oliveira
Alto da Estação
3831-1566
09/10
Camila Araújo Faria
Filadélfia
-
10/10
Júlio Ramos
Central
3831-1531
10/10
Mardoqueu Pereira Araujo
Filadélfia
3832-4354
11/10
Maria da Glória Machado
Central
3832-2314
11/10
Lívia Patrícia Barbosa
Central
3831-6608
12/10
Lorrayne Ap. Silva Andrade
Alto da Estação
3832-1673



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Gn. 17.1-14

Tema: Uma aliança perpétua para todas as gerações! Bênçãos para os filhos de Abrão

            Infelizmente a maioria dos presbiterianos batiza os seus filhos apenas por tradição e, por isso, muitos nem se dão conta da dimensão das bênçãos prometidas por Deus aos nossos descendentes.
            No estudo desta semana queremos considerar um dos textos mais importantes para a doutrina conhecida como "pedobatismo" ou Batismo Infantil. E, desde já, louvamos a Deus pela maneira bondosa com a qual ele tem visitado nossos filhos, incluindo-os na aliança e dispensando a eles graças espirituais.
            Certamente, devemos dizer ainda que não cremos que o batismo, por si mesmo, salve (regeneração batismal), mas é um sinal visível da aliança que nos ajuda a entender ser justo nutrir esperanças espirituais sobre a vida dos filhos que são concebidos na aliança.

1) Qual a exigência que Deus fez a Abrão no pacto? vs. 1 Você acredita que esse dever ainda é requerido de nós?

2) Qual foi a primeira promessa feita a Abrão? vs. 2

3) Deus tem uma benção para as nações a partir da aliança que fez com Abrão. Os seus filhos seriam alcançados pelos termos daquela aliança. Então, já que na Igreja experimentamos a benção da aliança divina, qual a importância de instruirmos nossos filhos trazendo-os à igreja? De que modo os pais devem promover a educação espiritual dos seus filhos?

4) Assim como todo menino deveria ser circuncidado todos os nossos filhos menores devem ser batizados. Pelo batismo eles são introduzidos visivelmente no corpo de Cristo que é a igreja. Se você tem filhos batizados, qual foi a importância do batismo deles na sua vida?

5) Qual o perigo de negligenciar esta ordenança? Veja o verso 14