sexta-feira, 26 de julho de 2013

Boletim Informativo, 28 de julho de 2013.

Por que a igreja deve orar?


A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. É entrar na sala do trono e falar com aquele que tem as rédeas da história em suas mãos. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. A oração move o braço daquele que governa o universo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito, porque nada é impossível para Deus. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Uma igreja de joelhos tem mais poder do que um exército. Destacaremos três pontos para nossa reflexão.
Em primeiro lugar, pela oração Deus traz grandes livramentos ao seu povo.Israel estava no cativeiro, debaixo da chibata dos egípcios, com os pés no barro e as costas esfoladas. O povo clamou a Deus e Deus viu, ouviu e desceu para libertá-lo da escravidão. Pedro estava preso, na prisão máxima de Herodes, sob forte vigilância de escolta policial, aguardando o final da Páscoa para ser executado. Havia, porém, oração incessante da igreja em seu favor. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu: Pedro foi solto e Herodes foi morto. Quando a igreja ora, os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.
Em segundo lugar, pela oração Deus cura os enfermos. Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Assim como Jesus, em seu ministério terreno, levantou os paralíticos, curou os cegos e purificou os leprosos, assim também, hoje, ele cura os enfermos em resposta às orações da igreja. Devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me”. Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.
Em terceiro lugar, pela oração Deus fortalece sua igreja com poder. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Precisamos ter luz na mente e fogo no coração. Não basta apenas proferir a Palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus. Não basta conhecer a respeito de Deus, é preciso ter intimidade com Deus. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. A pregação é lógica em fogo. O pregador precisa arder. Precisa pregar no poder do Espírito e em plena convicção. O apóstolo Paulo disse que a sua palavra e a sua pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. Que a igreja se desperte para oração e que por meio da oração humilde, fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito caiam sobre nós, trazendo restauração para a igreja e salvação para os perdidos.

http://hernandesdiaslopes.com.br/2013/06/por-que-a-igreja-deve-orar/#.UfKeQ9K1FOI





Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
28/07/2013
André

Mardoqueu, José Humberto
* Carlos, Luiz



Escala dos trabalhos semanais - Central
Escola Dominical - classe adultos Central - 28/7 - Pb. Pedro Ribeiro
Culto na Central - 28/7 - Evang. Lúcio Antônio
Reunião de oração - 30/01 - Pb. Emerson Esteves
Estudo Bíblico - 01/08 - Evang. Lúcio Antônio

Escala dos trabalhos semanais – Manancial
Culto
28/07 – PB. NATANAEL
04/07 -  PB. NATANEL           

EBD
28/07 – PB. TADEU
04/07 – PB. PEDRO   

ESTUDO DE QUINTA-FEIRA
01/08 -  PB. TADEU 

REUNIÃO DE ORAÇÃO
30/07 – MIRIAM
06/08 - GASPARINA


Escala de Recepção – Central
Hoje – Carmi e Josué
Próximo domingo –  Kátia e Tadeu


Aniversariantes da Semana

28/07
Flares Francis
Filadélfia
3831-6458
28/07
Julio César Santos
Filadélfia
9134-3181
30/07
Júnia Chagas
Central
3831-4834
30/07
Gilberto Barbosa Piva
Filadélfia
3832-6414
30/07
Helder Araújo Chagas
Filadélfia
3831-4161
31/07
Alyne Amaral Santos
Filadélfia
3831-7077
01/08
Ana Maria de Souza Nunes
Manancial
8844-0790
01/08
Simone A. Costa
Manancial
8823-5376
02/08
Carlos Thomas Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
Helena Ap. de Dada de A. Souza
Filadélfia
9109-1335
02/08
Neiva de Lourdes de Jesus
Filadélfia
3832-5781
02/08
Lucas Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
Victor Thomas de P. Brasileiro
Central
3831-5893
02/08
João Pedro Barbosa Urbano
Central
3831-2852
02/08
Renata Alves Ferreira
Central
3831-7849
03/08
Terezinha Angélica C. Souza
Central
3831-2284


INTRODUÇÃO À MEDITAÇÃO DIÁRIA (parte 1)
Dietrich Bonhoeffer

[Estivemos conversando com algumas pessoas que têm lido o boletim, e descobrimos que, mesmo após termos-las ensinado como ler a Bíblia, ainda não iniciaram sua jornada em direção à descoberta da Palavra de Deus. Por isso, resolvemos dar um breve intervalo nas lições sobre hermenêutica para apresentar-lhes um texto que nos foi apresentado por Franklin Ferreira em aula quando estivemos em São Paulo. Embora sejam as reflexões de um pastor, é plenamente cabível à vida de qualquer irmão. Que o texto vos incentive a buscar a Deus em devocionais!]

1.Por que meditar?
Porque sou um cristão, e porque cada dia em que não passeio mais profundamente no conhecimento da Palavra de Deus na Sagrada Escritura é desperdiçado. Eu só posso continuar na certeza do firme fundamento da Palavra de Deus. E como cristão, eu aprendo a Sagrada Escritura apenas por ouvir sermões e por meditar em oração.

Porque eu sou em pregador da Palavra, eu não posso expor a Escritura a menos que eu deixe que ela fale a mim diariamente. Eu estarei utilizando mal a Palavra em meu trabalho se eu não meditar nela continuamente em oração. Se a Palavra parece muitas vezes vazia para mim, se eu não a tenha experimentado, tudo isto é sinal inconfundível que eu, a muito tempo, não mais tenho deixado que ela fale ao eu coração. Eu erro quando, a cada dia, eu deixo de procurar a Palavra que o Senhor tem para mim naquele dia. Atos 6.4 fala particularmente sobre o ministério da oração para aqueles que têm o compromisso de pregar a Palavra. O pastor deve orar mais do que os outros, e ele tem mais motivos para orar.

Porque eu preciso de uma firme disciplina de oração. Nós temos paixão por orar como nossa fantasia nos leva, por pouco tempo, por muito tempo, ou até mesmo totalmente. Isso é teimosia. Oração não é uma oferta livre que apresentamos a Deus. Nos não somos livres para continuar como nós desejamos. Oração é o primeiro serviço do dia que prestamos a Deus*¹ (Sl 119.147, ss., 164). Deus requer nosso tempo para este serviço. Deus precisou de tempo antes de enviar Cristo para nossa salvação. Ele precisa de tempo para vir ao meu coração, para minha salvação. 

Porque eu preciso de ajuda contra minha pressa que não é adequada, e também da inquietação que põe em perigo meu trabalho como pastor. Um serviço verdadeiramente dedicado todo dia só vem da paz [que proceder] da Palavra de Deus.

2.O que eu espero da meditação?
Em todo caso, nós queremos nos erguer da meditação diferente do que nós éramos quando nós nos prostramos desanimados. Nós queremos encontrar Cristo em sua Palavra. Vamos ao texto curiosos para ouvir o que dele precisamos saber, e o que nos diz através de sua Palavra. A cada dia, encontro-o primeiro antes de encontrar as outras pessoas. Toda manhã nEle descansamos tudo o que nos ocupa, concernente a dificuldades, para que toda apreensão que nós temos seja aquietada. Pergunte a si mesmo o que ainda está lhe impedindo de segui-Lo completamente, e deixe-O ser o Senhor sobre isto, antes que novos impedimentos surjam. 

Sua proximidade, sua ajuda e sua direção para o dia pela Sua Palavra, este é o seu objeto. Desta forma começamos o dia fortalecendo a nossa fé.

3.Como devemos meditar?
Há meditação tanto livre quanto bíblica. Nós recomendamos a meditação bíblica para moldar nossas orações e, ao mesmo tempo, pelo disciplinar de nossos pensamentos. Finalmente, nós preferimos a meditação bíblica porque nos faz consciente de nosso companheirismo com outros [irmãos] que estão meditando no mesmo texto.

A Palavra da Escritura nunca deve papar de soar em nossos ouvidos, e trabalhar em nós ao longo do dia, como as palavras de alguém que você ama. E assim como você não analisa as palavras de alguém que você ama, mas aceita o que ele diz a você, aceite a Palavra da Escritura e medite-a em seu coração, como Maria fez. Isto é tudo. Isto é meditação. Não olhe para novas reflexões no texto, como se você estivesse preparando uma pregação. Não questione: “como passar isto para alguém”, mas !o que ele tem a dizer para mim?” Pondere na Palavra longamente em seu coração e deixe que ela te dirija e te possua.

Dietrich Bonhoeffer, The Way to Freedom: Letters and Notes, 1953-1939. Ed. Edwin H. Robertson.
Trans. Edwin H.Roberton & John Bowden (New York: Harper and Row, 1966), pp. 57-61.
--------------------------
*¹ Observem que na primeira lição que começamos a falar sobre vida devocional, lidamos com esta questão relacionada ao horário propício...





MISSÕES

Cartas de Missionários

Rev. Gilberto Campos Coelho (Romênia) - 12/07/2013


Queridos irmãos, amigos e sócios de ministério,
Este trimestre foi o mais diferente de todos até hoje pois estive envolvido em ação social como nunca:
Estamos com um irmão com câncer e fui a médicos e hospitais com ele 11 vezes.
Temos outro irmão com problema de cirrose e o levei ao médico por duas vezes.
Recebemos muitos visitantes neste período: nossa amiga Márcia (1 mês em nossa casa); Rev. Patrick (possível vinda pra Romênia como missionário); equipe de Cheltenham (Inglaterra) uma semana conosco; Rev. del Pino (nosso líder na Europa) juntamente com o Rev. Benilton (Albânia).
Fui buscar estes irmãos no aeroporto de Bucareste e depois levá-los. Também fui buscar um irmão no aeroporto na Bulgária e levar um casal também na Bulgária.
Além destas viagens, tivemos algo também importante: recomeçamos as reuniões de oração em Limanu, onde, com a graça de Deus, estaremos iniciando em breve a construção do Centro de Conferências Maanaim (também servirá como a segunda Igreja Presbiteriana).
Assim como no primeiro trimestre, tivemos um ofício fúnebre.
Continuamos com as aulas de português com o futuro Pastor Daniel e sua esposa Oana e uma outra garota da Igreja Batista.
Nossos pedidos de oração:
Pelo retorno de nosso filho Jônathas aos caminhos do Senhor e por seus estudos e trabalho.
Pela recuperação da Raquel, operada no dia 22 de abril. Continuem orando por ela nos seus estudos.
Pela Rebeca, pela Faculdade dela também e pela vida espiritual, emocional e sentimental.
Por nós, por nossa saúde. Agora está um calorzinho bem brasileiro e temos aproveitado o sol, visto que não o temos por muito tempo. Louvado seja Deus pelo sol.
Pela construção do Centro de Conferências Maanaim (estamos aguardando somente a aprovação dos bombeiros para iniciarmos e ofertas para continuarmos até o fim).
Peço oração pelo Rev. Ronaldo, que deverá vir para a Romênia no início de abril do próximo ano para começar um trabalho em Constanta. Louvamos a Deus por ter levantado mais um para vir nos ajudar na evangelização deste povo de coração tão duro para o Evangelho.
Deus abençoe a cada irmão, amigo, sócio de ministério conosco na plantação do presbiterianismo na Romênia.
Um grande abraco. Rev. Gilbertesco e Solange Cristina.




Ev. Lucio Antônio de Oliveira
Texto: Romanos 1:5

Paulo está no término de sua terceira viagem missionária. Já terminou sua tarefa no oriente do império. Mas ele quer mais. Quer ir ao ocidente. Quer ir até a Espanha, onde presume ser o 'fim do mundo'. Roma seria uma ótima sede missionária para apoiá-lo. Mas eles não o conheciam. Certamente ouviram falar dele. Mas era preciso certificar-se que sua doutrina era, de fato, apostólica. Eis o motivo desta carta.
Nos primeiros versos, Paulo está fazendo uma saudação. Embora seja apenas isto, o texto é rico em informações valiosíssimas!
Em resumo, para contextualização, no primeiro versículo Paulo se identifica, e diz que era alguém consagrado por Deus a dedicar-se ao evangelho. Nos versos 2-4 Paulo, como se abrisse um parênteses, fala sobre esse evangelho. No verso 2, ele os lembra que não era uma novidade de sua parte. Nos versos 3 e 4 ele notifica que o centro do evangelho é Cristo, o Filho, sua pessoa e sua obra. Finalmente chegamos ao verso 5.
Paulo fala que recebeu, por meio de Jesus, graça e apostolado. Alguns entendem que se refere a duas coisas distintas. O que você entende pelo vocábulo 'graça'? E por 'apostolado'?

Outros comentaristas entendem que Paulo estaria usando uma figura de linguagem chamada hendíade, que consiste em referir-se a algo por meio de dois termos (cf. Atos 1:25 e veja que Pedro refere-se ao cargo por dois nomes). Neste caso, Paulo estaria falando que recebeu de Jesus o ministério e graça para realizá-lo, ou seja, dons para isto. Você consegue imaginar o porquê de, além da incumbência de apóstolo, Cristo ter ainda que assistir este com poderes?

A próxima expressão é 'por amor do seu nome'. A sintaxe de nossa tradução ficou um pouco confusa. Alguns comentaristas sugerem a tradução 'e por cuja causa' para facilitar o entendimento. Portanto, o amor ao nome de Cristo era um dos combustíveis para realizar o árduo ministério apostólico. Como é que o amor a Cristo pode te motivar a desempenhar as funções que Deus colocou em sua vida?

'para obediência por fé' é o que vem a seguir. Qual a relação entre obediência e fé? Você concorda com a expressão: 'tal como é sua fé, será sua conduta'?


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boletim Informativo, 21 de julho de 2013.

A DOUTRINA É MESMO IMPORTANTE?

Rev. Milton Júnior

            Há no evangelicalismo brasileiro um grande número de crentes que não querem saber de doutrina. Em contrapartida, a teologia reformada sempre deu importância à doutrina, porém, não como um fim em si mesmo, mas tendo como imperativo que o conhecimento doutrinário seja evidenciado por ações práticas.
            Muitos daqueles que são avessos à doutrina muitas vezes o são porque não fazem, ou não aprenderam a fazer a conexão da doutrina com a prática. Aqueles, porém, que desdenham e nem sequer suportam ouvir a palavra “doutrina”, deveriam olhar para as Escrituras e perceber que quando Jesus falava as multidões se maravilhavam da sua doutrina (Mt 7.28; 22.33).
            Em sua epístola Tiago exorta os crentes a praticar a Palavra em vez de serem apenas ouvintes. Ele fala em “considerar atentamente” e ser “operoso praticante”. O resultado de conhecer a Palavra (doutrina) e praticá-la, diz Tiago, é que a pessoa será bem-aventurada no que realizar (Tg 1.22-25).
            A prática da Palavra, além de honrar a Deus, acaba também por nos beneficiar. No Antigo Testamento, quando o Senhor ordenou a Israel que guardasse seus estatutos e mandamentos, enfatizou: “para que te vá bem” (Dt 4.40). Atentar à Lei do Senhor nos traz segurança. O Senhor Jesus compara aqueles que ouvem e praticam a Palavra a uma casa firme, edificada sobre a rocha, que resiste às intempéries da vida (Mt 7.24).
            Algumas pessoas querem agradar a Deus, mas deixam de lado a sua Palavra. Querem adorar o Senhor sem dar ouvidos à sua Lei. Aprendemos na Bíblia que Deus não se agrada de pessoas assim.
            O episódio em que Saul poupa “o melhor” das ovelhas e bois de Amaleque para sacrificar ao Senhor, a despeito de ter recebido a ordem de destruir tudo, ilustra muito bem essa questão. Diz o texto que Samuel foi enviado a Saul e o repreendeu dizendo: “Tem, porventura, o SENHOR, tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura dos carneiros” (1 Sm 15.22) – e continuou com uma palavra bastante dura – “Porque a rebelião é como pecado de idolatria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1 Sm 15.23).
            A Bíblia não é simplesmente um livro de conselhos e recomendações que Deus nos deu para seguirmos ou não, antes o salmista afirma: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (Sl 119.4).
            Quanto a essa questão, a Confissão de Fé de Westminster ensina que “a lei moral obriga para sempre a todos a prestar-lhe obediência, tanto as pessoas justificadas como as outras, e isso não somente quanto à matéria nela contida, mas também pelo respeito à autoridade de Deus, o Criador, que a deu. Cristo, no Evangelho, não anula de modo algum esta obrigação, antes a confirma” (CFW XIX.V).
            A Palavra de Deus é a sã doutrina. Se de fato queremos honrar o Senhor e adorá-lo em espírito e em verdade, é imprescindível o conhecimento e a guarda dos mandamentos. Não existe honra ao Senhor na desobediência.
            Cabe a nós, portanto, a mesma exortação que Paulo fez a Timóteo: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” – 1Tm 4.15-16.



Viagem
Nosso pastor e família estarão em viagem de férias a partir de amanhã, devendo retornar no dia 03 de agosto para a continuidade dos trabalhos de nossa igreja. Oremos por sua viagem e pelo encontro dos seus familiares.

Escala dos trabalhos semanais
Reunião de oração - 23/07 - Pb. Emerson Esteves
Estudo Bíblico - 25/07 - Evang. Lúcio Antônio
Escola Dominical - classe adultos Central - 28/7 - Pb. Pedro Ribeiro
Culto na Central - 28/7 - Evang. Lúcio Antônio
Reunião de oração - 30/01 - Pb. Emerson Esteves
Estudo Bíblico - 01/08 - Evang. Lúcio Antônio

Aniversário da Igreja
Este ano celebraremos, com a graça de Deus, nosso 65º aniversário de organização eclesiástica. Nosso aniversário será comemorado no dia 04 de agosto e, na oportunidade, contaremos com a presença do Rev. Natanael Moraes, pastor da Igreja em

Departamental da SAF
Nossa reunião departamental será na próxima sexta-feira, dia 26/07, às 16:00 horas, na residência da nossa irmã  Anilda Marra. O endereço é Rua Pinto Dias, 354

Reunião da Junta Diaconal
Hoje teremos reunião da Junta Diaconal logo após a Escola Dominical. Todos os diáconos, inclusive os eleitos recentemente, estão convocados para esta reunião.

Reformas da Igreja 1
A comissão de Reformas da nossa igreja tem trabalhado arduamente para dar a igreja melhores condições de funcionamento. Estamos reformando a área externa da casa pastoral resolvendo principalmente as infiltrações que desciam para a Educação Cristã e já começamos a nova cozinha. Na semana que vem começaremos os banheiros novos, se Deus quiser! Você pode e deve contribuir com seus dízimos e suas ofertas.

Reformas da Igreja 2
Como nossa igreja é um bem inventariado pelo município de Patrocínio precisávamos de uma aprovação para colocação do elevador. E, graças a Deus, nesta semana recebemos o parecer favorável e já começamos a tomar as primeiras providências para sua instalação. Louvamos a Deus pela comissão que tem trabalhado - Pb. Natanael, Pb. Carlos, Pb, Marcelo e Rev. Cleverson.

Resoluções do Conselho
O Conselho da Igreja resolveu convidar o Rev. Everton César, que esteve conosco no último final de semana, para assumir o pastorado auxiliar da igreja no ano de 2014. E considerando que ele aceitou gentilmente o convite, o conselho encaminhará documento ao presbitério.



Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
21/07/2013
Daniel
José Humberto
Mardoqueu, Jonathas
* Emerson, Carlos
28/07/2013
André

Mardoqueu, José Humberto
* Carlos, Luiz



Escala de Recepção – Central
Hoje – Neile e Ney
Próximo domingo –  Carmi e Josué

Aniversariantes da Semana
21/07
Eclair Martins dos Reis
Central
3831-4620
21/07
Everson Esteves da Silva
Manancial
9242-8421
21/07
Edmar Antonio Silva
Central
9951-1174
22/07
Gracina Maria de Aquino
Central
3831-3166
23/07
Dorivaldo Sebastião Horácio
Filadélfia
3831-6458
24/07
Telma Chagas Pereira
Filadélfia
3832-4354
25/07
Eliezer Araújo
Central
3831-8679
26/07
Anilda Maria Silva Marra
Central
3831-5405
27/07
Eliane Ribeiro
Alto da Estação









ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Provérbios 3.5-6

Baseado no sermão do Rev. Cleverson na Igreja Central

Tema: CONFIA EM DEUS!

            Eu sei o que é melhor pra mim! Quem nunca pensou assim, pelo menos uma vez na vida?
            Mas, quando as coisas não acontecem como imaginávamos então somos confrontados com nossas limitações, com nossos erros e com nossas imperfeições. Os versos da mensagem desta semana nos ajudam a entender a importância de ouvirmos o Senhor e seguir sua orientação em toda a nossa vida. Pense nisto e aplique esta mensagem ao seu coração.

1) Como Salomão diz que devemos confiar no Senhor?

2) A confiança que vem do coração é total, irrestrita e absoluta. O que uma pessoa precisa para confiar assim em Deus?

3) Salomão também diz que devemos reconhecê-lo em todos os nossos caminhos, o que nos dá uma noção da dimensão desta confiança. Não buscamos a Deus apenas em assuntos espirituais e religiosos, mas em qualquer situação. Existe alguma área da sua vida onde você precisa aprender a confiar menos em você e mais em Deus?

4) No final do verso 6 Salomão diz que Deus endireitará a vereda daquele que confia nele. Então, quando foi a última vez que você percebeu Deus mudando a direção da sua vida?