quinta-feira, 28 de março de 2013

Boletim Informativo, 31 de março de 2013


Ele não está aqui!

Rev. Cleverson Gilvan

  Estas foram as palavras que as mulheres que foram ao túmulo no terceiro dia ouviram: Lucas 24:6  "Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,". E, seguramente, estas palavras tem muito a nos dizer ainda hoje.
E isto é assim porque uma das mensagens mais fundamentais do cristianismo é a ressurreição de Cristo. Paulo chega a dizer que ela é tão importante que se Cristo não tivesse ressuscitado a nossa fé e a nossa pregação seriam em vão - 1ª Co. 15.14.
Mas você já parou para pensar na diferença que isto faz na sua vida pessoal?
As Escrituras ensinam que todos os homens pecaram e carecem da glória de Deus (Rm. 3.23), nessa condição de pecado os homens estavam caminhando para a condenação do inferno (Mt. 23.33). Não havia nada que eles pudessem fazer e isso significa, que não há nada que você, sozinho, seja capaz de fazer para reverter essa condenação.
Contudo, as Escrituras ensinam que Deus enviou o seu Filho ao mundo para que pela sua morte (Rm. 5.10, 17) fôssemos salvos da condenação. Hoje, você pode contemplar os céus, por causa da vida de Cristo Jesus.
Mas é sempre bom lembrar que o dom da vida é uma dádiva graciosa, ou seja, não repousa em nenhum esforço humano, para que a glória seja toda de Deus, que não a divide com ninguém. No entanto, Deus exige dos homens que se arrependam dos seus pecados e creiam naquele que por ele foi enviado (At. 17.30 e Jo. 6.29).
Na celebração da Páscoa pensamos na libertação que Jesus trouxe aos que crêem nele. Eles estavam condenados, mas pela cruz eles foram reconciliados e pela ressurreição se apropriaram legitimamente de todos os benefícios da obra de Jesus. Isto fez e faz diferença na minha vida e precisa fazer na sua também.
Não são coelhos e chocolates, mas é Jesus nos libertando definitivamente das amarras do pecados.
Pense nisto!



Avisos

Um Domingo Especial
Jesus está vivo! E esta é a razão da celebração da Páscoa. Pela sua vitória sobre a morte fomos livres da condenação. Que Deus abençoe a toda igreja que se reúne neste dia festivo.

Corais - Central, Vila Constantino e Serra Negra
Damos graças ao Senhor pela vida de cada participante dos nossos corais que nos trazem enlevo espiritual no culto desta manhã.

Coral Vida
Hoje, durante o culto noturno, teremos a participação especialíssima do Coral Vida. Convide seus amigos para estarem conosco no culto das 19:30 horas.

Conferência Missionária
Nos dias 13 e 14 de abril teremos nossa 9ª Conferência Missionária. Este ano recebendo o Rev. Marco Antônio, pastor presbiteriano e missionário para o campo da Índia. Esta é uma programação que visa ao despertamento missionário da igreja.

Consulta Sobre Horário dos Cultos na Igreja Central
O Conselho da nossa Igreja promoverá uma consulta aberta no próximo domingo sobre os horários das programações noturnas de nossa igreja. A consulta é simples e poderá ser respondida por todos os que frequentam a Igreja. Nela verificaremos qual o horário mais adequado para nossos trabalhos noturnos, se 19:00h ou 19:30h.

AGENDA DA SAF CENTRAL

1. Culto do Bebê
No dia 01/04, às 19:30 horas teremos o culto do bebê, em gratidão pela vida da Isabella, filha do Pb. Carlos e da Aline. Todos são convidados!

2. Recepção dos Ibelinos
A nossa tradicional recepção para os alunos do 1º ano do IBEL será no dia 06 de abril, às 19:30 horas, no salão social da nossa igreja.

3. Ensaio para a programação de recepção dos Ibelinos
Nosso ensaio será na próxima quinta-feira, após o Estudo Bíblico.

Reunião de Oração
Um povo que ama a Deus não pode se negar a falar com Ele! Participe de nossas reuniões de oração no templo, toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.

Estudo Bíblico
Mateus 11:29  "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.". Esse é o conselho de Jesus que temos procurado atender toda quinta-feira quando nos reunimos para estudar a Palavra. Esperamos você às 19:30 horas.

Aniversariantes da Semana

31/03 Elenir Fernandes Silva Central 3831-1890  
31/03 João Lucas Central  
31/03 Luis Paulo P. Oliveira Central 3832-0515  
01/04 Laura Duarte Alves Central 3831-5524  
01/04 Edson Gabriel Manancial 3832-7662  
02/04 Natache T. Marques Cabral Central 8816-9669  
03/04 Nilda Maria Pereira Central 3831-4033  
04/04 Marcus Vinicius A.Cabral Central 3831-8144  
05/04 Sérgio Faria da Silva Filadélfia 3832-4608  
06/04 Eva Eliane Silva Filadélfia 3831-8979  
06/04 Osvaldo Junior Alto da Estação




Estudo Dirigido para Grupos Familiares

Texto: 2ª Ts. 2.13-17
Tema: TRÊS PERGUNTAS SOBRE DEUS E VOCÊ!
Rev. Cleverson Gilvan

Somos sempre acompanhados de muitas perguntas durante a nossa vida. Algumas fáceis de serem respondidas, outras nem tanto. Algumas fundamentais para que sejamos capazes de dar o passo seguinte, outras, essenciais para que nos conheçamos melhor.
No estudo desta semana procuraremos responder três perguntas importantíssimas sobre Deus e nós. A primeira pergunta é: Por que eu estou aqui? A segunda: O que Deus quer de mim? E a última: Como isto será possível. Cremos que responder a estas perguntas pode nos ajudar muito na descoberta do sentido da nossa existência pessoal.
Responda as perguntas abaixo pensando na sua vida com Deus.

1) Segundo o verso 13 qual a razão pela qual Paulo rendia graças a Deus?

2) Você já se percebeu como objeto especial desse amor de Deus que escolhe? Como, em termos práticos, isto interfere no seu relacionamento com Deus?

3) No verso 15 Paulo exorta os crentes a permanecerem firmes. Isto nos ajuda a entender que Deus espera que sejamos fiéis. Em Ap. 2.10, Jesus disse que devemos ser fiéis até a morte (leia o texto). O que você entende por esta expressão: "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida".

4) Nos dois últimos versos Paulo fala do consolo do Senhor. Cremos que se Ele estiver conosco teremos forças para continuar nossa caminhada. De que forma Deus tem te fortalecido nas lutas que você tem enfrentado hoje?

sábado, 23 de março de 2013

Boletim Informativo 24 de março de 2013



Números 6: 23-27 – A BENÇÃO SACERDOTAL

“Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei” (Nm 6:27)

O uso de um mediador é uma verdade que permeia todas as Escrituras Sagradas. Deus abençoa o homem pecador somente por um mediador que Ele mesmo indica. No Velho Testamento, até a vinda de Jesus Cristo, os sacerdotes da família de Arão foram os únicos mediadores. Agora , tendo chegado a plenitude dos tempos: “Há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus” (1 Tm 2:5). A benção sacerdotal satisfaz três anseios do ser humano:

1. A benção da proteção – “O Senhor te abençoe e te guarde” (v. 24). Por causa do pecado, o homem está cercado por inúmeros perigos. Ele está sujeito a pecados e a consequências atormentadoras e precisa, então, da proteção divina. Somos ensinados a orar: “E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mt. 6:13).

2. A benção do perdão. – “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti” (v, 25). O rosto resplandecente do Senhor é uma figura de comunhão espiritual, e esse rosto, através de Jesus, está sempre voltado para o pecador arrependido e contrito. Deus é misericordioso porque: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.(1 Jo. 1:9).

3. A benção da paz – “O Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz”, (v.26). Deus não suporta o pecado e, por isso, quando pecamos, Ele continua nos amando, todavia, o Seu rosto se afasta de nós. A nossa comunhão com Ele só é restabelecida através de Jesus, o Sacerdote perfeito, que morreu e ressuscitou para devolver-nos a paz. Como sacerdote perfeito, Ele disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo...” (Jo. 14:27)

Oração: Louvamos-te, Senhor, pelos muitos motivos de gratidão que tu nos dás. Em nome de Jesus Cristo.

Rev. Ivan G. G. Ross

Fórum

Notícias do Senegal

A APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais da Igreja Presbiteriana do Brasil agradece as manifestações de apoio que vêm recebendo de toda a segmentação evangélica do Brasil e de outras partes no mundo, a respeito da detenção do nosso irmão Rev. José Dílson (esposa Marli), e de nossa irmã Zeneide Moreira, da Missão Servos, que desenvolvem atividades no Senegal.
Como citamos em comunicados anteriores, a APMT – IPB (como denominação), continua realizando uma ação permanente junto ao alto escalão dos governos do Brasil e do Senegal, para que os referidos irmãos sejam colocados em devida liberdade o quanto antes, sendo que também temos envolvido organizações e instituições nacionais e internacionais nesse processo.
Providências continuam sendo tomadas para apoiá-los nas áreas: médica, psicológica, jurídica, refeições diárias, medicamentos, apoio de moradia para a família de nosso irmão Pr. José Dílson na cidade onde ele está detido. Além disso, todos os nossos colegas de equipe, que atuam na região, como também membros de outras organizações e da Embaixada do Brasil no Senegal têm prestado apoio incondicional e constante.
Recentemente, a Diretoria da APMT, representada pelo seu atual presidente, Rev. Obedes Ferreira da Cunha Junior, e pelo seu Executivo, Rev. Marcos Agripino C. de Mesquita, esteve presente no Senegal a fim de tratar de assuntos concernentes à situação dos nossos irmãos. Mais uma representação da Diretoria foi designada para uma nova visita (que acontecerá nos próximos dias): o Vice-presidente, Rev. Sérgio Paulo M. Nascimento, e o Tesoureiro, Rev. Ricardo Gomes Guttierrez. Contaremos, também, com a presença do Rev. Marcelo Almeida, psicólogo, ex-capelão da Aeronáutica e atual capelão do Mackenzie, na cidade de Campi – SP, que irá como um colaborador nessa viagem.
Os três advogados contratados entraram, recentemente, com mais um pedido de Liberdade Provisória, que foi negado pela justiça senegalesa. Nós apelamos para a Côrte de Cassação em Dakar (órgão do Governo Federal que trata desse assunto), que tem o prazo de até 30 dias para se pronunciar (a contar de 08/03/2013, data da entrada do documento). Essa instância é a última antes do equivalente ao nosso Supremo Tribunal Federal. Estamos evitando ter que chegar nesta última, por ser lenta e morosa na análise dos processos, que poderá demorar meses e até anos para um parecer final.
Como já dissemos em comunicados anteriores, o juiz de instrução não concluiu o seu processo de sindicância. Até a presente data, não existe um posicionamento da justiça quanto ao caso.  Portanto, não existe uma acusação formal da promotoria pública, exceto uma denúncia falsa de um pai que coloca em dúvida as ações ou motivações do projeto ali desenvolvido.
Rogamos que todos permaneçam em oração diante de nosso Deus, para que Ele dê sustentabilidade às famílias, ao José Dílson e à Zeneide, e que Ele dê sabedoria a todos os envolvidos na condução do caso.


Pela equipe da APMT

Rev. Marcos Agripino C. de Mesquita
Executivo da APMT


Avisos

Páscoa
No próximo domingo teremos nossa tradicional programação da páscoa. Começaremos com um culto especial que será celebrado às 07:00 da manhã, com o participação de corais da nossa cidade. Em seguida, teremos nosso café comunitário e nossa Escola Dominical. Todas as congregações participarão em conjunto das programações na Igreja Central.

Assembleia Geral Extraordinária
O Conselho da Igreja convoca a Assembleia para se reunir extraordinariamente para eleição ou reeleição de oficiais no dia 30 de junho de 2013, às 19:30 horas, no templo  de nossa  igreja. Vencem os mandatos dos irmãos Pb. Pedro Ribeiro, Pb. Marcelo de Oliveira, Pb. Argeu das Chagas, Pb. Douglas Brasileiro e Dc. Daniel Júnior. Nesse dia todas as congregações estarão reunidas na Central.

Cadeiras Brancas
Foram adquiridas novas cadeiras brancas para o trabalho da Igreja. As cadeiras estão no salão social da Igreja. Informamos aos irmãos que, por determinação do conselho, as cadeiras não poderão ser retiradas das dependências da Igreja. Elas serão utilizadas exclusivamente para as programações realizadas na igreja.

Grupos Familiares
No dia 29, próxima sexta-feira,  às 19:30 horas, teremos uma reunião de planejamento do ministério com grupos familiares. Todos os líderes e interessados em cooperar com o trabalho deverão comparecer.

Reunião Plenária da SAF Central
Hoje teremos nossa reunião às 18:30 horas. Todas as sócias estão convocadas!

Especial do Dia das Mães
Teremos uma super programação especial para o dia das mães. A programação será coordenada pela SAF em conjunto com a Escola Dominical. Toda a igreja será envolvida! Aguarde novidades!

Aniversariantes da Semana


24/03 Maria Dulce de Souza Santos Manancial 8866-4375  
24/03 Expedito Marques central 3831-6112  
24/03 Heitor Martins Oliveira Manancial 3517-6927  
25/03 Claudia Maria Messias Luciano Alto da Estação 3831-1566  
27/03 Elen Bouzan Rodrigues Central 3831-2548  
27/03 Kátia Beatriz C. Silva Filadélfia 3831-4076  
28/03 Thalys dos Reis Guimarães Central 3831-8449  
28/03 Amanda Carvalho Filadélfia -  
29/03 Eloide dos Reis Central 3831-6874  
29/03 Hilton Wagner Pereira Filadélfia 3832-4365



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no Estudo Bíblico da Igreja Central – Rev. Cleverson Gilvan

Texto. Isaías 6.8

Nem sempre é fácil atender um chamado. Algumas vezes estamos tão envolvidos em outras tarefas que se torna quase impossível atender alguém, outras vezes nos sentimos tão impotentes diante da grandeza do chamado, que preferimos ficar quietinhos, aguardando que outros se apresentem.
Na mensagem desta semana estudamos sobre as duas perguntas que Deus fez ao profeta Isaías, quando este viu a sua glória: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?
Aplique em seu coração esta mensagem e considere a maneira como você responderia esta pergunta pensando que ela está sendo dirigida a você hoje.

1) Depois de ler os 7 primeiros versos do cap. 6 de Isaías, você perceberá que Deus só lhe fez o desafio para ser enviado à casa de Israel, depois de ter tocado em sua boca com uma brasa viva. Como Isaías se sentia quando viu a glória de Deus?

2) Você já se sentiu assim também? Já sentiu ainda que a graça de Deus te perdoou?

3) A pergunta de Deus ao profeta foi: A quem enviarei? E a sua resposta voluntária foi: Eis-me aqui, envia-me a mim. Você está pronto para atender ao chamado de Deus para a sua vida? Você faria qualquer coisa que Ele te pedisse?

4) Na pergunta: E quem há de ir por nós? Deus revela o seu desejo de fazer dos homens instrumentos dos seus propósitos. Ele pode fazer tudo sozinho, mas resolveu nos usar. Onde você acredita que Deus quer usá-lo?



sábado, 16 de março de 2013

Boletim Informativo, 17 de março de 2013




John Randon

Um soldado mortalmente ferido na Batalha de Bunker’s Hill (1775), durante a Guerra da Independência Americana, escreveu à sua esposa na Inglaterra, pouco antes de morrer, a seguinte carta:

Meu querido amor,

Antes que recebas estas linhas, a morte cruel já me terá varrido do palco da vida. Nunca mais repousarás nestes braços; nem estes olhos, que agora mergulham nas sombras da morte, poderão vislumbrar tua gentil figura ou encher-se de encantamento, ao contemplar-te em companhia de nossos queridos filhos.
Ontem, entramos em obstinado e sangrento combate, onde muitos dos nossos foram feridos ou mortos. Recebi dois balaços, um na virilha e outro no peito. Estou tão fraco com a perda de sangue, que mal posso escrever-te estas poucas linhas, último tributo de meu amor imutável por ti. O cirurgião informou-me que três horas são o máximo que poderei sobreviver.
Quando viajava da Inglaterra para a América dispus-me a ler a Bíblia, por ser esse o único livro que possuía. Pela doce atração de sua graça, o Onipotente Pai de toda a humanidade se deleitou em atrair meu coração a Ele mesmo, iluminando, para isso, a minha mente.
Em nosso regimento, havia um cabo que professava a verdadeira fé cristã. Eu não tinha conhecimento de sua existência, até certa noite em que, através de oração fervorosa, pedi a Deus que me guiasse pelos caminhos da paz. Enquanto dormia, sonhei com esse homem e me dirigi a ele, chamando-o pelo nome, que era Samuel Pierce. O sonho impressionou-me tanto, que na manhã seguinte procurei informar-me se no regimento havia alguém com esse nome; e, atônito, fui encontrá-lo. Contei-lhe meu sonho, que o agradou muito. Nasceu entre nós uma forte amizade, e logo ele se deleitava em contar-me do grande amor de Deus pelos homens, em ter dado seu filho Jesus Cristo para derramar o seu sangue e morrer pela humanidade. Ele desvendou, diante de mim, os mistérios da salvação, a natureza do novo nascimento, a grande necessidade de santidade de coração e vida; e, resumindo, tornou-se meu pai espiritual. A ele, pela graça de Deus, devo todo o bem que conheço. Meu querido amor, desejo que conheças este abençoado modo de vida.
Logo que aportamos, aprouve a Deus falar de paz ao meu coração. Oh! Que encantamento, que alegria perene senti, através do sangue do Cordeiro! Agora, anseio contar ao mundo inteiro o que Jesus fez por mim. E como desejo, com grande ardor, meu bem, ser capaz de levar-te a sentir e conhecer o amor de Deus em Cristo Jesus! Daria o mundo para estar contigo e informar-te sobre a pérola de grande preço.
Meu querido amor, como não nos veremos mais neste vale de lágrimas, deixa-me expor-te este último desejo: se algum dia fui querido por ti, suplico-te que não negligencies este último conselho de teu marido, que está morrendo, isto é: rende-te a Deus. Lê a Bíblia e bons livros, frequenta os cultos de um povo chamado evangélico; e que Deus te guie em seus caminhos.
Esforça-te por criar nossos filhos no temor do Senhor. Não prendas o teu coração às coisas vãs e materiais deste mundo. O céu e o amor de Deus são as únicas coisas que demandam nosso coração e merecem possuí-lo.
És ainda jovem e não posso desejar que, estando eu frio debaixo da terra, não te cases novamente. Mas deixa-me dar-te um conselho: não te cases com alguém, por mais simpático ou rico que seja, que não ame e tema a Deus; esta é a única coisa necessária.
Fui um marido mau para ti, um filho desobediente para meus pais, um rebelde para Deus. Que Deus tenha misericórdia de mim, pecador! Morro em paz com todo o mundo. Morro na plena segurança da glória eterna. Mais uns momentos, minha alma se juntará às fileiras dos espíritos desencarnados, na grande assembleia da Igreja do Unigênito, que está estabelecida no céu. Meu único amor, eu te peço, eu te peço, eu te imploro, eu te suplico que venhas ter comigo no reino da glória! Ó! corre para os braços, uma vez ensanguentados, de Jesus. Clama por Ele, dia e noite, e Ele te ouvirá e te abençoará!
A vida de um soldado é sangue e crueldade; a de um marinheiro, perigo e morte. A vida de uma cidade é cheia de confusão e lutas; a vida de um país é carregada de labor e fadiga, porém, o maior de todos os males provém de nossa própria natureza pecadora. O mundo, por si mesmo, até agora, nunca tornou ninguém feliz. Somente Deus é a ventura de uma alma justa. Ele está presente em toda a parte, e a Ele temos livre acesso em todos os lugares. Aprendei, pois, queridos filhos, quando crescerdes, a procurar a felicidade permanente em Deus, através do Redentor Crucificado.
Meu querido amor, mais eu diria, porém a vida se me esvai. Meus sentimentos cessam de executar suas funções. Anjos de luz rodeiam a relva ensanguentada em que estou deitado, prontos a escoltar-me para os braços de meu Jesus. Santos curvados mostram-me minha brilhante coroa e acenam-me de longe. Sim, penso que meu Jesus me convida a ir. Adeus, adeus, querido amor.


Avisos

Culto Especial da SAF
No próximo sábado (23\3) teremos um culto especial na residência dos irmãos Naísa e Valdir. Sairemos da porta da Igreja às 16:00 horas. Todos os irmãos são nossos convidados. Venha de carro e ofereça carona pra alguém.

Páscoa Especial
Este ano teremos uma programação especial na celebração da Páscoa. Toda a Igreja (central e congregações) estarão reunidas no domingo, dia 31\3, às 7 da manhã, para um culto de gratidão pelas bênçãos decorrentes da ressurreição de Jesus Cristo. Venha participar conosco!

Café da Páscoa
Você pode cooperar com o café da páscoa! Procure nossas irmãs Milca e Marly Moreira e dê o seu nome.

Reunião de Oração
Você precisa desfrutar dos momentos de comunhão que a reunião de oração nos oferece. Quando compartilhamos nossas necessidades nos tornamos mais próximos uns dos outros. Estamos juntos toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.

Estudo Bíblico
Deus também faz perguntas, você sabia disso? Venha estudar conosco.  Toda quinta-feira.

Escola Dominical
Nesta manhã a classe de adultos terá como professor nosso irmão José Carmo. Nosso pastor está pregando em uma programação especial na Igreja Presbiteriana Central de Monte Carmelo e a noite pregará no culto de nossa igreja.

Plenária da SAF
Nossa plenária será no quarto domingo, dia 24 às 18:30 horas no templo de nossa igreja. Todas as sócias estão convidadas.

Departamental da SAF
Nossa reunião será na próxima sexta-feira na casa da nossa irmã Elen Bouzan. A reunião será às 19:30 horas. Participe com alegria!

Ventiladores no Departamento de Educação Cristã
Graças a Deus todas as nossas salas de Educação Cristã ganharam ventiladores novos. Louvamos a Deus pelas boas condições de estudo bíblico de nossa escola dominical.

Junta Diaconal
Todos os diáconos estão convocados para uma reunião especial, após a Escola Dominical, na casa do nosso irmão Dc. Luís.

9ª Conferência Missionária
Vem aí nossa 9ª Conferência Missionária, nos dias 13 e 14 de Abril. Este ano contaremos com a presença do irmão Rev. Marco Antônio, de Belo Horizonte. Nosso irmão já serviu ao Senhor como missionário na Índia e prepara-se para dar prosseguimento à sua obra. Oremos por ele e por seu ministério.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA
17/03 Andréa Brito Marques Central 3831-2304  
18/03 Gabriella C. Vieira Araújo Central 3832-3640  
19/03 José Humberto Coelho Filadélfia 3831-5891  
19/03 Wellington Humberto Coelho Filadélfia 3831-5891  
19/03 Gláucia Carvalho Pereira Central  
19/03 Elba Silva Alves Central 3832-2243  
19/03 Carollina Bouzan Gonçalves Filadélfia  
20/03 Henrique Alves de Souza Central 3831-8629  
21/03 Eliana A.Borges Alves Central -  
22/03 Neide Elizabete F. A.Rodrigues Central 3831-4538  
22/03 Tânia Beatriz Lucas Central 3831-4046  
23/03 Junia Jacinta da S. Oliveira Filadélfia



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Rev. Cleverson Gilvan
Texto. Jó 38.4
Da série: As Perguntas de Deus

A história de Jó é uma fonte inesgotável de recursos espirituais para vida cristã. A partir do sofrimento de um servo temente a Deus, aprendemos como descansar na soberania de Deus e na Sua santa providência. Cremos, então, que Deus sempre está no controle de todas as coisas e nessa verdade podemos descansar.
No estudo desta semana consideraremos três aspectos ensinados a Jó, por Deus, quando ele lhe fez a seguinte pergunta: Jó 38:4 “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.”.

1) Quando Deus perguntou a Jó onde ele estava quando Ele lançava os fundamentos da terra, Deus mostrava a Jó como o Seu conhecimento era inigualável. Você acredita que já entendeu todos os propósitos de Deus para a sua vida? Como você acha que devemos viver diante das dúvidas que atentam contra a nossa fé?

2) Era importante que Jó compreendesse também que não existe nenhum justo. Portanto, o seu sofrimento não era sem motivo. Deus estava promovendo o amadurecimento espiritual de Jó. Você crê que Deus pode promover o nosso amadurecimento no meio de nossas enfermidades? Então você diria que as enfermidades podem ser uma benção de Deus?

3) O último ensino da pergunta diz respeito ao juízo insondável de Deus. Por insondável estamos dizendo que muitas vezes não seremos capazes de entender o que Deus está fazendo. Você já se viu em algum momento da vida onde não conseguiu entender porque determinadas coisas estavam acontecendo contigo? Como você resolveu esta questão diante de Deus?

4) O que Jó disse para Deus em Jó 42.5? Que lição este verso trás para a sua vida?



sexta-feira, 8 de março de 2013

Boletim Informativo, 10 de março de 2013


MULHERES MARCANTES

Rev. Cleverson Gilvan

Não é segredo para ninguém que as mulheres sempre foram um instrumento valoroso no Reino de Deus. A própria Escritura é repleta de citações e referências a mulheres que nos ensinaram sobre piedade, consagração e serviço.
Contudo muitas mulheres são como construtores de grandes catedrais, ou seja, somos capazes de admirar suas obras sem conhecer os seus nomes.
Na tentativa de romper o silêncio e quebra esse anonimato e, motivado ainda pela celebração do Dia Internacional da Mulher, publicamos aqui um breve relato sobre a vida de Katharina von Bora, esposa do Reformador Martinho Lutero, conforme resumo publicado no site - http://bereianos.blogspot.com.br/2011/10/as-mulheres-na-reforma-protestante.html#.UTlJC9aG2So.
Catarina (Katharina) von Bora (Lippendorf, 29 de janeiro de 1499 – † Torgau, 20 de dezembro de 1552) foi uma freira católica cisterciense alemã. Em 13 de Junho de 1525, casou-se com Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante.
Catarina abriu as portas da sua casa pra que monges, freiras, padres que escancaravam seus corações pra verdade de Deus e se tornavam adeptos da Reforma se refugiassem, mesmo sabendo que estavam entrando num tempo de perseguição e isso pudesse resultar numa invasão ao seu lar. Existiram vezes, que 25 pessoas moravam em sua casa, sem contar ela, Lutero, as crianças e os 11 órfão de quem cuidavam!
Lutero nunca se negava a ajudar um necessitado. Sempre oferecia dinheiro a quem precisava e logo logo, acabou com as lindas porcelanas que Catarina ganhou de presente de casamento, vendendo para conseguir dinheiro e abençoar aqueles que lutavam pela causa da graça de Cristo!
Katy cuidou de Hans Lutero, seu primeiro filho, ao mesmo tempo em que seu esposo passava por uma terrível depressão. Ela se sentava ao seu lado e lia a Bíblia pra ele edificando seu coração. Conciliou as tarefas da casa, de hospedagem, mãe, esposa com a árdua tarefa de ajudar Lutero na tradução das escrituras para o alemão. Ouvia os desabafos de Martinho e sabia que cada vez que ele saia para pregar podia não o ver voltar, pois quanto mais pregava, mais inimigos Lutero ganhava. Expandir o Reino e as verdades bíblicas significava para Catarina poder ficar viúva. Mas ela sempre o encorajava: “Deus cuidará de nós. Não tema! Pregue!”.
Ela realmente é admirável. Sua postura permitia Lutero pregar livremente e arriscar sua vida pela Verdade!
“Catarina não escreveu nenhum livro nem pregou nenhum sermão, mas sua inestimável ajuda possibilitou que o marido fizesse isso. Ela foi um grande apoio pra ele.” Como Lutero mesmo disse a um amigo: “Minha querida Katy me mantém jovem e em boa forma também (risos). Sem ela eu ficaria totalmente perdido. Ela aceita bem minhas viagens e, quando volto, está sempre me esperando. Cuida de mim nas depressões. Suporta meus acessos de cólera. Ela me ajuda em meu trabalho e, acima de tudo ama a Jesus. Depois de Jesus, ela é o melhor presente que Deus em deu em toda a vida... Se um dia escreverem a história da Reforma da Igreja espero que o nome dela apareça junto ao meu e oro por isso”.
Tudo que Catarina Lutero falou ao ouvir isso foi: “Tudo que tenho sido é esposa e mãe e acho que uma das mais felizes de toda a Alemanha!”. Lutero chamava sua esposa de "estrela da manhã de Wittinberg". Katie viveu por mais seis anos após a morte do esposo em 1546.


Avisos

Dia Internacional da Mulher
Que Deus abençoe especialmente as mulheres cristãs comprometidas com o Reino de Deus. A Igreja Presbiteriana de Patrocínio saúda à todas as mulheres pela celebração do Dia Internacional da Mulher celebrado no último dia 08 de março.

Reunião de Oração – Projeto Ana
Nesta semana a reunião de oração será dirigida pela SAF da nossa Igreja. O projeto Ana é uma iniciativa das mães da SAF que intercedem pelos seus filhos. Teremos uma excelente oportunidade de orarmos por nossas famílias.

Conferência Missionária
Neste ano nossa Conferência Missionária será realizada nos dias 13 e 14 de Abril com a presença do Rev. Marco Antônio, de Belo Horizonte. Nosso irmão teve a oportunidade de servir na Índia como missionário e, atualmente, se prepara para retornar àquele país. Ore por este dia e pela vida do nosso Conferencista.

Encontro de Casais
Nosso ministério de famílias está preparando um Encontro de Casais especial para o mês de maio. Em breve mais informações!

Palestra sobre a Vida Financeira da Família
No próximo sábado teremos uma palestra especial sobre a Vida Financeira da Família. O evento é uma iniciativa do Ministério de Família e contará com a preciosa participação do Rev. Gilson Altino da Fonseca. A palestra do dia 16 de março começará às 19:30 horas e é aberta a toda igreja.

Ceia do Senhor na Congregação Filadélfia
Hoje, por ocasião da Escola Dominical, o Rev. Salvador ministrará a Ceia na Congregação Filadélfia.

PLENÁRIA DA SAF
Nossa reunião plenária será no quarto domingo deste mês (24\03). Agende esta data!

Programação Especial de Páscoa – Central e Congregações
Este ano teremos uma programação abençoada na celebração da Páscoa. Mais uma vez teremos a oportunidade de reunirmos toda igreja numa grande celebração. No dia 31 de março teremos um culto especial às 07 horas da manhã com a participação de um grande coral (Central, IBEL, Serra Negra e Vila Constantino). Em seguida teremos um delicioso café comunitário para toda igreja e, logo após, a nossa Escola Dominical. Você não pode perder!

Aniversariantes da Semana


10/03 Maria Terezinha Ribeiro Central 3831-3007  
11/03 Ricardo Morais Oliveira Central 3831-2951  
12/03 Luci Vieira Amaral Santos Filadélfia 9134-3181  
12/03 Maria Emília M.O.A.Caetano Central  
12/03 Douglas Ferreira Eller Santos Central 3831-1784  
12/03 Valéria D. Brito Marques Central 3831-2304  
13/03 Lucilene Maria Lourenço Central 8816-6374  
13/03 Izabela Cristina Borges Central 3832-4220  
14/03 Thaís Rodrigues da Silva Alto da Estação 8819-1861  
15/03 Wesley Vieira Fonseca Central 3831-1176  
15/03 Rovilson José de Souza Alto da Estação 3831-3684  
15/03 Thiago Jr. Silva Central 8817-4631  
15/03 Adriana Ávila dos Reis Borges Central 3831-1371  
15/03 Thiago Junior Silva Central  
16/03 Natanael Rodrigues Central 9952-4091  
16/03 Ileni Souza Filadélfia -





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no Estudo Bíblico da Igreja Central pelo Rev. Cleverson Gilvan
Da série: As Perguntas de Deus

Texto: Josué 1.9

Josué foi o líder escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança de Israel conduzindo o povo até a Terra Prometida.
Ele enfrentou um grande desafio mas não fez isso sozinho porque o Senhor era com ele. A este homem Deus fez uma pergunta extremamente desafiadora: Não to mandei ei?
De algum modo, considerando que todos somos chamados para servir a Deus, esta pergunta pode ser aplicada a nós em diversas situações. Por isso, no estudo desta semana consideraremos a maneira como temos encarado os desafios que o serviço cristão traz para cada um de nós. Pense no modo como você tem encarado o ministério que Deus tem de dado.

1) Quando Deus diz que mandou Josué, ele nos prepara para entender que todos nós temos um comissionamento, ou seja, uma missão que Deus quer que cumpramos. O que você crê que Deus espera de você este ano? Qual a missão que ele tem para a sua vida?

2) Deus tem o direito de dispor a nossa vida como bem entender. Afinal de contas, ele adquiriu esse direito tanto por ser o nosso Criador quanto por ser o nosso Redentor. Você aceitaria, hoje, qualquer desafio que Deus te desse?

3) Em termos gerais qual a missão que Deus tem para todos nós? Leia Mc. 16.15

4) Para Josué Deus disse que estaria com ele. Certamente a presença do Senhor o fortaleceria no desempenho da sua missão. De que forma você tem percebido a presença de Deus te ajudando na sua vida e na sua missão como servo de Deus?




sexta-feira, 1 de março de 2013

Boletim Informativo, 03 março de 2013.


O Fenômeno do Arrepio

Rev. Ageu Magalhães
Diretor do Seminário Rev. José Manoel da Conceição em SP

            Nestes dias em que o mundo valoriza mais os sentidos do que a razão e em que a Igreja Evangélica aprecia mais as emoções do que o conhecimento, tenho observado um comportamento bastante comum nas igrejas, ao qual dei o nome de "fenômeno do arrepio".
            A situação é a seguinte: A pessoa passa a semana inteira longe dos caminhos do Senhor, seja por negligência ou por vida de evidente pecado. No domingo vai à Igreja e, no período de cânticos (erroneamente chamado "período de louvor", porque louvor deve ser encontrado em todo o período de culto) ela se emociona e sente um arrepio. Pronto. "Tive uma experiência com Deus", "Eu senti Deus me tocar", "o louvor foi uma bênção", conclui. Volta à sua semana de negligência e pecados, mas com a consciência anestesiada, pois a experiência do domingo mostrou que Deus está com ela.
            Isso tem acontecido. Não é difícil ver pessoas levantando as mãos nos cultos, chorando, se emocionando e, não raro, perceber que algumas destas não têm vida com Deus. Estão ali apenas em uma catarse espiritual. Deus não se agrada disto. Ele mostra em sua Palavra que o culto não é um momento à parte de nossa vida, mas que tem total ligação com ela. Jesus ensinou no Sermão do Monte: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta." (Mt 5.23,24). O que fazemos durante a semana tem total ligação com o culto comunitário. Este é o ápice, o momento alto de nossa adoração. E, se é o ápice, significa que a adoração não começa no domingo, mas ela vem de uma semana inteira de adoração, através de nossa obediência aos caminhos do Senhor. Romanos 12. 1: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Este apresentar é contínuo. Indica o nosso viver diário.
            Por meio do profeta Isaías Deus condenou o comportamento do povo que passava a semana pecando e depois ia se apresentar diante dEle, como se nada houvesse acontecido. Veja:
            "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? —diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas." (Is 1.11-17)
            Voltando ao arrepio, Deus quer de nós mais que isso, quer obediência. Se emoção fosse sinal de aprovação de Deus, grande parte da população estaria no seu momento mais santo quando vê a bandeira nacional sendo hasteada ao som do Hino Nacional. Deus quer nosso coração. Deus quer submissão à sua vontade. Deus quer obediência.
            Temos a aprovação de Deus quando a nossa vida exala o bom perfume de Cristo (2Co 2.15); quando Deus olha para nós e, à semelhança de seu Filho, se compraz (Mt 3.17); quando olha para a sociedade e nos distingue como piedosos (Sl 4.3). Busquemos isto.



Avisos

Reunião de Oração
Salmos 66:20 “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.”. Venha participar conosco dos nossos momentos de oração comunitária. Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas, aqui na Igreja Central. Esta semana a reunião será dirigida pela SAF em comemoração ao Dia de Oração das SAFs do Brasil.

Páscoa
Vem ai a nossa programação especial sobre a Páscoa. Teremos um culto especial no dia 24 de março, às 07:00 horas, seguido do nosso tradicional café comunitário. Lembramos que nesse dia todas as congregações participarão em conjunto, pela manhã, dos trabalhos na Igreja Central.

VIDA FINANCEIRA DA FAMÍLIA
O Ministério de Famílias de nossa igreja está promovendo um encontro especial para as famílias no dia 16 de março, às 19:30 horas, para tratarmos do seguinte tema: A Vida Financeira da Família. O preletor será o Rev. Gilson Altino da Fonseca. Todos são nossos convidados!

Estudo Bíblico
Estamos estudando sobre “As Perguntas de Deus”. Nossos estudos tem sido uma excelente oportunidade de reflexão na Palavra de Deus. Participe conosco de nossos estudos semanais. Nos reunimos toda quinta-feira às 19:30 horas.

Ceia do Senhor na Congregação do Alto da Estação
Nosso pastor, Rev. Cleverson, está ministrando a Ceia do Senhor na Congregação do Alto da Estação no horário da Escola Dominical. Durante o culto noturno ele pregará em nossa igreja.

Ceia do Senhor na Central
Hoje também celebraremos a Ceia do Senhor no culto noturno. Este é um momento especial na vida da igreja. Participe!

Conferência Missionária 2013
Este ano nossa Conferência Missionária será nos dias 13 e 14 de abril. Este ano contaremos com a presença do Rev. Marco Antônio, de Belo Horizonte. Nosso irmão serviu ao Senhor como missionário na Índia e, atualmente, prepara-se para voltar aquele país como missionário de nossa Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. Reserve esta data!

Ceia da 3ª Idade
Nosso culto de celebração da Ceia para a 3ª Idade será no dia 16 de março, às 14:30 horas, no salão social da igreja.

Chaves Salão térreo
Irmãos, já faz uns dias que o molho de chaves do salão térreo desapareceu e com esse calor não temos como abrir as janelas. Você viu? Está com você? Por gentileza devolva-nos o mais rápido possível, ou teremos que comprar outros cadeados para a janela.


Escala Junta Diaconal

Alta Estação
Manancial
Filadélfia
Central





Hoje
Emerson
Carlos
Mardoqueu, José Humberto
Rúbens, Francisco, Luiz, Júlio,
Josué, Jônatas, Daniel, André
10/03/2013
André
José Humberto
Jônatas, Mardoqueu
Josué, Carlos, Emerson, Daniel,
Rúbens, Francisco, Luiz, Júlio


Escala de recepção – Central
Hoje - Kátia e Tadeu



Aniversariantes da Semana
03/03
Moacir Fernandes de Oliveira
Filadélfia
3831-7686
03/03
José Antonio Castilho
Central
3831-4816
03/03
Raquel Antunes
Filadélfia
-
03/03
Maria Aparecida da Silva
Central

05/03
Alda Ribeiro Vasconelos
Central
3831-4303
06/03
Daniele Venceslau da Silva
Alto da Estação
3832-1630
06/03
Maria Helena Silva Rosa
Alto da Estação
3831-1952
06/03
Enilda F. Silva
Filadélfia
3831-8979
07/03
Patrícia M. Fernandes Silva
Central
3831-1890
07/03
Felipe Costa Vicente
Filadélfia

08/03
Francisca Moreira Barbosa
Central
3831-1572
08/03
Rafael dos Reis Matos
Filadélfia
8855-4119
08/03
Maria Aparecida Pereira
Filadélfia

09/03
Avany Maria Ramos
Central
3831-1531
09/03
Priscila Rosa Ribeiro de Castro
Central
3831-2782




Escala presbíteros – Cong. Manancial
Mês de março – Pb. Clésio.
Mês de abril – Pb. Pedro



ORAÇÃO E REFLEXÃO parte 8

Evang. Lucio Antonio de Oliveira

Seguindo a mesma linha das reflexões anteriores, continuaremos a observar como o entendimento distorcido da oração pode causar sérios danos. Antes, acompanhando a metodologia dos demais artigos, vamos fazer uma pequena revisão, em um parágrafo, sobre o assunto tratado nas reflexões anteriores. Quem estiver acompanhando-as pode, se desejar, pular esse parágrafo próximo.
Aprendemos, em primeiro lugar, que oração é um tema suscetível ao escrutínio, à avaliação e crítica; e que na Palavra é que aprenderemos a forma e os conceitos corretos da oração. Logo observamos que não é pretensão alguma chamar para nós, ínfimos pontinhos no universo, a atenção de Deus, pois ele não se desgastaria nem um pouco ao prestar atenção em nós. Também lidamos com a acusação de pretensão voltada para o aspecto moral, onde Deus é absolutamente santo, e nós, terríveis pecadores; e a resolução foi que, não fosse por Cristo, realmente seríamos fulminados ante a presença do Santo Deus, e que, portanto, somente por Cristo podemos chegar-nos a Deus. Também estudamos sobre as formas alternativas de Deus atender nossos pedidos (o exemplo de Mônica, mãe de Agostinho). Refutamos outro obstáculo à oração que algumas pessoas levantam quando elas tentam desencorajar sua prática observando a soberania divina e colocando-a como inibidora deste meio de graça. Falamos também sobre a oração e nossos anseios, e como a soberania de Deus, neste quesito também, não nos inibe de orar. Por fim, observamos que Werther, personagem de J. W. Goethe, orou, mas não foi atendido, e, claro, tal se deu pelo simples fato de que ele não foi a Deus através de Cristo. Dessa vez temos um exemplo semelhante.
Richard Dawkins, o guru ateu da atualidade, em seu ridículo livro ‘Deus, um delírio’ (já refutado de capa a capa por teólogos, filósofos e pensadores teístas, em sua maioria cristãos), no subtítulo ‘O grande experimento da prece’, do capítulo 2, fala sobre a prova da ineficácia da oração e, claro, chama a atenção para isso como uma prova de seu ateísmo, ou, no mínimo, um descrédito para Deus. O físico Russell Stannard patrocinou um experimento para verificar ‘cientificamente’ tal eficácia. Veja como foi:
“Experimentos como esse, se feitos de forma adequada, têm de ser duplos-cegos, e esse padrão foi estritamente observado. Os pacientes foram divididos, de forma estritamente aleatória, em um grupo experimental (que recebeu preces) e um grupo controle (que não recebeu preces). Nem os pacientes, nem os médicos ou enfermeiros, nem os autores do experimento podiam saber  quais pacientes estavam recebendo orações e quais eram do grupo controle. Aqueles que faziam as preces experimentais tinham de saber o nome dos indivíduos por quem estavam rezando — do contrário, como saber se estavam rezando por eles, e não por outras pessoas? Mas tomou-se o cuidado de contar aos que faziam as preces apenas o primeiro nome da pessoa e a primeira letra do  sobrenome. Aparentemente, isso seria suficiente para fazer com  que Deus escolhesse  o leito certo no hospital. A simples idéia de realizar tais experimentos está aberta a  uma boa [...]... a equipe de pesquisadores foi em frente, gastando 2,4 milhões de dólares da Tem-pleton sob a liderança do dr. Herbert Benson, cardiologista do Mind/Body Medicai Institute, que fica perto de Boston. O dr. Benson havia sido citado antes, num material de divulgação da  Templeton, como alguém que "acredita que estão se acumulando as evidências da eficácia das preces intercessórias no cenário  médico". O que garantia, portanto, que a pesquisa estava em boas  mãos e que não seria sabotada por vibrações célicas. O dr. Benson e sua equipe monitoraram 1802 pacientes em seis hospitais;  todos haviam sido submetidos a cirurgias de ponte de safena e/ou mamaria. Os pacientes foram divididos em três grupos.  O grupo l recebeu preces, mas não sabia disso. O grupo 2 (o grupo  controle) não recebeu preces e não sabia disso. O grupo 3 recebeu preces e sabia que estava recebendo. A comparação entre os  grupos l e 2 testa a eficácia das preces intercessórias. O grupo 3 testa os possíveis efeitos psicossomáticos de saber que se está sendo alvo de preces. As preces foram feitas pelas congregações de três igrejas,  uma em Minnesota, uma em Massachusetts e uma no Missouri,  todas distantes dos três hospitais. Os autores das preces, como já foi explicado, receberam apenas o primeiro nome e a primeira letra do sobrenome de cada paciente por quem deveriam rezar. Faz parte da boa prática experimental padronizar as coisas ao máximo, e a todos eles foi dito, portanto, que incluíssem em suas orações a frase "por uma cirurgia bem-sucedida com uma recuperação rápida, saudável e sem complicações". Os resultados, publicados no American Heart Journal de abril de 2006, foram bem definidos. Não houve diferença entre os pacientes que foram alvo de preces e os que não foram. Que  surpresa. Houve diferença entre aqueles que  sabiam  que estavam  recebendo preces e aqueles que não sabiam se estavam ou não  estavam; mas ela foi para a direção errada. Aqueles que sabiam  ser beneficiários de preces sofreram um número significativamente maior de complicações do que aqueles que não sabiam. Estaria Deus contra-atacando, para mostrar sua desaprovação pela estranha empreitada? Parece mais provável que os pacientes que sabiam que estavam sendo alvo de preces tenham sofrido um  estresse adicional em  consequência disso: "ansiedade de desempenho", nas palavras dos autores da experiência.” (p. 75-76 do e-book).
Qual é o problema desse experimento? Ele prova que a oração é algo ineficaz? Prova que Deus não age? É claro que não! Este experimento é completamente vexatório. Faltou a Dawkins, que, colocando-o, coaduna com o método, e aos idealizadores, conhecimentos teológicos básicos. Se tivessem lido nossas reflexões anteriores teriam mudado de idéia. Olhem para as reflexões anteriores e acompanhem nossas breves críticas.
Primeiramente, o experimento presume que todos os crentes que estavam orando eram ouvidos por Deus. Notamos nas reflexões anteriores (cf. parte 3 e 7, e.g.) que Deus só ouve aos que vão a ele por meio de Cristo, e esses são somente os que entregaram sua vida a Jesus, reconhecendo-o como Senhor (portanto, obedecendo-lhe) e salvador (o substituto na Cruz para que não precisasse perecer eternamente)*¹.
E, por fim, o erro mais gritante do experimento foi presumir que Deus se conformaria a nossas orações e petições. Na reflexão parte 4, mostramos que Deus pode atender-nos de forma que não planejamos. Na reflexão parte 6 aprendemos que devemos apresentar nossos desejos diante de Deus, mas é ele quem decide o que vai acontecer, e não fica constrangido a fazer qualquer coisa por conta do número de petições. E, antes que alguém, com isso, julgue a oração inútil, escrevemos a reflexão parte 5.
Que Deus nos livre de tamanha ignorância!
BIBLIOGRAFIA
DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. Tradução de Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007
_________________________________________________________________
*¹ O programa ‘caçadores de mitos’ (myth buster, em inglês) fizeram um episódio sobre a existência de Deus, e caem neste mesmo erro. Oram, não são atendidos, e concluem que Deus não existe.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado no Estudo Bíblico da Igreja Central – As Perguntas de Deus – MoisésRev. Cleverson Gilvan

Texto. Ex. 4.1-17

            Todos nós temos grandes desafios durante a nossa vida.
            Esses desafios podem estar relacionados com a família (criação de filhos e casamento), com a igreja (ministério e serviço) e com a sociedade (testemunho e trabalho), além de outras áreas.
            É evidente que cada área está, de algum modo, relacionada a Deus. A maneira como vivemos em família, igreja ou sociedade tem a ver com a nossa vida espiritual.
            No estudo desta semana meditaremos sobre a maneira como Deus ensinou a Moisés a lidar com as suas limitações.
            Lembre-se que esse mesmo Deus trabalha em sua vida e quer usar você como um instrumento vivo em suas mãos.

1) Quando Moisés revelou suas dúvidas quanto ao êxito de sua missão, qual foi a pergunta que Deus lhe fez? Ex. 4.2. O que você acha que Deus estava querendo dizer com isso?

2) Deus usou o que Moisés tinha em suas mãos para revelar o Seu poder. Ele nos usa, dentro de nossas condições e capacidades, podendo realizar coisas extraordinárias. Você acredita que tem tudo o que precisa para vencer suas dificuldades?

3) Diante da insegurança de Moisés qual foi o segundo sinal que Deus lhe mostrou do seu poder? Você já viu algum sinal do poder de Deus?

4) Quando Deus disse à Moisés - Êxodo 4:11  “... Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?”. Ele estava encorajando Moisés a confiar nEle. Em algum momento você achou difícil acreditar em Deus?