O
Vale de Baca
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti
(…) o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre
a primeira chuva (Sl 84:4-6).
Nos tempos do Velho
Testamento os israelitas piedosos faziam peregrinações regulares a Sião
(Jerusalém), para adorar a Deus no templo e celebrar festas religiosas. Esta
era a alegria maior da sua vida. Eles amavam os tabernáculos de Deus,
suspiravam pelos átrios do Senhor, exultavam pelo Deus vivo! (Sl 84:1-4)
Aquelas peregrinações eram muito difíceis em certos trechos, mas eles as
enfrentavam com alegria; renovavam suas forças antegozando o momento em que
apareceriam diante de Deus em Sião (v.7).
O
trecho mais difícil da viagem, incontornável para a maioria deles, era o Vale de Baca (versão Revista e
Corrigida), também chamado Vale das Lamentações (Septuaginta), Vale de Lágrimas (Vulgata Latina), Vale das Balsameiras(Bíblia de Jerusalém),
e Vale Árido (Versão Revista e
Atualizada). Baca é uma palavra hebraica
que significa choro, lágrima. As balsameiras são
plantas que destilam, gotejam ou choram o bálsamo, uma resina de odor tão
agradável que a palavra bálsamo veio a significar,
figuradamente, “alívio”, “conforto”, “lenitivo”.
As
peregrinações de Israel são um tipo ou símbolo da peregrinação dos cristãos
neste mundo. Jesus disse aos seus discípulos: Vós não sois do mundo (Jo 15:19). Paulo
escreveu aos filipenses: A nossa pátria está nos céus
(…) (Fl 3:20) Pedro
dirigiu suas epístolas …aos eleitos (…) peregrinos e
forasteiros (…) (I Pe 1:1; 2:11) Os
israelitas faziam suas peregrinações a Jerusalém a fim de adorar a Deus no
templo; nós, os cristãos, estamos a caminho da chamada Jerusalém Celestial,
onde iremos adorar e servir ao Deus Trino, em tabernáculos eternos.
Peregrinando
aqui, temos passado, sim, por lugares de indizível beleza; o Bom Pastor, Jesus,
mediante o Espírito Santo nos tem conduzido por pastos verdejantes, e nos tem levado para junto das águas de
descanso (Sl 23:1,2); anjos têm vindo do céu à
terra somente para nos proteger (Sl 34.7); temos vivido experiências
agradabilíssimas. Entretanto, alguns trechos do caminho têm sido assaz
difíceis. Não temos podido evitar o Vale de Baca, ou Vale de Lágrimas. Gostaríamos que o
Salmo Pastoril (Sl 23) falasse somente de pastos verdejantes, águas
tranqüilas e mesas postas, e não mencionasse o vale da sombra e da morte (v.4). Mas a
referência está ali, e nada se pode fazer…
Se
você, caro leitor, está passando pelo Vale de Baca, quero lembrar-lhe
que seu equivalente físico na Palestina recebeu este nome não porque era árido,
difícil, sofrido, mas em razão das plantas que ali cresciam e “choravam”
bálsamo. Este vale recende a bálsamo!
O Vale de Baca é muito frequentado.
Os
israelitas de quase toda a Palestina tinham que passar por ele, quando a
caminho de Jerusalém. A topografia os obrigava a isso. Na experiência cristã
não é diferente. Alguns são levados, como que por via aérea, do berço à glória
da Jerusalém Celestial, e escapam do Vale de Lágrimas; mas todos os outros
têm que passar por ele. Parece que Moisés o atravessou repetidas vezes. Idoso,
sofrido e enfadado, ele orou: Volta-te, Senhor! Até quando?
Tem compaixão dos teus servos (…) Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens
afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade (Sl 90:13,14).
Muitas são as adversidades
que nos afligem e nos fazem chorar no transcurso da nossa peregrinação terrena:
desapontamentos, desastres, calamidades, perdas, escassez, perseguições,
calúnias, ingratidão, enfermidades, morte. De um modo ou de outro, cedo
ou tarde, com maior ou menor freqüência, todos passamos pelo vale.
O Vale de Baca é muito indesejável.
O Vale
de Baca é árido: não tem rios de alegria; os poços, cavados por alguns dos
peregrinos que nos antecederam, ou por nós mesmos, são muitas vezes cisternas rotas que não retêm
as águas (Jr 2:13).
o
É
pedregoso: os peregrinos conseguem remover as pedras menores, não as grandes; a
caminhada é muito sofrida; muitos tropeçam e caem.
o
É
escuro: as trilhas serpenteiam entre rochas de angústia e montanhas de pecado;
o Sol da Justiça se esconde atrás destas, e o vale se torna assustador e
sombrio.
o
É
extenso: os peregrinos sabem que Sião está à frente, mas não podem vê-la; a
caminhada parece não ter fim. Muitos ficam desencorajados.
o
É
infestado: há espíritos maus neste vale. Eles tentam; fazem insinuações
malditas e sugestões blasfemas: armam ciladas, lançam os dardos inflamados do maligno (Ef 6:11,16).
O Vale de Baca é muito proveitoso.
Torna-nos
mais fortes, mais humildes, mais dependentes de Deus, enfim, mais crentes. A
companhia e as necessidades dos outros peregrinos nos ensinam a pensar mais
neles, e a … levar as cargas uns dos
outros (Gl 6:2).
O
autor do Salmo 119 aprendeu muito no Vale de Baca, razão por que orou: Antes de ser afligido andava
errado, mas agora guardo a tua Palavra (…) Foi-me bom ter eu passado pela
aflição, para que aprendesse os teus decretos(vs. 67,71). Paulo
passou por esse vale diversas vezes, e testemunhou: … aprendi a viver contente em
toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado;
de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura
como de fome, assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me
fortalece (Fp 4:11-13).
Com
base na própria experiência, o apóstolo escreveu: Todas as coisas contribuem para
o bem daqueles que amam a Deus (…) (Rm 8.28)
Que fazer no Vale De Baca?
O
texto diz: … passando pelo vale árido, faz
dele um manancial… Como? Cavando poços.
Os peregrinos orientais, quando passam por regiões áridas, sem água, cavam poços.
Conseguem assim água para si e para seus animais. Agiram da mesma maneira no
passado os patriarcas de Israel (Gn 26.18ss; Jo 4.12). Isso nos ensina
três coisas:
Há
conforto e escape na tribulação. Nossa tendência, quando passamos por uma
provação, é nos desesperar e desistir. Agar, a escrava egípcia de Sara, mulher
de Abraão, quando expulsa de casa com o filho Ismael, enfrentou uma tremenda
provação: andou errante pelo deserto de Berseba, até que lhe acabou a água do
odre. Que fez, então? … colocou ela o menino debaixo
de um dos arbustos, e afastando-se, foi sentar-se defronte, a distância (…)
porque dizia: Assim não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele,
levantou a voz e chorou. Deus, porém, lhe disse: Ergue-te (…) Abrindo-lhe Deus
os olhos, viu ela um poço de água (Gn 21.15-19). O poço
estava ali, a salvação a seu alcance, mas Agar, pessimista, desesperada,
incrédula, não o percebeu. Nos desertos e vales áridos da vida há sempre algum
poço cheio de conforto e salvação. Quando não, cabe-nos cavar um.
O
conforto e a saída podem custar esforço. Se o poço não está cavado, temos que
cavá-lo nós mesmos. E isso requer esforço intenso. No entanto vale a pena. É
melhor do que sentar para chorar e ficar esperando o imprevisível – talvez o
fim. Muito da miséria e derrota de tantos cristãos se deve à sua inércia. Se
quisermos saciar nossa sede de conforto, alegria e paz, e encontrar saída no Vale de Baca, temos que olhar à
volta e encontrar os poços que outros já cavaram; ou então cavar nós mesmos nossos
poços – na Palavra de Deus, na oração, na adoração, no aconselhamento
cristão.
O
conforto e a saída encontrados por um servirão a outros. Os poços abertos pelos
peregrinos de hoje serão úteis aos peregrinos de amanhã. Os samaritanos e o
próprio Jesus se serviram da fonte de Jacó (Jo 4.6,12). No
sentido figurado que estamos considerando, os Salmos são fontes de conforto que
Davi e outros cavaram quando estiveram no Vale de Baca.
O
conhecido livro Mananciais no Deserto contém o testemunho de
muitos que beberam dessas fontes tão antigas, e por sua vez cavaram outros
poços. Estas são as fontes, e estes são os poços que Deus nos aponta quando não
temos forças para cavar e, como Agar, simplesmente nos assentamos para chorar e
esperar o fim. Às vezes é preciso desentulhar os poços entulhados por inimigos,
por maus intérpretes e por maus conselheiros (Gn 26.15,18); outras vezes é
necessário cavar poços novos (Gn 26.22).
Cavado o poço, espere pela chuva
Nosso
texto diz ainda: … de bênção o cobre a primeira
chuva (Salmos, 84:6). Isso
estabelece uma distinção muito importante para todas estas considerações: os
poços que cavamos no Vale de Baca geralmente são do tipo
reservatório. Nós os cavamos, mas eles só se encherão quando Deus fizer chover.
Tais poços não se enchem de baixo para cima, mas de cima para baixo. Nós
fazemos nossa parte; Deus faz a dele. Cavar poços, abrir reservatórios, é um
meio, não um fim. A bênção não está no meio, no reservatório, mas no Deus dos
meios que enche o reservatório com seu conforto, sua paz, sua alegria, sua
salvação, seu poder e sua presença. Eis que Deus é a minha
salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu
cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das
fontes da salvação (Is12:2,3).
Deus e
Cristo estão conosco no Vale de Baca. Por isso ele recende
a bálsamo! Há poços cheios ali. Ele certamente nos permitirá descobri-los. Se
assim não for, nos ajudará a cavar nossos próprios poços, e prontamente os
encherá de bênçãos.
Atenção Lideres de Grupos Familiares
Hoje,
logo após a Escola Dominical teremos uma reunião com o Rev.Cleverson.
Ceia na Cong. Alto da Estação
Rev.Cleverson
esta ministrando a Ceia do Senhor na Cong. Alto da Estação hoje no período da
Escola Dominical.
Celebração da Ceia do Senhor
Hoje
à noite participaremos da Mesa do Senhor. Este é um momento precioso e de
grande importância espiritual para a vida da igreja. Venha celebrar conosco a
obra de Cristo por nossas vidas.
Coral
Hoje
as 18:30h iniciaremos os nossos ensaios nos preparando para cantar no Culto
Noturno.
Culto de Formatura
Próxima
terça-feira (05/02), as 19:30h teremos o culto de formatura do IESP. Você e sua
família são nossos convidados.
Reunião do Conselho Missionário
A
Reunião do conselho Missionário será na próxima terça-feira (05/02) após o
Culto de Formatura.
Reunião do Conselho
Na
próxima quinta-feira (07/02) após o Estudo Bíblico o Conselho terá sua reunião.
Culto de Bebê
A
SAF da Igreja Central está promovendo o primeiro culto de bebê (Lívia) na casa
dos nossos irmãos Marcus Vinicius e Ana no dia 08 de fevereiro (sexta-feira) as
19:30h. O endereço é rua Cassimiro Santo, 790 – centro. Toda igreja está
convidada.
Celebração da Ceia para Terceira Idade
No
próximo sábado (09/02) as 14:30 os
nossos irmãos da Terceira Idade estão convidados a participar do Culto e
Celebração da Ceia.
Reunião de Oração - Cong. Manancial
Na próxima terça-feira (05/02) as 19:30h teremos a nossa Reunião de Oração na casa da nossa irmã Maria Gonçalves.
Acampamento de Verão 2013
Tema:
UM DIA A MAIS
Responsável
pelo Acampamento: IPB Morada Nova
Inscrição:
Marco Túlio (Central)
Data:
09 a 12 de fevereiro
Valor:
120,00
Local
do Acampamento: Pousada Girassóis (Represa Nova Ponte)
Participação:
Banda Tanlan (Banda Gaúcha)
Classe Catecúmenos
Em
breve estaremos iniciando um novo grupo para começar a Classe de Catecúmenos.
Se você tem interesse dê seu nome para o Pb.Natanael.
Aniversariantes da Semana
03/02
|
Francisco
Teixeira Filho
|
Central
|
3832-1384
|
05/02
|
Jandira
Wenceslau da Silva
|
Alto da
Estação
|
3832-1739
|
07/02
|
Edna
Maria de Jesus
|
Central
|
3832-4575
|
07/02
|
Janaina
dos Santos Reis
|
Central
|
3831-2501
|
08/02
|
Daniel
dos Reis Junior
|
Central
|
3831-2501
|
08/02
|
Eleuza
Ramos Duarte
|
Filadélfia
|
8832-8915
|
09/02
|
Levi
Faustino Alves
|
Central
|
3831-5524
|
09/02
|
Raquel
Rosa Pereira Araujo
|
Manancial
|
8837-9573
|
Escala presbíteros – Cong. Manancial
Mês
de fevereiro – Pb. Marcelo
ESTUDO DIRIGIDO PARA
GRUPOS FAMILIARES
Texto: Colossenses 4.2-6
Tema: Conselhos para uma
vida frutífera
Seguramente
todos nós queremos ter uma vida abençoada por Deus. Contudo, sabemos que tal
vida requer uma série de atitudes que precisam ser tomadas e como na jornada
espiritual não existem atalhos é bom que nos conscientizemos acerca das
providências que devemos tomar para termos uma vida frutífera.
Esta
semana meditaremos na epístola de Paulo aos Colossenses, mais particularmente
na sessão onde Paulo fala sobre a oração, sobre a Palavra e o testemunho.
Peça a Deus que esclareça o seu
coração para que sua vida seja cheia das bênçãos celestiais.
1)
Qual a primeira providência que devemos tomar, segundo o verso 2?
2)
Como você acredita que podemos desenvolver uma vida de oração melhor?
3)
No verso 4 Paulo pede oração pelo seu ministério de proclamação do evangelho.
Cremos que falar de Jesus também contribui para o nosso crescimento espiritual.
De que modo você tem procurado compartilhar a sua fé em Jesus?
4)
Como deve ser o testemunho cristão segundo os versos 5 e 6? O que mais chamou
sua atenção nestas recomendações? Por quê?
FORUM
ORAÇÃO E REFLEXÃO TEOLÓGICA parte
4
Evang.
Lucio de Oliveira
Na
primeira parte de nossa reflexão sobre a oração, explicamos que oração é um
assunto teológico, e, como tal, pode ser analisado e até mesmo corrigido. Na
segunda parte, analisamos e criticamos aqueles que dizem ser uma pretensão do
homem, em virtude de sua insignificância, falar com o Criador e esperar que ele
se importe com nossos pequenos problemas. Na terceira parte, criticamos outra
alegação de pretensão por parte do homem. Dessa vez, a pretensão dizia respeito
à repulsa da parte de Deus por conta de nossas máculas morais. Descobrimos que
seria, de fato, uma pretensão se Cristo mesmo não nos levasse até Deus. Desta
vez, refletiremos sobre a oração e os planos ocultos de Deus.
Acreditamos
que muitos dos irmãos tenham ouvido falar de Mônica, mãe de Agostinho. Ela foi,
segundo relatos na auto-biografia de Agostinho chamada ‘Confissões’, uma mulher
extremamente piedosa. Acompanhou a peregrinação filosófica e espiritual do
filho, até seu encontro com Cristo, com muitas lágrimas e orações. Viu-o afundar
em idéias cada vez mais estranhas e antagônicas ao cristianismo, e lamentava,
diante do Senhor, as blasfêmias proferidas pela boca de sua cria. Certa feita,
Agostinho intentara ir para Roma, para dar aula (parece que os alunos de lá
eram menos bagunceiros: “... mas o principal e quase único motivo de minha
determinação era saber que os jovens de Roma eram mais sossegados nas
classes...” Confissões, Livro V, Capítulo VIII), e sua mãe, claro, se opôs. Não
queria seu filho tão longe. Agostinho então dribla sua mãe, inventando uma
desculpa, e logo se vai. Com essa contextualização, poderemos interpretar os
trechos que mencionaremos a seguir: “Mas o verdadeiro motivo de eu sair de
Cartago e ir para Roma só tu, ó Deus, o sabias, sem manifestá-lo a mim nem à minha
mãe, que chorou amargamente minha partida, seguindo-me até o mar. [...]Mas,
naquela mesma noite parti às escondidas, deixando-a a orar e a chorar. E que te
pedia ela, meu Deus, com tantas lágrimas, senão que me impedisses de navegar? Mas
tu, de visão infinitamente mais ampla, entendendo o intuito de seu desejo, não
atendeste ao que ela então te pedia, para fazer em mim aquilo que sempre te
pedia [a conversão de Agostinho]. Soprou o vento, enfunou nossas
velas, e logo desvaneceu de nosso olhar a praia, onde de manhã cedo minha mãe,
louca de dor, enchia de queixas e de prantos teus ouvidos insensíveis. [...]
Ela, como todas as mães, e ainda mais que a maioria delas, desejava manter-me
junto de si, desconhecendo as grandes alegrias que lhe preparavas com minha
ausência.” (Confissões, Livro V, Capítulo VIII).
Observemos,
rapidamente, alguns pontos. Mônica sempre orara pela conversão de Agostinho.
Esse era seu maior desejo. Mônica agora, respirando a ameaça de ver seu filho
partir, clamava incessantemente e com veemência, para que Deus não deixasse
Agostinho velejar. Mas como ele mesmo coloca, Deus não atendeu ao que ela, sua
mãe, então pedia, para trazer-lhe, a Agostinho, o que ela mais
queria, sua conversão. Se Mônica pudesse ver isso, estaria completamente grata
pelo fato de Deus o estar levando para Roma.
Isso me
lembra a tão conhecida história de José [Quem quiser conhecer essa fantástica
história real, basta ler Gênesis 37; 39 – 47]. Para Jacó, ou Rúben, as coisas
parecem ter fugido do controle. Eles, porém, não sabiam como Deus havia
conduzido as coisas de modo que tudo acontecera da melhor forma possível! José
não só estava vivo, como estava muito bem, e foi o responsável, pela graça de
Deus, por haver alimento naqueles dias miseráveis.
O fato é
que, muitas coisas estão ocultas a nossos olhos. Certamente morreremos sem
saber de muito do que se passou, e, até mesmo sem entender muitos dos planos de
Deus. Temos, porém, ante nós, duas histórias reais, magníficas, que deveriam
nos ensinar a ficar mais tranqüilos e confiantes nos sapientíssimos planos da
divindade. Às vezes, quando Deus estiver fazendo exatamente o oposto, ou
estiver parecendo ‘insensível’ aos nossos clamores, ele pode estar ‘levando
nosso Agostinho à Roma para que lá ele se converta’, ou seja, ele pode estar,
na verdade, nos abençoando conforme o pedimos.
E isso
acontece com mais freqüência do que pensamos. Quem de nós nunca orou pedindo
para que Deus nos abençoasse, e nos fizesse muito felizes? Quem de nós nunca
orou pedindo as bênçãos do Senhor, de forma genérica, querendo, por isso, pedir
para que Deus nos prospere de forma geral? Bom, olhemos com mais atenção para
Romanos 8:28-29:
“Sabemos
que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que
são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu,
também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que
ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
Qual a
intenção de Deus aqui? Sua finalidade, seu objetivo final, é transformar-nos
segundo a imagem de Cristo. Ou seja, é santificar nossa alma de tal forma que
reflitamos a Cristo, como homem, de forma cabal, e isso é a verdadeira
felicidade. O pecado é a raiz de toda tristeza e mal. Eliminá-lo, ainda que não
consigamos perceber de imediato, é o melhor de todos os presentes, a melhor de
todas as bênçãos que Deus poderia nos dar.
Volte,
agora, seus olhos para Romanos 5:3-4:
“E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a
tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a
experiência, esperança”.
Aqui,
Paulo, inspirado divinamente, fala que Deus trás tribulações a nós para que
perseveremos e, o fazendo, tenhamos nosso caráter purificado, transformado,
burilado *¹. Portanto, muitas vezes, quando pedimos pra Deus nos abençoar, (e
devemos, de fato, pedir isto), podemos passar por muitas tribulações e
aflições, todas com o intuito de santificar nossa alma, para a nossa alegria, e
para a glória do Deus Triuno.
BIBLIOGRAFIA
Confissões
– Santo Agostinho
Léxico do
Novo Testamento Grego-Português – F. Wilbur Gingrich
______________________________________________________________________
*¹
Segundo o Textus Receptus, o termo traduzido pela edição Revista e Atualizada
como experiência é ‘dokimen’, que vem de dokimê, que significa, literalmente, “
‘a qualidade de ser aprovado,’ daí, caráter” (Léxico do Novo Testamento
Grego-Português – F. Wilbur Gingrich, p. 59).